segunda-feira, março 08, 2010

Cineclube Pedro Veriano exibe Deus e o Diabo na Terra do Sol

Deus e o Diabo na Terra do Sol, nesta terça, no Cineclube Pedro Veriano

Como prosseguimento da programação “Viva Glauber”, o Cineclube Pedro Veriano exibe “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, comentado por Célia Maracajá e Januário Guedes


A parceria entre a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas – Seção Pará (ABDeC-Pa) e a Fundação Curro Velho, continua enriquecendo o circuito cinematográfico e cineclubista de Belém. Nesta terça, a tela do Cineclube Pedro Veriano recebe “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, como parte da programação “Viva Glauber”, em comemoração ao mês de aniversário do cineasta, que completaria 71 anos dia 14 deste mês. Os comentários após a sessão caberão aos realizadores e críticos Célia Maracajá e Januário Guedes.

Iniciada na última terça-feira, dia 02 de março, a programação “Viva Glauber”, foi a forma encontrada pelo Cineclube Pedro Veriano de homenagear o maio expoente do cinema novo brasileiro. O organizador da mostra, cineasta Rogério Parreira, acredita que a programação não só homenageia o diretor, como também se atém a um dos princípios do Cineclube Pedro Veriano, que é o de privilegiar documentários e filmes nacionais em suas exibições, uma vez que a idealizadora e parceira do cineclube é a ABDeC-Pa, entidade que preza pela produção e fomento de documentários e curta-metragens em todo o país.

O filme desta terça é considerado uma das bases do cinema nacional, sendo vanguarda em conceitos de estética, linguagem e conteúdo. “Deus e o Diabo na Terra do Sol” de 1964, foi indicado a Palma de Ouro em Cannes, e conquistou o Grande Prêmio no Festival de Cinema Livre da Itália e o Prêmio da Crítica no Festival Internacional de Cinema de Acapulco.

Serviço:
Programação '”Viva Glauber” do Cineclube Pedro Veriano. Nesta terça-feira, dia 09de março, “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, às 18h30 na Casa da Linguagem, que fica na Avenida Nazaré, esquina com Assis de Vasconcelos. Entrada gratuita.