segunda-feira, maio 16, 2011

Balanço do 1o ano de gestão

“Vento de maio, rainha de raio, estrela cadente (...); apenas pra não parar, nem voltar atrás...” *

 
Estamos em maio de 2011, momento em que inteiro o primeiro ano de minha gestão à frente da ABDC-Pa.

Apesar de oficialmente estar presidente da ABD há um ano, meu trabalho com a Associação começou em março de 2010, quando junto com o então vice-presidente Bruno Assis e os demais integrantes da diretoria eleita em novembro de 2009, organizamos e realizamos o aniversário de 30 anos da ABDeC-Pa, em 30 de março, data em que lançamos a I Mostra ABDeC-Pa, realizada em abril.

É preciso justificar que a atual gestão foi eleita em novembro de 2009, sendo a diretoria composta por:

Homero Flávio – Presidente
Lorenna Montenegro – Vice-Presidente
Bruno Assis – Diretor
Dani Franco – Assessora de Imprensa
Rogério Parreria – Produtor
José Amoras – Tesoureiro
Ana Carolina – Secretária
Afonso Gallindo e Januário Guedes – Conselho Fiscal

Entre a eleição em novembro de 2009 e o aniversário da ABDeC-Pa em março de 2010, alguns integrantes tiveram situações pessoais e profissionais que impediram sua atuação direta dentro das funções que ora ocupavam. Assim, em reunião aberta em maio de 2010, ao consultar as possibilidades estatutárias, a então diretoria optou por uma reformulação da diretoria eleita reorganizando o quadro da seguinte forma:

Conselho Fiscal:
Afonso Gallindo e Januário Guedes
Conselho Diretor:
Produção - Rogério Parreira;
Tesouraria - Laurenir Peniche;
Assessoria de Imprensa - Lorenna Montenegro;
Diretor - Homero Flávio;
Vice-presidente - Bruno Assis;
Presidente - Dani Franco

A diretoria foi apresentada oficialmente aos abdistas em junho, conforme consta em http://abdecpara.blogspot.com/2010/06/nova-diretoria-abdec-para.html. Com o novo desenho pretendia-se garantir a atuação da ABDeC-Pa dentro de suas principais funções, junto ao poder público e demais ações; além de estudar, adaptar e contribuir com as discussões encabeçadas pela ABDn.

Posso dizer que foi um ano basicamente de aprendizados, especialmente em relação às políticas nacionais em prol do coletivo, e que agora estamos trazendo para dentro da nossa casa, desenvolvendo outra forma de gestar a entidade.

Novo Modelo de Gestão
Este primeiro ano de gestão foi basicamente e prioritariamente conduzido e referendado por mim e pelo vice-presidente Bruno Assis. Dentro do nosso exame, concluímos que se fazia necessário uma aproximação não apenas dos cineastas já consolidados e suas produtoras, até então os principais afiliados à ABDeC-Pa, mas principalmente atingir a compreensão dos novos realizadores, e dos rumos do mercado e do fazer audiovisual em Belém e no interior.

O avanço dos cineclubes, impulsionados pelo projeto Cine Mais Cultura, mostrou também que se faz urgente uma nova safra de conteúdo para ser visto e isto nos levou a pensar um novo modelo de gestão.

Infelizmente, com a perda irreparável e repentina do Bruno (http://abdecpara.blogspot.com/2011/02/seus-sonhos-continuam-em-nos.html) em fevereiro deste ano, somente agora podemos apresentar este novo modelo, que foi pensado junto com ele, mas que agora agrega novos abdistas e já está sendo administrado nesta gestão.

Congregando todos os interessados em participar ativamente da gestão, a ABDeC-Pa agora cria 03 principais Grupos de Trabalho Permanente – GTPs – que vão conduzir as ações de forma integrada e participativa até a próxima eleição de diretoria. Com os GTPs é possível que novos e antigos realizadores tenham não apenas peso de voto em assembléias, mas possam opinar diretamente dento de cada ação e também entre elas.

Mantendo a atual presidente da ABDeC-Pa, Dani Franco, como principal gestora do GTP Políticas Públicas, que engloba formatação de projetos, debates sobre as leis atuais e diálogo com as esferas do poder público, o GTP conta com a participação de abdistas ligados a produtores independentes e realizadores.

Aliado a ele está o GTP Produção que tem a participação voluntária de universitários e jovens realizadores, para trabalhar diretamente na área administrativa da Associação e auxiliar na organização dos novos convênios.

Unindo os dois GTPs, está criado o GTP Redes Sociais, conduzido pelo jovem realizador e ator Ed Amanajás. Neste grupo as ações defendidas pela ABD entrarão em rede (internet) para debate público com os produtores e realizadores locais, além de aproximar os jovens apreciadores de cinema, especialmente o público de universidades e oficinas de audiovisual.

A criação dos GTPs nada mais é do que a extensão das demandas que seriam exclusivas da diretoria da ABDeC-Pa. A idéia de criação dos grupos vem num momento em que não é possível realizar uma nova eleição. Sua apresentação foi defendida e acatada no Seminário de Audiovisual realizado na sexta-feira, 13 de maio, no Cine Líbero Luxardo (Centur), onde estiveram presentes:

Indaiá Freire – produtora e jornalista;
Felipe Proença – produtor, representando o Amazônia Doc e Fundação Curro Velho;
Januário Guedes – realizador, representando a produtora Amazônia Imaginária;
Alexandre Silva – realizador independente;
Delson Cruz – representante do MinC-Regional Norte;
Freyre Andrade – produtor independente;
João Inácio – produtor e diretor;
Fátima Wanderley – produtora independente; e
Crispim Wandereley – produtor;

Esse modelo vem atender a necessidade de manter os atuais avanços da ABDeC-Pa, e garantir a formação de novos gestores para as futuras diretorias da entidade.

Fórum do Audiovisual da Amazônia Legal
2010 também foi o ano em que a ABD Pará se aproximou do movimento cineclubista, numa tentativa de minimizar as diferenças e construir um trabalho conjunto, que seria a realização do I Fórum do Audiovisual da Amazônia Legal.

Neste campo a ABDeC-Pa apoiou a fundação da Federação Paraense de Cineclubes – PARACINE e sua filiação junto ao CNC, num evento que contou com a presença da presidente da ABDeC-Pa, Dani Franco,  e de Afonso Gallindo ABDn/ABDeC-Pa.

Porém os avanços em relação ao FAAL não foram substanciais em nenhuma instância, seja acadêmica, empírica ou propositiva, tendo o modelo atual do Fórum tomado proporções nas quais a participação da ABDeC-Pa não pôde continuar.

Desta forma, também no seminário do dia 13 de maio, foi consenso que a ABDeC-Pa se retire da atual proposta de realização do FAAL. Ressaltando que a ABD continuará apoiando e referendando novos fóruns que vierem a ser realizados.

Resumo das principais ações da gestão atual
Além de conseguir organizar questões administrativas como resgate de seu CNPJ e de certidões negativas junto a Sefa, INSS e FGTS; a ABDeC-Pa também conseguiu manter em funcionamento seu Ponto de Exibição – Cineclube Pedro Veriano, e participou de diversas ações, reuniões e conversas com órgãos públicos do estado, outras associações e produtores independentes.

Abaixo seguem as principais atividades da Associação, algumas com links de referência.

I - Aniversário 30 anos ABDeC-Pa – março de 2010

II - Mostra ABDeC-Pa – Abril de 2010

III – Organização, elaboração e apresentação do projeto do I FAAL – maio, junho e julho de 2010

IV – Aprovação de projetos na Casa da Juventude – Junho de 2010

V - Aprovação do Projeto do Documentário “Na Canoa Para Aprender” junto à produtora Matizar – Julho de 2010

VI - Presença no Encontro das ABDs E Mostra ABD Capixaba – Julho de 2010

VII - Presença no Seminário Curta e Mercado (através do Diretor de Regionalização da ABDn) – Agosto de 2010

VIII - Produção e finalização do documentário “Na Canoa Para Aprender” – Agosto a novembro de 2010
IX -Realização de Oficina de Mídias Móveis na Casa da Juventude – Outubro de 2010

X - Realização da Mostra ABDeC-Pa na Casa da Juventude – Outubro de 2010

XI – Apoio Institucional ao I Festival Curta Cultura promovido pela FUNTELPA – outubro de 2010

XII -Organização e realização da I Mostra ABD da Amazônia Legal em parceria com o II Amazônia Doc - Novembro de 2010


XIII - Participação efetiva no Encontro de Gestores em Cultura promovido pela Secretaria de Cultura do Pará – dezembro de 2010

XIII - Participação no I Fórum de TVs Públicas – promovido pela ABEPEC, em Belém-Pa – dezembro de 2010

XIV -   Oficialização da sala/sede para a ABDeC-Pa  através da Fundação Curro Velho, cedida na Casa da Linguagem onde em outubro de 2009 foi instalado o Ponto de Exibição da ABDeC-Pa – CineClube Pedro Veriano. No entanto, com a mudança de governo, a sala ainda não foi ocupada.

XV - Lançamento da Chamada de Seleção de Curtas em parceria com a produtora The Greenvision e Circuito Fora do Eixo – Fevereiro de 2011

XVI - Comemoração do Dia do Curta em parceria com Instituto de Artes do Pará e ACCPA; e lançamento da Mostra Bruno Assis de Jovens Realizadores – Abril de 2011


XVII - Parceria com a Caiana Filmes para nova sede administrativa da ABDeC-Pa – maio de 2011

XVIII - Presença no VI FAIA e Encontro das ABDs (através do Diretor de Regionalização da ABDn) – maio 2011

XIX – Apoio na realização do Encontro Rumo à Cidadania Cultural do MinC: http://abdecpara.blogspot.com/2011/05/encontro-rumo-cidadania-cultural.html

XX - Seminário de Audiovisual e Mesa Redonda de Mercado Independente  com apresentação do projeto da ABDn “Curta em Todas as Telas”, dentro do VI FestCine Belém – Maio de 2011

XXI – Programação e manutenção do Ponto de Exibição da ABDeC-PA – Cineclube Pedro Veriano: http://cineclubepedroveriano.blogspot.com/ - todo o ano de 2010

XXII - Início de novo modelo de gestão – Maio de 2011

Atividades previstas para 2011
Circuito de Lançamento do curta-metragem “Real” de Vítor Souza Lima – resultado da Chamada de Seleção de Curtas

Parceria com Incubadora de Empresa da UFPa para realização do projeto Curta em Todas as Telas

Parceria na realização do I Edital Ideal de Curtas Paraenses

Projeto de captação de recursos para manutenção das atividades ABDeC-Pa

Realização do Curso de Produção e Gestão Cultural – ministrado pela  presidente da Curta Minas – Daniela Fernandes

Realização de Oficina de Documentário (do roteiro a edição) – ministrado por Guto Nunes documentarista filiado a ABDeC-Pa e professor de comunicação da Faepa.

Realização de Curso – Estratégias de Visibilidade para Produtos Audiovisuais – com ministrante ainda indefinido

Apresentação de propostas de fomento, projetos de lei e editais junto ao MinC e demais órgãos públicos gestores da cultura.

Reformulação do atual estatuto da ABDeC-Pa

Realização da Mostra Bruno Assis de Jovens Realizadores dentro do Amazônia Doc, e  em seguida no Curta Carajás.

Convocação da eleição para o biênio 2012/2014

Atuais parceiros ABDeC-Pa
ACCPA – Associação Paraense de Críticos de Cinema – www.accpara.blogspot.com Com esta parceria a ABDeC-Pa garante a exibição de um curta-metragem em todas as exibições promovidas pela ACCPA nos diversos cineclubes que a entidade participa, como Cineclube Alexandrino Moreira – IAP, Espaço da Editora Saraiva, Cine Líbero Luxardo, Cinema Olympia e Cine Estação, entre outros.

Amazônia Doc – www.amazoniadoc.org – Mostras ABD da Amazônia Legal (2010) e Mostra Bruno Assis de Jovens Realizadores (2011)

Caiana Filmes – www.cainafilmes.com – Parceria para instalação administrativa da ABDeC-Pa no prédio da produtora, onde também está instalada a ACCPA, numa concreta atuação para o permanente diálogo entre quem faz, quem aprende e quem fala de cinema. Além da sede, com a parceria todos os sócios da ABDeC-Pa tem 20% de desconto nos cursos e oficinas de formação ministrados na Caiana Filmes. E também, parceria para a elaboração do I Edital Ideal de Curtas-Metragens, ainda a ser lançado, e que dará R$ 40 mil para a realização de um curta.

The Greenvision – www.greenvision.com – Parceria com o projeto GreenLab, que realizou a Chamada de Seleção em fevereiro de 2011, patrocinando com R$ 4 mil,  o curta-metragem Real, de Vitor Souza Lima, com previsão de lançamento para junho deste ano

Todos os parceiros têm ativa atuação dentro da Associação, através de seus membros, que são por excelência: realizadores, críticos, produtores e cineastas. Estamos acreditando que é possível manter as importantes conquistas já conseguidas e seguir com os avanços para o audiovisual no Pará.

Além dos novos parceiros a ABDeC-Pa continua compondo o quadro do Conselho Gestor do NPD do Pará, onde tem se empenhado em democratizar cada vez mais o acesso ao empréstimo de seu equipamento e ilhas de edição, além de participar na escolha dos cursos ministrados no Núcleo de Produção Digital.

Neste momento as principais bandeiras da ABDeC-Pa são:
1 – Participar ativamente na elaboração de políticas públicas, seja nas esferas governamentais ou privadas, para o setor audiovisual.

2 – Aproximar os jovens realizadores, sejam eles cineastas estreantes, estudantes secundaristas ou universitários, participantes de oficinas com trabalho audiovisual, coletivos criativos de cinema e vídeo, e demais produtores independentes junto à ABDeC-Pa

A Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas está aberta e quer não apenas ver, mas conhecer os realizadores que representa. Nós acreditamos neste novo momento do cinema e audiovisual no país, e precisamos saber cada ponto fragilizado e cada necessidade de quem faz e gosta de cinema, mas também quais os caminhos que queremos, e quais são os possíveis, para seguir em frente.

Dani Franco – Presidente ABDeC-Pa - Gestão 2009/2011
Jornalista DRT-Pa 1749
@abdec_pa / (91) 8116 8488



* Trechos recortados da canção “Vento de Maio” do Clube da Esquina (Telo e Márcio Borges).

CBC ELEGE NOVA DIRETORIA

CBC ELEGE NOVA DIRETORIA



Presença forte da ABD Nacional e inclusão da ABDeC-Pa na chapa eleita

Texto com informações da comunicação do CBC

“Faremos uma gestão de continuidade, de compromisso com a defesa do audiovisual brasileiro e coletiva, norteando nossas ações e posicionamentos pelas decisões resultantes de um permanente diálogo com os componentes da Diretoria, do Conselho Consultivo e com os representantes das mais de 80 entidades associadas. Nosso norte imediato será dado pelas resoluções do 8 CBC e pela Carta dos Realizadores Brasileiros, recentemente divulgada”.


Com essas palavras, João Baptista Pimentel Neto iniciou seu discurso de agradecimento por sua eleição como presidente do Congresso Brasileiro de Cinema - CBC, realizada durante os dias 12 a 14 de maio, em Atibaia, SP.


A aglutinação em torno do nome de João Pimentel, cineclubista histórico e ex-Diretor de Comunicação da  antiga gestão do CBC , ganharam força com composição de uma chapa única que reuniu diversos segmentos representativos do audiovisual brasileiro.


Entidades como ABRACI, CNC, UNINFRA, AMC, APRO, AR, FORUM DOS FESTIVAIS, APBA, SOCINE, APROCINE, FORCINE, CPCB, SIAV - RS, APCNN e ABD Nacional e ABDs Estaduais, assumiram o compromisso de realizar uma gestão participativa, reforçando as conquistas já alcançadas e trabalhando pelo fortalecimento do audiovisual brasileiro como atividade estratégica para o desenvolvimento do setor cultural do país.


As 54 entidades presentes aprovaram, por aclamação, a nova diretoria do CBC, que trouxe como plataforma principal CONTINUIDADE E COMPROMISSO COM O AUDIOVISUAL. Dentre eles, o novo presidente João Baptista Pimentel Neto se comprometeu em reforçar a luta para aprovação das matérias constantes de uma agenda legislativa que contempla o PLC 116, a PEC 150, o Vale Cultura, a Reforma da Lei Rouanet e a Reforma da Lei do Direito Autoral.


Primeiro cineclubista a assumir a presidência do CBC, Pimentel também afirmou o compromisso de dar continuidade ao diálogo com o Ministério da Cultura - Minc, através da Secretaria do Audiovisual - SAV e da ANCINE, sempre com o foco de ampliar os recursos orçamentários para o setor audiovisual, destinados aos editais de fomento, de distribuição e difusão.


“Cultura não é gasto, é investimento. Cultura é ação estratégica. Cultura é a mãe! A educação é importante, mas a grandeza do processo civilizatório é da cultura”, enfatizou.


Pimentel aproveitou a oportunidade para reafirmar a importância de trabalhar conjuntamente com a nova diretoria e conselhos que compõem o CBC, estabelecendo uma troca de saberes para o planejamento de futuras ações.


Ele ainda, agradeceu emocionado ao ex-presidente Rosemberg Cariri pelo apoio à sua candidatura “estamos aqui para dar continuidade ao que você plantou. E tenho certeza que continuaremos contando com você no CSC – Conselho Superior de Cinema e à Comissão de Educação e Cultura da Câmara. E acima de tudo com seu fundamental aconselhamento”, enfatizou.

Entre as proposições apresentadas para integrar a pauta de trabalho do CBC, destacam-se: o fortalecimento da TVs públicas e comunitárias, o intercâmbio entre as produções audiovisuais na América Latina e o debate sobre a produção audiovisual para plataformas digitais. Foi aprovada ainda a Carta de Atibaia do Audiovisual Brasileiro/2011 (em anexo)


“O foco do meu mandato será fazer o audiovisual nacional possa invadir todas as casas do povo brasileiro, através de todas as plataformas”, finalizou o novo presidente do CBC


Conheça os novos membros do CBC (2011-2013):


Presidente
João Baptista Pimentel Neto (CNC) – SP


Vice Presidente
Orlando Bonfim Neto – ES

Secretária
Cynthia Falcão (ABD Nacional/APECI) – PE


Tesoureira
Edina Fuji (UNINFRA) – SP

 Diretor Executivo
Geraldo Veloso (AMC) – MG


Diretora de Relações Institucionais
Maria Clara Fernandez (APRO) – SP


Diretoras de Comunicação
Sylvia Palma (AR) – RJ
Carla Osório (ABD Capixaba) – ES



Diretor de Projetos e Captação de Recursos
Antonio Leal (Fórum dos Festivais) – RJ


Conselho Fiscal
Roger Madruga (APBA) – DF
Afonso Gallindo (ABD Nacional) – PA
André Gatti (SOCINE) – SP



Conselho Deliberativo
Assumpção Hernandes – SP (ex-presidente do CBC)
Geraldo Moraes – BA (ex-presidente do CBC)
Jorge Moreno – MG (ex-presidente do CBC)
Rosemberg Cariry – CE (ex-presidente do CBC)
Manfredo Caldas (APROCINE) – DF
Luciana Rodrigues (FORCINE) – SP
Carlos Brandão (CPCB) – RJ
Beto Rodrigues (SIAV) - RS
Solange Lima (ABD Nacional) – BA


Conselheiros Convidados


João Batista de Andrade – SP
Silvio Da Rin – RJ
Cesar Cavalcanti – SC
Cícero Aragón – RS
Carlão Reinchembach – SP
José Espinheira – BA
Carolina Paiva – RJ
Paulo Canabrava – SP
Luiz Alberto Cassol – RS
Guigo Pádua (ABD Nacional) MG