segunda-feira, junho 14, 2010

Comédias contemporâneas no Pedro Veriano desta terça-feira


Pedro Veriano exibe comédias no formato curta-metragem na sessão desta terça. Entre eles o paraense “Açaí com Jabá” e “Dov’e Meneghetti” de Beto Brant.


Que o brasileiro gosta de rir, isso é mais do que sabido. E o curta-metragem tem sido um campo rico historicamente para a expressão cômica. No entanto, muitos filmes acabam fazendo desta relação o espaço para o simples contar de uma piada, deixando de lado a expressão que só a linguagem cinematográfica permite.

Nesta terça-feira a ABDeC-Pa e a Fundação Curro Velho, dentro do Cineclube Pedro Veriano, apresentam uma coletânea da Programadora Brasil, que atravessa o Brasil do extremo Norte (“Açaí com jabá”) ao Sul (“O oitavo selo”) vendo uma série de narrativas que só extraem sua graça da possibilidade de narrar um conto cômico a partir das imagens e sons. Da realidade urbana de “BMW vermelho” ao causo de bar de “No princípio era o verbo”, de uma história do passado (“Dov’e Meneghetti”) ao aparato tecnológico moderno (“PR Kadeia”), nós podemos rir de quase tudo através do cinema destes filmes.

Filmes:
Açaí com Jabá ( Alan Rodrigues e Marcos Daibese Walério Duarte , PA, 2000 ); BMW Vermelho ( Reinaldo Pinheiro e Edu Ramos , SP, 2001 );
Dov`e Meneghetti ( Beto Brant , SP, 1989);
No Princípio Era o Verbo ( Virgínia Jorge , ES, 2006 )
O Oitavo Selo ( Tomás Creus , RS, 1999 );
P R Kadeia ( Eduardo Caron , SP, 1992).

O Cineclube
O Cineclube Pedro Veriano é uma parceria da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas do Pará (ABDeC-Pa) com a Fundação Curro Velho, através do projeto do Governo Federal Cine Mais Cultura.
Por se tratar de uma iniciativa da ABDeC-Pa, entre suas prerrogativas está a predileção por filmes em curta-metragem (antes dos longas), documentários e produções brasileiras. O Cineclube conta ainda com a parceria da APCC – Associação Paraense dos Críticos de Cinema, que uma vez por mês promove uma sessão em seu espaço.
As sessões do Cineclube Pedro Veriano são sempre às terças-feiras as 18h30, na Casa da Linguagem que fica na Avenida Nazaré, esquina com Assis de Vasconcelos.

Serviço:
Sessão Comédias Conteporâneas, nesta terça-feira, 15/06/2010, 18h30, no Cineclube Pedro Veriano, que fica na Avenida Nazaré, prédio da Casa da Linguagem, s/n, esquina com Avenida Assis de Vasconcelos.

Video-conferência confirmada.

Está confirmada a nova data da video-conferência pré-Fórum do Audiovisual da Amazônia Legal para o dia 22 de junho, 15h (horário de Belém) nas sedes do Basa em cada um dos estados da região amazônia. Em Belém será no auditório do Basa, 15o andar, Avenida Presidente Vargas, em frente a Praça da República.

O MinC, facilitador desse encontro, pede apenas que TODOS os interessados confirmem a presença por e-mail, devido a questão de lotação das salas.


As confirmações podem ser feitas pela lista do FAAL e também pelo e-mail abdecpar@gmail.com



Aguardamos vocês.