quarta-feira, maio 19, 2010

Documentário e novo horário do Cine na Memória


Cine na Memória estréia novo horário com documentário de Nelson Pereira dos Santos


Com informações e texto da Secult



A sessão do Cine na Memória, projeto desenvolvido pelo MIS, agora será exibida em novo horário. As sessões que antes tinham início às 19 h, agora irão começar às 15h a pedido dos freqüentadores e admiradores da sétima arte.

Na estréia do novo horário, que acontece na próxima quinta-feira (20), será exibido o documentário curta-metragem “Biblioteca Nacional” (15´- 1974 – cor), do paulista Nelson Pereira dos Santos, que aborda o aspecto arquitetônico do prédio, jardineiros, esculturas, acervo, o trabalho interno da biblioteca, os livros, o arquivo geral, a conservação e recuperação de livros, o salão de leituras e as diversas seções e duas dependências, as modernizações da biblioteca.

“Além de atender aos pedidos dos freqüentadores, a mudança também serve para aumentar o acesso do público que ainda desconhece o projeto” relata Afonso Gallindo, coordenador de Audiovisual do Museu da Imagem e do som (MIS).

Considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, a Biblioteca Nacional brasileira é também a maior biblioteca da América Latina e tem neste documentário o processo de microfilmagem e o sistema de irradiação da informação, dando maior dinamismo no atendimento ao público leitor.

Nascido em São Paulo, Nelson Pereira dos Santos foi um dos precursores do movimento do Cinema Novo, fundador do curso de graduação em Cinema da Universidade Federal Fluminense (sendo professor do Instituto de Artes e Comunicação Social da UFF) e fundador da ABD Nacional (Associação Brasileira de Documentaristas). Com vasta filmografia de filmes de sucesso (“RIO 40 GRAUS”, “RIO, ZONA NOTE”, “VIDAS SECAS”, “COMO ERA GOSTOSO MEU FRANCÊS” entre outros) e diversos prêmios.

Logo após a sessão terá início uma mesa de debates com a participação de representantes da Biblioteca Pública Arthur Viana, como a diretora Ana Esmeralda Medeiros, a gerente Ruth Selma dos Santos e o coordenador da Seção Braille Pedro Pena, contará também com a presença de João Lúcio Mazzini, diretor do Arquivo Público do Pará, o debate servirá para que o público possa conhecer melhor o sistema de conservação, preservação e de acesso da população em nossa biblioteca no Pará.

Documentário curta-metragem “Biblioteca Nacional” (15´- 1974 – cor). Quinta-feira, dia 20 de maio, às 15h no mini auditório do Museu de Arte Sacra (MAS). Entrada Franca. Informações: 4009- 8817. Realização: Governo do Estado do Pará, Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Museu da Imagem e do Som.