sexta-feira, fevereiro 06, 2009

ABDeC Pará e Funtelpa divulgam resultado do Concurso de Minissérie

Depois de três meses de chegou ao fim o Concurso de Minisséries da TV Cultura.
Entre o processo de pré-inscrição, oficina preparatória, inscrição de projeto e avaliação dos trabalhos inscritos, aqui está o resultado do Concurso de Minissérie da TV Cultura do Pará.
E com satisfação que nós da ABDeC Pará que contribuimos na divulgação e na indicação de membro para grupo de avaliação, nosso associado Roberto Moreira, vimos aqui fazer a divulgação.
Entre os oito projetos inscritos, Miguel, Miguel, de Roger Elarrat e Vida de Cão, de Waleriano Duarte, foram os selecionados.
Depois de 21 dias reunidos, os membros da Comissão de Seleção avaliaram os projetos inscritos e selecionaram os cinco que mais se adequaram à proposta do Concurso, avaliando os critérios de criatividade, consistência do argumento, qualidade técnica e estética do roteiro desenvolvido, além da viabilidade de realização do projeto.
A decisão final da Comissão foi divulgada pela Comissão de Seleção no dia 05. Os dois projetos selecionados receberão, cada um, uma premiação de R$100 mil, que equivale ao contrato de co-produção firmado com a TV Cultura do Pará para a realização do projeto que irá ao ar na grade da TV pública do Estado com data ainda a ser definida. Para Regina Lima, presidente da Funtelpa, acredita que "práticas como essa de valorização da mão-de-obra e da produção intelectual local sempre são apostas acertadas". Segundo a presidente da instituição "este Concurso foi apenas o início de uma prática que a Rede Cultura de Comunicação pretende cultuar em suas ações". O pioneirismo da TV Cultura lançando um projeto desta natureza que abrange as mais diversas áreas produtivas do Estado, como produtoras, atores, empresas de sonorização vem de encontro a interpretação desta diretoria em valorizar e estimular a o mercado audiovisual paraense e conforme compementa Regina Lima "é um mercado de produção que se cria, onde quem ganha é a própria população, que poderá conferir na programação de tevê, um produto diferenciado, produzido por paraenses".
A proposta do Concurso é, além de impulsionar a produção do audiovisual, resgatar e valorizar as obras literárias de autores paraenses.
Roger Elarrat e Waleriano Duarte têm a missão agora de pôr em prática o projeto de produzir cinco capítulos inéditos, com treze minutos de duração cada, inspirados em obras de autores paraenses. O resultado poderá ser conferido daqui com cinco meses, que é o prazo estipulado pelo Edital do Concurso para a conclusão dos trabalhos. Regina Lima também informa que “para esta edição inaugural do Concurso, os investimentos foram integralmente dependidos pela Funtelpa”. A idéia para os concursos seguintes é buscar parcerias com outras empresas interessadas em investir em cultura e informação. "É uma experiência nova para as tevês públicas brasileiras. Esperamos que este Projeto Piloto traga bons resultados, que serão criteriosamente avaliados. Dependendo da receptividade desta primeira aposta, lançaremos não mais um edital por ano, mas dois ou três, garantindo assim uma maior freqüência de minisséries no ar", conclui Regina Lima. Pra nós da ABDeC é uma importante janela democrática para coletivo de nosso Estado, comprovando o talento e profissionalismo dos técnicos do Pará e isso está sendo possível graças a parceria, a sensibilidade da Funtelpa, de Regina Lima (Presidente da Instituição), de Dimitri Maracajá (Diretor da Tv) e de toda a equipe da Rede Cultura de Televisão.