sexta-feira, outubro 15, 2010

ABDeC-Pa leva oficina e mostra de cinema a Casa da Juventude


Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas do Pará leva oficina de audiovisual e mostra de produções paraenses à Casa da Juventude

Oficina e Mostra ocorrerão das 16h às 21h entre os dias 18 e 22 de outubro na sede da Casa da Juventude

Pensadas com a intenção de proporcionar aos jovens de baixa renda acesso aos diversos caminhos do audiovisual, a Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas do Pará – ABDeC-Pa, com realização da Casa da Juventude, ministrará uma oficina de audiovisual com utilização de novas tecnologias, como celulares e câmeras digitais, e apresentará a Mostra ABD de curtametragens e documentários paraenses.

A oficina de audiovisual com novas tecnologias será ministrada pelo fotógrafo e realizador Bruno Assis. A Mostra é coordenada pela diretoria da ABDeC-Pa, e apresentará 08 filmes entre documentários e ficção de longa e curtametragem, todos produzidos no Pará.

As inscrições para a oficina de audiovisual já estão encerradas. A programação da Mostra começa sempre às 18h, com apresentação do realizador do filme a ser exibido e debate após cada sessão.

Sobre a Mostra
A Mostra ABDeC-Pa, foi lançada no dia 30 de março de 2010, durante as comemorações de aniversário da Associação, a ABDeC-Pa.

Projetada em parceria com a ABD Nacional, a 1a Mostra ABDeC-Pa realizou um mapeamento das recentes produções do cinema e audiovisual e as exibiu durante uma semana em seu ponto de exibição, o Cineclube Pedro Veriano. Após as exibições, o público presente votou nos filmes considerados mais expressivos, elegendo 06 produções que foram compiladas em um DVD que está sendo distribuído em todo o país, através das demais ABDs presentes em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal.

Agora, a Mostra ABDeC-Pa pretende atingir os jovens que estão na fase de maturação do olhar crítico sobre o cinema.

Além dos filmes vencedores da I Mostra ABDeC-Pa, também serão exibidos os documentários "Porto Max",  "Belém aos 80", "Cirio de Nossa Senhora de Nazaré" e "Serra Pelada - Esperança nao é sonho", quatro importantes documentários sobre momentos e personagens importantes da história de Belém e do Pará.

Sobre a ABDeC-Pa
A Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas do Pará é a mais antiga entidade de representação dos profissionais de cinema no estado. Com 30 anos de atuação, a ABDeC-Pa é filiada a ABD Nacional, que por sua vez possui atuação em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Entre as principais atuações da ABDeC-Pa está o fomento ao chamado tripé do audiovisual, que são produção, difusão e distribuição, trabalhando principalmente para a construção de políticas públicas voltadas para o setor.

No Pará a ABDeC esteve presente na elaboração de ações como a implantação do Núcleo de Produção Digital – NPD, em funcionamento no IAP, e na elaboração de diversos editais públicos da área cinematográfica, como por exemplo o Edital de Mini-séries da TV Cultura, e o recém-lançado I Festival Curta Cultura da Funtelpa. Além de ser organizadora do Cineclube Pedro Veriano, que funciona em parceria com a Casa da Linguagem/Fundação Curro Velho, desde novembro de 2009.

Sobre a Casa da Juventude
A Casa da Juventude, ou seja, o Centro de Articulação e Apoio da Juventude é mantido pelo Governo do Estado e vinculado à Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Sedes). A principal finalidade da Casa é articular os programas e políticas públicas do governo do Estado, voltados à juventude e manter um espaço de convivência democrática entre as ações do Estado e a rede de representações dos movimentos socioculturais de juventude.


Programação Mostra de Cinema

Segunda-feira - 18.10:
18h - Belém aos 80 - 102' de Alan Guimarães e Januário Guedes.

Terça-feira - 19.10:
18h - "O Negro no Pará" - 37'44" de Afonso Gallindo.
20h - "Porto Max" - 26' do coletivo audiovisual da Fundação Curro Velho.

Quarta-feira - 20.10:
18h - "Seu Didico Paraense Velho Macho" - 65' de Chico Carneiro
19h40 - "O Antigo e o Novo" - 16'  de Célia Maracajá

Quinta-feira - 21.10:
18h - "Para Todas as Horas" - 15''15" de José Arnaud
19h15 – "Círio de Nossa Senhora de Nazaré" - 26' de Alan Guimarães

Sexta-feira - 22.10:
18h - "Serra Pelada – Esperança não é sonho” – 52’ de Priscila Brasil
19h30 - "O mundo de Célia" - 06'  de Sissa Aneleh, Ronaldo Rosa e Bruno Assis


Serviço
As inscrições para Mostra de Cinema Paraense da ABDeC-Pa na Casa da Juventude, continuam abertas na Casa da Juventude que fica na Avenida Gentil Bittencourt, ao lado do Centur, fone (91) 3223 3437.
Outras informações: (91)  8167 5745 / 8889 3639 e abdecpar@gmail.com

Nenhum comentário: