quinta-feira, janeiro 28, 2010

ESCOLA INTERNACIONAL DE CINEMA E TV DE CUBA ABRE AS INSCRIÇÕES PARA A SELEÇÃO DE ESTUDANTES BRASILEIROS

A Coordenação dos Exames de seleção para a EICTV no Brasil comunica a todos que estarão abertas até o dia 10 de março as inscrições para o Processo Seletivo 2010 / 2013. As provas serão aplicadas nos dias 12 e 13 de março, em cinco cidades: Belo Horizonte / MG, Recife / PE, Florianópolis / SC, Campo Grande / MS e Belém / PA.

Serão oferecidas sete especializações - Direção, Produção, Roteiro, Fotografia, Som, Documentário e Edição. Cada candidato deverá optar por uma destas especializações.

Do Brasil, serão selecionados de quatro a seis candidatos que irão fazer parte de um grupo de 40 estudantes de todo o mundo, principalmente da América Latina. O curso tem duração de 3 anos. O início está previsto para setembro de 2010 e término em julho de 2013.

http://www.eictvpara.blogspot.com/

Resultado da assembléia do audiovisual

ABDeC - Pa realiza assembléia com representantes do audiovisual para pré-conferência de cultura.

Evento realizado na Casa da Linguagem na noite de ontem, 27.01, levou cerca de 20 representantes do audiovisual no estado para indicar os representantes da categoria na Pré-Conferência de Cultura.

Por Dani Franco - Assessora de Comunicação/ABDeC-Pa


Em assembléia convocada via internet e telefone, a diretoria da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do Pará, conduziu as orientações para a representação dos nomes que devem compor a lista tríplice de representantes do audiovisual paraense, nas Conferências de Cultura. A lista final será votada amanhã, dia 29, no Centur, onde será realizada a Pré-Conferência de Cultura do Pará.

Aberta pelo presidente da ABDeC – Pa, Homero Flávio, a assembléia contou com alguns dos representantes do segmento audiovisual, incluído o Governo do Estado, através da Funtelpa e Secult; e Governo Federal com o Ministério da Cultura.

Coube ao facilitador do MinC, o sociólogo Délcio Cruz, a explanação de esclarecimentos sobre a importância das Conferências de Cultura, o que desembocará no Sistema Nacional de Cultura, a ser definido em Brasília no próximo mês de fevereiro.

De acordo com Carlos Gonçalves, da Secult, a importância de uma assembléia como a de ontem, está em seu caráter democrático de mobilização da categoria. O fato de ter sido encabeçada pela Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do Pará, mostra a seriedade com que a instituição trata as necessidades dos profissionais do audiovisual, convidando todos a um amplo debate para que se chegue num denominador comum dentro das pré-conferências, uma vez que o Governo do Estado é apenas o facilitador dela, cabendo a sociedade civil a articulação desse discurso.

Segundo o presidente da ABDeC – Pa, Homero Flávio," esta iniciativa é justamente a forma da entidade cumprir com seus objetivos, que são, aproximar toda cadeia do audiovisual no estado. Exemplo esse, foi e presença da ABDeC - Pa no primeiro festival de cinema no interior do estado o "Curta Carajás", realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Parauapebas, onde pudemos perceber de perto o quanto existe de mobilização e produção já realizada no interior, em tão pouco tempo. Assim a ABDeC-Pa achou importante mobilizar toda categoria e se organizar para que na II Pré Conferência Setorial de Cultura do Pará, possamos apresentar os candidatos indicados em assembléia”, informou.

Por determinação democrática da assembléia foram indicados 06 nomes para concorrer aos cargos de delegados e suplentes, na votação que será aberta amanhã no Centur. As vagas ficaram dispostas obedecendo ao tripé clássico do audiovisual/cinema: formação, produção, difusão/distribuição.

Os presentes decidiram que uma das vagas de delegado, caberia a um representante do movimento do audiovisual no município de Parauapebas, tendo como suplente um nome indicado da cidade de Marabá. Contemplando a formação estendida a todo o estado do Pará.

Pela categoria de produção as indicações couberam a Homero Flávio (delegado) e Bruno Assis (suplente), respectivamente presidente e diretor da ABDeC-Pa.

A terceira indicação de vaga foi composta pelos representantes do movimento cineclubista, contemplando assim a área de difusão, tendo como representantes: Francisco Weyl, como delegado, e Afonso Gallindo como suplente.

A votação para a escolha de delegados será realizada amanhã, durante a Pré-Conferência de Cultura do Audiovisual, no Centur, das 8h às 18h. Para participar, os interessados devem se inscrever na Secretaria de Estado de Cultura.

Estiveram presentes na assembléia:
Afonso Gallindo, diretor de vídeo e representante da ABDeC Nacional;
Antônio Ferreira, CNAB-Pa;
Arthur Leandro, Rede Aparelho / Instituto Nengetu;
Bruno Assis, diretor/cinegrafista, diretor da ABDeC-Pa;
Carlos Gonçalves, Diretor de Cultura da Secult-Pa;
Carmem Santiago, produtora, ÁPICE produções;
Dani Franco, jornalista, assessora de comunicação ABDeC-Pa;
Délcio Cruz, Ministério da Cultura;
Francisco Weyl, Inovacine / Fapespa / Cineclube Amazonas D’ouro;
Homero Flávio, diretor e roteirista, presidente da ABDeC-Pa;
Januário Guedes, Fundação Curro Velho / ABDeC-Pa;
Lorenna Montenegro, vice-presidente da ABDeC-Pa;
Marcos Francisco Urupá, Funtelpa / TV Cultura;
Maria Christina, fotógrafa;
Roberto Moreira, diretor de vídeo / professor UNAMA;
Rodrigo Cardoso, diretor de produção TV Norte Independente;
Rogério Parreira, diretor/roteirista, produtor da ABDeC-Pa;
Ronaldo Rosa, diretor/cinegrafista, ABDeC-Pa;
Z humar; Pontos de Cultura – Secult-Pa.