sexta-feira, maio 07, 2010

Resultado Mostra ABDeC-Pa



ABDeC-Pa contempla a pluralidade de sua produção no resultado de sua primeira Mostra

Encerrada na sexta-feira, dia 30 de abril, a 1a Mostra da ABDeC-Pará contemplou 06 filmes que integrarão o DVD resultante do projeto. "Seu Didico. Paraense Velho Macho" de Chico Carneiro, "Mulheres de 20" de Ivan Oliveira, "O antigo e o novo" de Célia Maracajá, "Para todas as Horas" de José Arnaud, "O Negro no Pará" de Afonso Gallindo, e "O Mundo de Célia" direção coletiva, foram os filmes mais votados pelo público que compareceram à Mostra durante uma semana.

Pensada em parceria com a ABD Nacional, a Mostra da ABDeC-Pará foi a primeira a ser realizada no país. Agora os filmes selecionados serão distribuídos através de um DVD, que as ABDs de todas as capitais brasileiras e do Distrito Federal vão receber e exibir em seus respectivos pontos de exibição.

Além das ABDs, o resultado da Mostra ABDeC-Pa também vai circular em municípios paraenses como Parauapebas e Marabá, entre outros.

A partir de agora as demais ABDs do país darão continuidade as suas Mostras e os resultados também serão enviados para ABDeC-Pa que vai exibir esses filmes em seu ponto de exibição, o Cineclube Pedro Veriano, na Casa da Linguagem.

Veja abaixo as sinopses dos filmes que representarão a produção da ABDeC-Pa.

“Seu Didico: Paraense Velho Macho” de Chico Carneiro – Documentário – 65’

Sinopse: Documenta a saga de um herói brasileiro. Vivente dos rios da Amazônia paraense, seu Didico, 74 anos de idade, casado, 09 filhos (“todos vivos, graças a Deus) esbanja jovialidade, alegria, picardia e robustez, enquanto transporta no velho barco “Samaria” a madeira com que – honestamente – ganha a vida.

Ao navegar por outros brasis, este documentário também registra a imparável destruição da floresta amazônica.

Ficha técnica:

Produção, fotografia, câmera, som, edição e realização: Chico Carneiro

Músicas: Cincinato Júnior, Allan Carvalho, Luiz Pardal

Direção Musical: Luiz Pardal


Mulheres de 20 de Ivan Oliveira – 42’

Sinopse: Documentário. Parauapebas, sudoeste do Pará. Uma cidade, 22 anos de história. Há 20 anos uma dessas histórias vem se construindo e se consagrando com uma das maiores manifestações femininas do interior brasileiro, o Encontro da Mulher de Parauapebas, evento que marca as comemorações do Dia Internacional da Mulher.

Ficha técnica:

Direção: Ivan Oliveira

Realização: HD Produções

Imagens: Gilson Mesquita

Montagem: Edinan Costa e Ivan Oliveira

Som: Willame Reis

Arte: Ivan Oliveira


O antigo e o novo de Bdjai Xikrim, Bijack, Bemajti Xikrim e Betikre Kayapó 16’ Sinopse: Três documentários realizados a partir de oficinas de audiovisual para os indígenas, onde o tema central abordado foi a educação escolar indígena, com base nas conferências regionais culminando com a realização da Conferência Nacional. Que reuniu cerca de 200 povos indígenas em Brasília, apontando novos rumos para educação escolar indígena reforçando cada vez mais o tipo de escola que cada povo quer para seu futuro, onde a autonomia e identidade cultural sejam valores indeléveis para construção do melhor caminho. Ficha técnica: Coordenação e Direção Geral: Célia Maracajá

Para todas as horas de José Arnaud – 15’50”

Sinopse: Ficção – Três amigos saem para uma viagem onde irão descobrir que os limites entre sentimentos e sensações são muito efêmeros. Amor e amizade num contexto de pós-modernidade. “Não somos bons nem maus, o que somos então?”

O Negro no Pará de Afonso Gallindo – 37’44”

Sinopse: Doc-ficção sobre o processo de pesquisa de Vicente Salles (pesquisador) para publicção de sua importante obra “O Negro no Pará – Sob o Regime da Escravidão”. Com depoimentos de remanescentes do quilombo de Petimandeua (Castanhal -Pará), pesquisadoras e integrante do movimento negro no Pará, em busca do percurso dessa investigação histórica.

Ficha técnica:

Direção: Afonso Gallindo

Roteiro: Afonso Gallindo/Rose Silveira

Produção Executiva: Rose Silveira

Edição: Afonso Gallindo /André Mardock

Produção: Maria Christina

Fotografia: Marcelo Rodrigues

Mixagem Aúdio: Léo Bitar

Elenco: Dani Sá e Ronald Bergman (in memoriam)

Realização/Patrocínio: Instituto de Artes do Pará (IAP) / Projeto Raízes

O mundo de Célia direção coletiva membros ABDeC-Pa – 6’

Sinopse: Documentário. “O Mundo de Célia” é resultado do projeto Ponto Brasil, realizado no Instituto de Artes do Pará em 2009, através do Núcleo de Produção Digital. Com direção coletiva de membros da ABDeC do Pará, o curta dá voz a uma prostituta que vive em rua histórica de Belém.