segunda-feira, outubro 03, 2011

Mostra Bruno Assis com inscrições prorrogadas

No Diário do Pará:
http://diarioonline.com.br/noticia-169024-mostra-bruno-assis-prorroga-inscricoes.html


Texto de Lorenna Montenegro

Você sempre quis fazer parte do meio audiovisual, mas não sabe como exibir seus projetos caseiros, ou aqueles filmes que desenvolveu através de coletivos ou com os colegas de cineclube? A oportunidade surge com a Mostra Bruno Assis de Jovens Realizadores, que prorrogou as inscrições até próximo dia 7.

Produzida pela Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas (ABD Pará), a mostra faz parte da programação do Festival Amazônia Doc.3 e busca mapear as novas produções cinematográficas da região, em especial, as resultantes de projetos de oficinas de audiovisual e produções independentes. Ela também serve como homenagem a Bruno Assis, realizador paraense que faleceu em fevereiro, aos 29 anos, após construir uma carreira promissora na área audiovisual.

Bruno atuou como diretor de fotografia, operador de câmera e fotógrafo still em diversas produções, como os filmes vencedores do DOCTV-PA, “Eretz Amazônia” e “O Homem do Balão Extravagante”, e o longa metragem “Eu Receberia as Piores Notícias dos Teus Lindos Lábios”, de Beto Brant. Ele ainda dirigiu o documentário “Na Canoa Pra Aprender” e foi colaborador frequente do FAmazônia Doc, trabalhando nas duas primeiras edições.

“Essa Mostra era uma ideia minha e dele, quando eu ele era o vice-presidente da ABD. Durante a nossa gestão sempre quisemos dar janela para novos realizadores e essa é a proposta da mostra” explica Dani Franco, presidente da ABD Pará. Segundo ela, podem se inscrever filmes de qualquer espécie e vindos de todos os estados do país.

“Queremos ter volume e diversidade de produções, para montar uma grade de 1h30 em cada dia do Festival. Podem se inscrever filmes que resultaram de oficinas, exercícios cineclubistas e demais realizações independentes”, acrescenta.

Os requisitos para participação dispõem que, além dos realizadores terem que ser iniciantes, os filmes inscritos devem ter sido finalizados a partir de janeiro de 2010 até setembro de 2011, não sendo necessário ser sócio da ABD ou estar vinculado a qualquer associação de cinema ou audiovisual.

CINCO ESCOLHIDOS
Serão selecionados cinco filmes, sem distinção de estado ou país concorrente, sendo um documentário em média ou longa metragem, um documentário em curta (até 19 min.) um curta de ficção (até 19 min.), outro de animação (até 19 min.) e uma videoarte.

Dani indica que a escolha será feita por um comitê de seleção constituído por membros da diretoria e/ou sócios da Associação que não tiverem inscrito suas respectivas produções na mostra, além de membros indicados pela produção do Amazônia Doc. e mais um realizador independente convidado. Eles emitirão notas avaliativas de 05 a 10 para cada vídeo.

Os selecionados para Mostra Bruno Assis não terão relação com a Mostra Competitiva do Amazônia Doc e não concorrerão a premiações em dinheiro ou troféu. “O resultado da Mostra Bruno Assis vai compor um DVD duplo que será reproduzido e enviado para as 27 ABDs do Brasil, para que seja exibido nos respectivos pontos de exibição e cineclubes”, informa a presidente da entidade local.

De acordo com Franco, os filmes podem ser inscritos via internet, postando os endereços dos mesmos em sites como vimeo e youtube, e os enviando para o endereço abdecpar@gmail.com ou enviando/entregando os filmes e material de divulgação para Rua Silva Rosado, 451 (entre Teófilo Conduru e Guerra Passos, CEP 66070-515). 

O material deve ser endereçado a ela, que lembra que as inscrições são gratuitas, sendo de responsabilidade do realizador as despesas de envio postal. Os filmes da Mostra Bruno Assis serão exibidos nos dias 5, 6 e 7 de novembro no Cine Sesc Boulevard, dentro do Amazônia Doc.3 que será de 5 a 11 de novembro. (Diário do Pará)