segunda-feira, abril 12, 2010

Regulamento 1a Mostra ABDeC-Pa

1º MOSTRA ABDeC-Pa
De 26 a 30 de abril de 2010

REGULAMENTO GERAL

CAPÍTULO I – DA ORGANIZAÇÃO
Artigo 1º: A 1ª Mostra da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas do Pará, será realizada em Belém, Pará, em seu Ponto de exibição - Cineclube Pedro Veriano, Casa da Linguagem, no período de 26 a 30 de abril de 2010.

Parágrafo primeiro – A 1ª Mostra ABDeC-Pa, é uma mostra de cinema e vídeo da qual participam as produções contemporâneas dos associados abdistas, fazendo um mapeamento dos produtos paraenses entre os anos de 2004 e 2010.

Parágrafo segundo – A 1ª Mostra Mostra ABDeC-Pa contemplará as realizações de associados abdistas, precisando o mesmo ter no mínimo 01 de ano de associado.

Parágrafo terceiro – Os realizadores interessados em se filiar a Associação podem fazê-lo a qualquer momento, mediante solicitação de cadastro e preenchimento de ficha de inscrição disponibilizada no endereço www.abdecpara.blogspot.com.

CAPÍTULO II – DAS INCRIÇÕES

Parágrafo primeiro: Para se inscrever na 1ª Mostra ABDeC-Pa o associado precisa estar em dia com a anuidade da entidade, que tem o valor de R$50,00 (cinquenta reais). No entanto, a diretoria da Associação resolve anistiar as pendências de seus sócios até o ano de 2009; e para 2010 o sócio pode regularizar-se mediante o valor de R$ 15,00 (quinze reais), em caráter de promoção, até o dia 30 de abril de 2010.

Parágrafo segundo: Os associados que pedirem sua filiação a partir de abril de 2010, poderão inscrever seus trabalhos na 2ª Mostra ABDeC-Pa, que será realizada dentro de 06 (seis) meses.

Artigo 2º: A 1ª Mostra ABDeC-Pa, tem por finalidade apresentar uma parcela representativa da recente produção paraense e contribuir para sua difusão e debate, através da rotatividade que os filmes terão nas 26 localidades onde as demais ABDs do Brasil possuem salas de exibição.

Artigo 3º: A 1ª Mostra da ABDeC-Pa é um projeto realizado através da Associação Brasileira de Documentaristas – ABD Nacional, que visa apresentar para todo o país as produções regionais dos Estados, onde os filmes selecionados para o DVD serão reproduzidos em 26 cópias distribuídas em todas as capitais do país e Distrito Federal. Da mesma forma, a ABDeC-Pa receberá outros 26 DVDs de cada ABD do país.

Artigo 4º: Somente poderão ser inscritos na 1ª Mostra da ABDeC-Pa filmes ou vídeos de curta-metragem, médias ou documentários, concluídos a partir de 1º de janeiro de 2004.

Artigo 5º: Para a inscrição e seleção, as cópias dos filmes ou vídeos em Fita Mini-DV/NTSC, ou DVD deverão estar acompanhadas dos seguintes materiais:

a) ficha de inscrição preenchida, impressa, assinada;

b) Foto original e nome do diretor, em arquivo digital (CD com arquivos TIFF ou JPEG) para confecção do catálogo;

c) comprovante de pagamento (recibo) de regulamentação da anuidade do associado.

Artigo 6º: As inscrições devem ser feitas na secretaria da Casa da Linguagem, Avenida Nazaré, esquina com Assis de Vasconcelos, s/n. Bairro Nazaré, aos cuidados da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas – Seção PA – ABDeC-Pa

CAPÍTULO III – DA SELEÇÃO

Artigo 6º: Será composto um comitê de seleção para organizar a grade de exibição da 1ª Mostra ABDeC-Pa, constituído por membros da diretoria e/ou sócios que não tiverem inscrito suas respectivas produções na Mostra.

Parágrafo primeiro: Dos critérios de seleção

a) Ineditismo: filmes e/ou filmes que não tiveram sido selecionados anteriormente para Mostras ou Festivais no restante do país.

b) Condições técnicas mínimas para exibição; quais sejam: som audível, imagem nítida e cartela com créditos.

Parágrafo segundo: Dos filmes

As produções inscritas na 1ª Mostra ABDeC-Pa passam a fazer parte do acervo da entidade, podendo ser exibidos nas programações desenvolvidas pela ABDeC-Pa.

CAPÍTULO IV – DA COMPOSIÇÃO DO JÚRI

Parágrafo único: Serão formados juris para a seleção dos filmes que integrarão o DVD.

a) Júri popular: a cada exibição será entregue aos espectadores uma cédula com os nomes dos filmes apresentados no dia, para a escolha dos melhores.

b) Júri técnico: formado por 03 representantes do audiovisual do estado, sendo 01 representante do STIC – Sindicato dos Técnicos da Indústria Cinematográfica, 01 representante da ACCPA – Associação de Críticos de Cinema do Pará, e 01 representante da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas do Pará, que farão avaliações emitindo notas de 05 a 10 para cada filme exibido.

CONTATOS E OUTRAS INFORMAÇÕES

Lorenna Montenegro (presidente ABDeC-Pa): (91) 8120 8515;

Bruno Assis (vice-presidente ABDeC-Pa): 8147 9234;

Dani Franco (diretora ABDeC-Pa): (91) 8167 5745

E-mail: abdecpar@gmail.com

http://www.abdecpara.blogspot.com

2 comentários:

Katiuscia de Sá disse...

vcs podereiam fazer uns cartazes e afixarem em quadros de avisos das faculdades de COMUNICAÇÃO SOCIAL; TEATRO; ARTES VISUAIS e afins, p/ divulgar mais o evento e tb difundir a existencia da abdec-pa.

bjs
katiuscia

Dani Franco disse...

Oi Katiucia, obrigada pela sugestão, estamos providenciando.

Abraço grande.

Diretoria ABDeC-pa