sexta-feira, julho 18, 2008

Continuam abertas inscrições para a sexta edição do Festcine Amazônia

29 de agosto é a data máxima para os interessados em se inscreverem para a edição 2008 do Festcine Amazônia - Festival de Cinema e Vídeo Ambiental que este ano terá o tema "Não – A Natureza não pode sair de cena".

O Festival acontece em Porto Velho, Rondônia no período de 10 a 15 de novembro.

As inscrições podem ser feitas através de preenchimento de formulário próprio a disposição dos interessados no site www.festcineamazonia.com.br

O material, preferencialmente - Fita Mini DV/NTSC, DVD ou VHS/NTSC do filme/vídeo, deverá ser enviado para o endereço Festcine Amazônia Rua: Paraguai, 320, Morada do Sol 2, Bairro Embratel - CEP: 78900-970 Porto Velho – RO – Brasil (e-mail: fest_cine@hotmail.com e contato@festcineamazonia.com.br).

O Festcine Amazônia tem a finalidade de evidenciar o tema ambiental, fomentar a discussão e reflexão sobre as causas ambientais, o festival não está restrito a estes temas e aceita animações, vídeos experimentais, ficção, documentários e reportagens ambientais com duração mínima de um minuto e máxima de 26 minutos.

Obras com tempo superior a 26 minutos poderão ser inscritas, porém serão exibidas nas mostras itinerantes dos bairros e cidades, fora de competição.

Premiações nas categorias: melhor filme e vídeo que concorrem igualmente ao Troféu Mapinguari e uma câmera de vídeo digital. Prêmio Danna Merril para Melhor Documentário; Prêmio Major Reis para Melhor Animação; Prêmio Vitor Hugo para Melhor Ficção; Prêmio Manoel Rodrigues Ferreira para Melhor Experimental.O Festcine premiará também o melhor Roteiro, Melhor Montagem, Trilha sonora, fotografia, e ainda Prêmio Capô (Maurice Capovilla): Linguagem; Melhor Direção; Prêmio Melhor Ator; Prêmio Melhor Atriz; Júri Popular; Prêmio Thiago de Mello – Troféu Esperança; Prêmio ABD-RO/Lídio Sohn para Melhor Documentário. Incluindo premiação para a melhor produção rondoniense (Melhor Diretor; Melhor Roteiro; Melhor Montagem; Melhor Trilha Sonora Original).

De acordo com os organizadores as reportagens com temática ambiental também estarão concorrendo à premiação, divididas em melhor vídeo reportagem ambiental, melhor reportagem ambiental rondoniense e melhor reportagem ambiental nacional.

Resultado do Edtal de curta-metragens do Pará

E com grande satisfação que informamos os nomes dos projetos selecionados no primeiro edital de curtas em mais de 12 anos no Pará.

Não poderiamos deixar de felicitar também aos membros do coletivo que tiveram contribuição direta e indireta neste edital, aos gestores de cultura do Estado, Museu da Imagem e do Som do Pará e respectivas equipes, por sua sensibilidade e compreensão da importância e visibilidade proporcionada pelo audiovisual para nosso Estado.

Felicitar também todos os que enviaram projetos, lembrando que o fato de não terem seus projetos selecionados, não os desmerece. Existem outros editais e processos para a produção dos mesmose nos colocamos a disposição para dar o apoio possível para todos.

Os projetos são:
- "Canção de Eleonor", proponente Waleriano Gurjão Duarte;
- "Mãos de Outubro", proponente Vitor Luiz de Souza Lima;
- "Nas Trilhas do Gatilheiro Quintino da Silva Lira", proponente André Luis da Silva de Miranda.

Temos conciência de que muito ainda precisa ser feito, mas não podemos deixar de pontuar esta conquista, que é do coletivo paraense.

Resta pelo momento reforçar que mais conquistas não dependem somente de mais articulação ou penetração desta diretoria e sim de uma mobilização mais concreta e objetiva. Por isso, convocamos a todos os ainda ausentes (presencialmente) da discussão para se aproximarem, para nos fortalecermos mais ainda e, assim, termos mais conquistas. Estamos abertos e queremos você somando nesta caminhada.