segunda-feira, maio 19, 2008

Governo do Estado prorroga prazo de inscrições para editais de incentivo à cultura

O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), informa que os editais de Incentivo à Cultura para o ano de 2008, tiveram suas inscrições prorrogadas até às 17 horas do dia 30 de maio. Os editais do Projeto Mestre Adelermo Matos, Prêmio Secult de Música, Projeto Uirapuru, Prêmio Secult de Música nos Municípios, Projeto Pará Musical, Prêmio Fotografia, Edital Estadual de Fomento às Artes Cênicas – "Prêmio Augusto Rodrigues" (Dança) e "Prêmio Cláudio Barradas" (Teatro) e Edital de Literatura Infanto-Juvenil "Imagina Só!", lançados em fevereiro de 2008, são direcionados aos artistas paraenses, contemplando as mais diversas áreas, como música, teatro, artes plásticas, literatura, audiovisual, fotografia, pesquisa, manifestações tradicionais, entre outras.
Segundo o secretário de Cultura, Edílson Moura, a política de editais torna mais transparente e democrática a distribuição dos recursos destinados às manifestações culturais do Estado. "A política de editais da Secretaria de Cultura é o resultado de um amplo debate entre artistas de diversos segmentos culturais e o Governo do Estado e se consolida, hoje, como um instrumento indispensável ao incentivo e à circulação da produção cultural paraense. Dessa forma, estamos garantindo a democratização dos recursos públicos investidos, a transparência no seu uso e a divisão equilibrada do orçamento", ressaltou o secretário.
A nova forma política de distribuir os recursos e os projetos culturais tem a característica de regionalizar as ações e o apoio à cultura, dentro de um processo de construção participativa com os movimentos sociais culturais do Estado, a partir da 1ª Conferência Estadual de Cultura (CEC) e do Planejamento Territorial Participativo (PTP), ambos realizados em 2007. A 1ª CEC foi precedida de Conferências Intermunicipais e contou com a participação de 107 municípios de todas as regiões do Pará. E o PTP visitou todos os 143 municípios do Estado.Os interessados podem encontrar os editais dos concursos disponíveis no site da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult), no endereço www.secult.pa.gov.br e devem encaminhar seus projetos para o Protocolo Geral da Secult, localizada na Av. Magalhães Barata, 830, São Braz – Belém - Pará, acompanhado de ficha de inscrição distribuída preenchida, que está disponível no site.
Texto: Assessoria de Comunicação da Secult