quarta-feira, janeiro 09, 2008

Plano Próximo - Janeiro

Informe da ABDeC Pará para associados e simpatizantes.

Novo ano, novas esperanças.
Infelizmente não começamos o ano com notícias novas, mas sim com as esperanças renovadas.
Em breve publicaremos aqui nossa agenda para os próximos três meses.
Opine, critique. Participe deste processo que é democrático. Esperamos e contamos com você.

Plano Detalhe

Aniversário de Belém ganha mostra audiovisual no Café Imaginário

Na semana de aniversário de Belém, o cinema alternativo e a boa música ganham espaço no Café Imaginário. Nesta quarta-feira, segue a Mostra de Vídeo iniciada em dezembro, com obras audiovisuais dos alunos de Comunicação Social Multimídia do IESAM. São trabalhos em vídeo, vídeo-arte e animação. Em seguida, tem apresentação da banda Falsos Profetas. Na quinta-feira, tem "Noite das Velas", com Cássio Lobato e convidados e na sexta, Cumbuca Jazz. Para a semana que vem, na terça-feira, está previsto um show de Ney Conceição e convidados, além de sessões de cinema que terão como foco a produção local e a cidade de Belém.
Mas na mostra audiovisual desta semana serão exibidos: "A Procura da Noite" , vídeo documentário de Fausto Soares de 17 minutos que explora a vida e situações de prostitutas e travestis que relatam fatos e histórias de quem mantém uma relação íntima com a noite; Histórias de Um Dia Qualquer", que trás depoimentos a respeito da obra Um Dia Qualquer de Líbero Luxardo, de 1962; "Reciclagem" , de Marcelo Kalif, Joyce Caetano e Simone, que foca o tema da coleta urbana de lixo em Belém a partir do ponto de vista dos catadores. Para encerrar, um trabalho de vídeo-arte, onde Aline Louzada ilustra com fotomontagens a "História Gloriosa e Triste de Cobra Norato", poema de João de Jesus Paes Loureiro e música de Sebastião Tapajós. Diferente da mostra anterior, onde os trabalhos se apresentavam de forma independente, desta vez a motivação para tais realizações possui vínculos com a produção acadêmica, seja para crescimento profissional no uso da técnica, seja para cumprir com TCCs.
Todos estes trabalhos contaram com o apoio do Núcleo de Produção Audiovisual do IESAM - NPA, e apontam novos rumos para a produção multimídia local, imprimindo novas idéias e dinâmicas pertinentes à esta geração de realizadores.

Serviço
Mostra audiovisual de vídeos dos alunos do curso de Comunicação Social Multimídia do IESAM. Nesta quarta-feira, dia 09 de janeiro, a partir das 22h30, no Café Imaginário. Entrada franca. A partir das 23h30, show com a banda falsos Profetas. Couvert R$ 3,00.

Não perca tempo, os editais estão ai....
Inscreva seu projeto e boa filmagem...

Curta Metragem, Projeto Social
Inscrições até 29 de fevereiro de 2008
http://www.cultura.gov.br/site/?p=8476
edital: http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2007/11/edital-para-curtas-digitais_assessoriaespecialcidadaniaaud.pdf

Edital Seminário Patrimônio, Memória e Sociedade nos Museus
Inscrições de 1º de janeiro de 2008 a 30 de março
http://www.cultura.gov.br/site/?p=9287
O Edital Seminário Patrimônio, Memória e Sociedade nos Museus apoiará a realização de seminários sobre a temática patrimônio, memória social e museus, vinculada a questões da sociedade contemporânea.
Edital: http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2007/12/edital-seminario-patrimonio-memoria-e-sociedade.pdf

Prêmio Mário de Andrade
Inscrições de 1º de janeiro de 2008 a 30 de março
http://www.cultura.gov.br/site/?p=9269 O Prêmio Mário de Andrade é voltado a dissertações, teses e roteiros de vídeo relacionados à temática Museus, memória social e patrimônio cultural.
Edital: http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2007/12/edital-premio-mario-de-andrade.pdf

Edital Mais Museus
Inscrições de 1º de janeiro de 2008 a 28 de fevereiro
http://www.cultura.gov.br/site/?p=9018 O edital Mais Museus visa apoiar a criação de museus em cidades com até 50 mil habitantes e que não possuem instituição museológica...
Edital: http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2007/12/edital-mais-museus.pdf

Edital 04/2007 - Curta Metragem, Infanto-Juvenil
Inscrições até 29 de fevereiro de 2008
http://www.cultura.gov.br/site/?p=8494 Concurso Público de Apoio à Produção de Obras Audiovisuais Inéditas DE CURTA METRAGEM, DO GÊNERO FICÇÃO, COM TEMÁTICA INFANTO-JUVENIL.
Edital: http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2007/11/edital-curta-infanto-juvenil-2007.pdf

Edital 01/2007 - Curta Metragem, Gênero Animação
Inscrições até 29 de fevereiro de 2008
http://www.cultura.gov.br/site/?p=8487 Concurso de Apoio à Produção de Obras Audiovisuais Inéditas, de CURTA METRAGEM, do GÊNERO ANIMAÇÃO.
Edital: http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2007/11/edtal-curta-animacao-2007.pdf

Edital 03/2007 - Curta Metragem
Inscrições até 29 de fevereiro de 2008
http://www.cultura.gov.br/site/?p=8468 Concurso de Apoio à Produção de Obras Cinematográficas Inéditas, de CURTA METRAGEM, dos GÊNEROS FICÇÃO, DOCUMENTÁRIO OU EXPERIMENTAL.
Edital: http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2007/11/edital-curta-ficcao-2007.pdf

Edital 05/2007 – Roteiros Cinematográficos
Inscrições até 29 de fevereiro de 2008
http://www.cultura.gov.br/site/?p=8463 Concurso de Apoio ao DESENVOLVIMENTO DE ROTEIROS CINEMATOGRÁFICOS, INÉDITOS, DE LONGA METRAGEM, DO GÊNERO FICÇÃO.
Edital: http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2007/11/edital-de-roteiros-2007.pdf

Edital 06/2007 - Longa Metragem
Inscrições até 29 de fevereiro de 2008
http://www.cultura.gov.br/site/?p=8455 Concurso de Apoio à Produção de Obras Cinematográficas Inéditas, de LONGA METRAGEM, DO GÊNERO FICÇÃO, DE BAIXO ORÇAMENTO.
Edital: http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2007/11/edital-longa-bo-2007.pdf