quarta-feira, setembro 08, 2010

8o Congresso Brasileiro de Cinema e FAAL


Esclarecimentos replicados na lista da ABDeC-Pa e Fórum do Audiovisual da Amazônia Legal.

Caríssimos, como a maioria de vocês sabe, estamos as portas da realização do 8o CBC. No entanto, ainda existem alguns ruídos sobre sua realização e a presença da ABDeC-Pa. Por isso replico aqui a mensagem que enviei para lista do Fórum do Audiovisual da Amazônia Legal.

Bom dia.

Diante das dúvidas de muitos de vocês, venho esclarecer alguns pontos.

1 - O estado do Amapá já realizou seu "mini-fórum", ainda no semestre passado, voltando as ações para a realização do FAAL.

2 - Também no semestre passado, logo após a video-conferência do dia 22 de junho, nós da ABDeC-Pa fizemos uma convocação aqui mesmo nesta lista para realizarmos o nosso mini-fórum do Pará, a fim de afirnamos as nossas propostas locais para serem ampliadas dentro do FAAL. O Mini-fórum seria realizado durante os dias 28 e 29 de JUNHO na Casa da Linguagem, que havia cedido seu espaço. No entanto, diante da impossibilidade dos que responderam a convocação, o mini-fórum foi cancelado sem indicativo de nova data para sua realização.

3 - Durante os dias 13 e 17 de julho, todas as ABDs do país (menos o Maranhão, que não compareceu por motivo de doença de seu reprentante) estiveram reunidas na cidade de Vitória, a convite da Mostra 10 anos da ABD Capixaba.
Nesse momento, aproveitamos a presença dos representantes dos estados da Amazônia Legal para afinamos o discurso relativo ao FAAL. Foram realizadas 03 reuniões especifícas com os estados da Amazônia Legal, das quais resumo:
3.1 - Foi acordado que Goiás não estaria presente como participante do Fórum, já que legalmente não teria como ser beneficiada com seu resultado, mas que participará do FAAL como OUVINTE a fim de buscar maturação e direcionamento de políticas públicas que possam ser replicadas na sua região.
3.2 - Foi também neste momento, que o realizador Júnior Rodrigues, informou da possibilidade de Manaus sediar o FAAL, já que até então não havia informação sobre patrocínio para o Fórum em Belém. Assim acordamos que se até o dia 30 de julho não tivessemos retorno do MinC e/ou Governo do Estado do Pará, indicaríamos Manaus para ser a sede.
3.2.1 - Diante do não retorno do Júnior Rodrigues, a ABD AM informou (durante o Seminário Curta e Mercado, realizado em São Paulo entre os dias 15 e 17 de agosto), que Manaus não tem como realizar o FAAL neste ano de 2010.
3.3 - Ainda em Vitória, entreguei pessoalmente ao Secretário do Audivisual Newton Canitto, o projeto do FAAL, para a oficialização do patrocínio do MinC. (FOTO NO ANEXO).
3.4 - O resultado do encontro de Vitória está no documento intitulado "Carta de Vitória", que é a convergência das ABDs para as políticas voltadas ao audiovisual. O documento pode ser visto no endereço: http://abdecpara.blogspot.com/ 2010/08/resultado-encontro- das-abds.html

4 - A ABDeC-Pa irá ao 8o CBC representada por seu vice-presidente, Bruno Assis. Além dele, o Afonso Gallindo, que é Diretor de Regionalização da ABD Nacional e membro do Conselho Fiscal da ABDeC-Pa, também estará presente.
Como já expliquei anteriormente numa mensagem em resposta ao Franciso Weil, a ABD está inserida no contexto do CBC. Historicamente a ABD participa do CBC, independente de indicação de representação pela sociedade civil.
O CBC basicamente trabalha com GTs, e neles serão discutidas as melhorias, avanços e dificuldades de cada setor da cadeia do audiovisual . Vocês podem tirar as dúvidas sobre o que é o Congresso no endereço: http://culturadigital.br/ cbcinema/

5 - Como já informei ao Francisco em outra mensagem, infelizmente neste momento não temos como nos reunir presencialmente já que tanto o Afonso, quanto o Bruno estão viajando e eu estou sem horários disponíveis. Porém, como também já informei, podemos dialogar neste espaço virtual, não necessariamente nesta lista.

6 - A ABD é uma entidade representante do audiovisual e preza pelos interesses de seus associados. Devido as fragilidades do setor, especialmente em Belém, a ABDeC do Pará se dispõe a abrir e ampliar os dialógos com outros representantes da sociedade civil, como tem feito, por exemplo, com a recém-criada PARACINE. No entanto, não existe OBRIGATORIEDADE de QUALQUER ABD abrir suas pautas para a sociedade em geral, especialmente quando suas ações já foram direcionadas, como é o caso do 8o CBC, para onde iremos com a direção que está acertada na CARTA DE VITÓRIA.
Apesar disso, continuamos nos dispondo a dialogar e receber propostas de qualquer PESSOA interessada em contribuir para o avanço do cinema e audiovisual na Amazônia.

Nossa atual diretoria pensa e direciona suas ações constantemente, e comumente recebemos apoio e propostas mesmo de não-sócios, ou de sócios que não contribuem com suas obrigações, como anuidade, por exemplo.

7 - Acredito que a MAIOR confluência de ideias que DEVEMOS levar para o 8o CBC é a realização do FAAL. Por isso, proponho que ESTUDEMOS os eixos temáticos que NÓS MESMOS decidimos e maturamos, para esmiuçarmos suas possibilidades dentro dos GTs que os participantes do Pará estarão trabalhando no 8o CBC.

8 - No dia 16 de agosto, lançamos dentro da ABD Nacional a "Mostra ABD da Amazônia Legal", conforme mensagem que copio abaixo:

"A diretoria da ABDeC-Pa está organizando a 1a Mostra ABD da Amazônia Legal, que será realizada dentro da 2a edição do Amazônia Doc ( http://amazoniadoc.com/es/ ).

Serão selecionados, até o dia 10 de outubro, 02 filmes por estado, sendo curtas de ficção, incluindo animação e documentários (curtas, médias ou longas). A seleção dos filmes será feita pela curadoria do Amazônia Doc. Para inscrever é necessário ser abdista, não importando a data de realização do filme. O regulamento será postado logo mais no blog da ABDeC-Pa www.abdecpara.blogspot.com e também no sítio do 2o Amazônia Doc.

O principal objetivo da Mostra ABD da Amazônia Legal, é realizar um mapeamento das melhores produções dos estados que compõem a Amazônia Legal brasileira; e será o marco para a realização do FAAL - Fórum do Audiovisual da Amazônia Legal, em Belém.

O envio dos filmes pode ser feito via internet para o endereço abdecpar@gmail.com ou via correio para Travessa 1a de Queluz, Ps. Sto Antônio, número 48, São Braz, CEP: 66090-420, Belém-Pa, ATT: Dani Franco - presidente ABDeC-Pa.

Lembrando que os filmes selecionados para a Mostra ABD da Amazônia Legal NÃO estarão dentro da Mostra Competitiva do Amazônia Doc, que está com suas inscrições abertas até o dia 30 de setembro.

Aguardamos as produções de vocês!"

Os objetivos da ABD com esta Mostra são
1 - Realizar um mapeamento das produções abdistas da Amazônia Legal.
2 - Dar o "start" necessário para a difusão da realização do FAAL.

Como estive nas últimas 03 semanas, ainda não consegui postar o regulamento da Mostra ABD da Amazônia Legal, o que deve ser feito até o dia 10 deste mês de setembro (exato 01 mês antes da data de encerramento das inscrições). O regulamento será postado em nosso blog e difundido através dos veículos de comunicação oficiais e na internet através de blogs, sites, listas como esta e o apoio de cada um de vocês.

No mais, desejo um bom dia a todos e boa viagem ao Afonso, Bruno e Francisco.

Abraços cordiais,

Dani Franco - Presidente ABDeC-Pa

Um comentário:

Fanzine Episódio Cultural disse...

O Fanzine Episódio Cultural é uma jornal bimestral (Machado-MG/Brasil) sem fins lucrativos distribuído gratuitamente em várias instituições culturais, entre elas: Casa das Rosas (SP/SP), Inst. Moreira Salles (Poços de Caldas-MG) e Cia Bella de Artes (Poços de Caldas-MG). De acordo com o editor e poeta mineiro Carlos Roberto de Souza (Agamenon Troyan), “o objetivo é enfocar assuntos relacionados à cultura, e oferecer um espaço gratuito para que escritores, poetas, atores, dramaturgos, artistas plásticos, músicos, jornalistas... possam divulgar suas expressões artísticas”.