terça-feira, fevereiro 07, 2012

IAP convida para Mostra Pará

A ABDeC-Pa está apoiando a Mostra Pará e Mostra Contemporânea do IAP. Assim replicamos o convite abaixo, reiterando a importância de mais este incentivo as nossas produções.

Sucesso e êxito à todos!

Dani Franco - Presidente ABDeC-Pa
Prezado(a) realizador(a),

Cientes da necessidade de um maior diálogo da produção audiovisual paraense dentro do próprio Estado e com outras Unidades da Federação e que fazemos este convite.

Reconhecer a importância e a contribuição da produção audiovisual paraense dentro do contexto nacional ainda é um desafio, e acreditamos que as distâncias geográficas ainda sejam o maior motivo. Em igual proporção queremos disponibilizar essa produção para os cidadãos de todo o Pará - gratuitamente - e oportunizar um diálogo que parecia impossível até agora.

Por estes motivos, acreditamos que seja imprescindível, como base para a reflexão mais ampla e para a compreensão das necessidades e anseios, estruturar um circuito que possibilite e democratize a produção audiovisual paraense e assim superar esta etapa face aos diferentes obstáculos abrindo janelas possíveis de visualização da produção paraense.

Vimos então convidá-lo(a) para participar da MOSTRA PARÁ que será realizada em vários municípios de nosso estado, e da MOSTRA CONTEMPORÂNEA AUDIOVISUAL PARAENSE que será realizada na cidade de Salvador (BA). Contaremos com o apoio da Tv Cultura, NPD Pará, ABDeC Pará, ACCPA e APJCC para a composição da grade e para participação no programa “Curta Cultura”, da TV Cultura do Pará, que fará a exibição na íntegra, ou parcial, dentro do programa e restrita ao mesmo.

A MOSTRA PARÁ já conta com a parceria da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas (ABDeC Pará) e objetiva recolher e disponibilizar produções de todos os municípios que possuam trabalhos concluídos (incluindo a capital), criando visibilidade aos paraenses para conhecerem sua própria produção. Já contamos com algumas adesões dos municípios de Canaã de Carajás, Ponta de Pedras, Santarém, Santa Izabel, Belém, Castanhal, Marapanim e Marabá. Buscamos outras, mesmo nesses municípios já participantes. Queremos dar oportunidade de espaço e diálogo entre realizadores cuja produção ainda tem pouca circulação - ou produção ainda desconhecida, e será exibida inicialmente nos municípios do Marajó para depois ampliar ao restante do Estado.

A segunda proposta se trata da busca de outros espaços para a produção cultural entre as Unidades Federativas e ora iniciamos com o Governo da Bahia pelo audiovisual, na forma da MOSTRA CONTEMPORÂNEA AUDIOVISUAL PARAENSE. Essa mostra tem por finalidade estabelecer intercâmbio e iniciar um diálogo cultural entre os Estados do Pará e Bahia. Uma pré-seleção será feita entre os parceiros realizadores a fim de alcançarmos um bom nível técnico.

Temos a satisfação de convidá-lo(a) a inscrever sua(s) produção(ões). Para tal, será necessário o preenchimento e assinatura da autorização em anexo, envio de release do material participante e duas fotos (digitalizadas) ou frames, com no mínimo, 10x7 cm e 200 dpi. Os respectivos materiais deverão ser repassados em DVD autorado e DVD de Dados, no formato .avi ou .mov. Esta solicitação visa a melhor qualidade de sua produção quando feita a autoração e replicação de sua produção.

Estamos aguardando sua resposta até o dia 10 de fevereiro de 2012, prazo máximo de viabilização do projeto.

Em anexo enviamos o termo de compromisso, que deverá ser impresso, datado e assindo e entregue com os respectivos materiais.


Atenciosamente.


Afonso GallindoMembro do corpo técnico GGAPAV/IAP(91) 4006-2924/9143-5111/8342-1531
Praça Justo Chermont, 236 - Nazaré
CEP 66035-140
http://iap.pa.gov.br/iap/





TERMO DE CESSÃO DE EXIBIÇÃO DE OBRA AUDIOVISUAL SEM ÔNUS



Eu __________________ , brasileiro(a), ___________ (estado civil), realizador(a) de Áudio Visual, portador(a) da cédula de identidade RG nº __________, inscrito(a) no CPF sob o nº __________________, residente e domiciliado(a) à _______________________, na cidade de ________________, Estado do Pará, doravante denominado CEDENTE, pelo presente instrumento nos termos da Lei nº 9.610 de 19/02/98, cedo, sem nenhum ônus ao Instituto de Artes do Pará (IAP), inscrito no CNPJ sob o nº 03.319.513/0001-58, com sede à Praça Justo Chermont, 263 – Nazaré – Belém – Pará, doravante denominado CESSIONÁRIO, direitos à exibição de cunho cultural e gratuito respectivamente de minha(s) obra(s) audiovisual(ais) “ coloque aqui o nome da obra” e “coloque aqui o nome da segunda obra”, e declaro ser detentor de todos os direitos da(s) mesma(s). Confirmo conhecer os critérios e o circuito de exibição informados no convite feito anteriormente e que os mesmos se darão nas seguintes ações:

- MOSTRA CONTEMPORÂNEA DE AUDIOVISUAL PARAENSE: que acontecerá inicialmente no Estado da Bahia, mas poderá ser ampliada para outras unidades federativas, sempre de maneira gratuita e com a finalidade de divulgação. Contará com a parceria da ABDC Pará, ACCPA e APJCC para composição da grade a ser exibida, e,

- MOSTRA PARÁ: composta por produções de realizadores de todo o estado e que será exibida em cineclubes e em ações do IAP em municípios e na capital, sempre de forma gratuita.

Autorizo, ainda, o uso de cenas e/ou trechos das referidas obras, para fins de divulgação e promoção das referidas ações em todas as mídias existentes (TV, jornal, internet, móbile e outras).

Tendo em vista o caráter permanente da obra audiovisual, a presente autorização é concedida pelo prazo de um ano, ficando como contrapartida a obrigatoriedade de citar os créditos de autoria da obra em relatórios das apresentações e em todos os meios de comunicação utilizados para divulgação.

CEDENTE e CESSIONÁRIO (A) se comprometem com o cumprimento das cláusulas do presente Termo, ficando eleito o foro de Belém, capital do Estado do Pará, para dirimir quaisquer dúvidas relativas ao cumprimento do mesmo.


_____________ (PA) , _________
de fevereiro de 2012.




_____________________________________________

realizador