terça-feira, fevereiro 01, 2011

Seleção de Propostas


Seleção de Propostas de Curta-Metragem
A Produtora Greenvision, através de seu Laboratório de audio e video (GreenLab) em parceria com a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas do Pará - ABDeC-PA e o Circuito Fora do Eixo, publicam convocação de produtores iniciantes ou veteranos para participar de seleção de roteiros/propostas para realização de documentário em curta-metragem.
Assunto, temas e abordagens:
No dia 29 de janeiro de 2011, sob forte chuva, a estrutura de 35 andares do edifício Real Class entrou em colapso, desmoronando na Rua 3 de maio, centro da cidade. A partir de então iniciou-se intensa cobertura midiática, abrindo reflexões sobre o mercado imobiliário, moradia, segurança e ética na sociedade de Belém.
Este processo de seleção pretende ampliar as visões sobre todas essas questões,  de forma ética e consistente, através do trabalho cinematográfico e artístico a partir deste controverso assunto.
O documentário deve ser realizado em, no máximo, dois meses com verba total de R$4.000,00 (quatro mil reais), repassada pelo Green Lab. O projeto selecionado terá acompanhamento técnico dos realizadores da Greenvision e ABDeC-Pa.
A proposta contemplada receberá ainda duas passagens aéreas e hospedagem, através do Circuito Fora do Eixo, para divulgar o filme em dois festivais independentes no Brasil.
Apresentação das Propostas
As propostas apresentadas deverão ter em torno de 20 linhas. Sugere-se clareza em relação ao tema, abordagem e linguagem. Não é necessária a apresentação de currículo do proponente.
As propostas serão recebidas até as 22 horas do dia 06/02/11 (domingo) através dos e-mails abdecpar@gmail.com e prisbrasil@gmail.com .  O resultado será publicado até o dia 09/02/11.
As propostas serão analisadas por uma comissão formada por 03 pessoas, sendo uma da ABDeC,  uma da Greenvision/Greenlab e um realizador independente.
Direitos Autorais, Patrimoniais e Exibição
O documentário finalizado será exibido nos 73 pontos de exibição do Circuito Fora do Eixo, assim como ficará disponibilizado obrigatoriamente nas redes sociais (vimeo e youtube), no blog da ABDeC-Pa, no site do Circuito Fora do Eixo e no site do Green Lab / Greenvision.  O processo de distribuição virtual está condicionado ao modelo do Creative Commons.
A ABDeC-Pa, a  Greenvision/GreenLab  e o Circuito Fora do Eixo não terão quaisquer direitos patrimoniais sobre o documentário premiado ou quaisquer direitos sob a arrecadação (seja através de prêmios ou venda). Todos os direitos autorais, patrimonais e conexos são reservados ao autor/diretor da obra.
O documentário poderá fazer parte de um DVD que reunirá outros trabalhos futuros realizados  sob parâmetros similares entre GreenLab e ABDeC-Pa. Em caso de venda,  a arrecadação sera dividida entre os realizadores detentores dos direitos patrimoniais.
O projeto terá obrigatoriamente a assinatura das associações/empresas envolvidas e de patrocinadores e leis de incentivo que tenham contribuído para sua realização.

Documentário sobre desabamento em Belém

A produtora paraense The Greenvision em parceria com a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas do Pará e o Circuito Fora do Eixo, vai analisar propostas de roteiro para um documentário em curta-metragem sobre o desabamento do edifício Real Class, que estava em construção e desabou no centro de Belém, na tarde de sábado, 29 de janeiro.

As propostas serão analisadas pela ABDeC-Pa e The Greenvision. O roteiro escolhido receberá verba de R$4.000,00 para ser realizado e o diretor terá 02 passagens para exibir o filme em festivais independentes fora de Belém. O documentarista pode ser iniciante e terá seu trabalho acompanhado pela ABDeC-Pa e The Greenvision.

As propostas devem ser encaminhadas para prisbrasil@gmail.com até está sexta-feira, 04 de fevereiro e devem conter, no máximo, 20 linhas.

Corram!

Abraços e sucesso.

Dani Franco - Presidente ABDeC-Pa