quinta-feira, setembro 16, 2010

Inscrições abertas para o curso de Cinema da UFPa


Com informações do www.holofotevirtual.blogspot.com

Na quinta-feira passada, dia 09, passada recebi uma ligação da TV Cultura pedindo uma entrevista da ABDeC sobre a implantação do curso de cinema em Belém. Num misto de espanto e alegria, disse ao povo que esta é mais uma das conquistas que tem o dedo da ABDeC-Pa, que desde as duas últimas gestões vem conversando com os responsáveis pelo ICA para a implantação do curso de cinema na UFPa.

Não importa quanto tempo se passou para essa implantação. O que vale é que o curso está aí, pronto para realizar seu vestibular e montar sua primeira turma. A hora agora é de se inscrever e estudar para a prova do vestibular. As inscrições começaram no último dia 10 e seguem até 03 de outubro.

O curso de Cinema e Audiovisual  da Universidade Federal do Pará é o único em toda a região norte do país. Seu edital de seleção será divulgado na página do Centro de Processos Seletivos (CEPS: (www.ceps.ufpa.br) da UFPA, na internet. Ao todo, serão 26 vagas, sendo metade destinadas a cotistas, e o prazo para quem quiser buscar a isenção da inscrição é até amanhã, 17 de setembro. O resultado da isenção será divulgado no dia 23. O pagamento das inscrições deve ser feito impreterivelmente até 4 de outubro.

Os cartões de identificação estarão disponíveis a partir do dia 15.10, e a prova ocorrerá em seguida, dia 24, das 8h às 12h, no Campus Guamá.

A Graduação em Cinema e Artes Visuais possui, entre seus objetivos, a formação de profissionais que atuem nas diversas funções relacionadas à produção em cinema e em audiovisual, como direção, roteiro, produção, fotografia, edição/montagem, cenografia, figurino, som, animação, infografia e finalização nas áreas de pesquisa, teoria, análise, crítica, preservação, acervo e memória do Cinema e do Audiovisual.

De acordo com Afonso Medeiros, diretor do Instituto de Ciências da Arte (ICA), a compra de boa parte dos equipamentos para o curso está em processo de licitação. A ampliação do Atelier de Artes, na Faculdade de Artes Visuais (FAV), o qual receberá alunos, equipamentos, biblioteca e laboratórios do novo curso, deve ser licitada brevemente.

Para acessar o edital visite a página do CEPS (www.ceps.ufpa.br). Mais informações pelos  (91) 3201-7622, 3201-7266.

De Assalto e São Paulo S.A. no CCPV de terça

Cena do curta "De Assalto", com o protagonista Rafael Oliveira



Depois da estréia no dia 15 de julho passado, o curta-metragem de ficção "De Assalto", do diretor Ronaldo Rosa, chega à tela do Ponto de Exibição Cineclube Pedro Veriano nesta terça, 21 de setembro.

Rodado em 2004, com produção de Cláudio Barros e Zê Charone, “De Assalto” conta uma estória urbana, onde o "pequeno" tráfico de drogas de Belém é retratado. Tendo como protagonistas os não-atores Jorge Fleury e Rafael Oliveira, o vídeo tem duração de 14 minutos, onde é mostrada venda de drogas entre amigos como bico entre os jovens de uma cidade noturna e chuvosa. A classificação é 14 anos.

Após o curta paraense, o CCPV apresenta o longa "São Paulo S.A." de Luis Sergio Person. 
Filme brasileiro de 1965, que retrata a vida da classe média brasileira durante o período desenvolvimentista dos anos 50. Premiado na Primeira Mostra Internacional do Novo Cinema de Pesar, e no VIII Festival Internacional do Filme de Acapulco (México), também teve a atriz Eva Wilma indicada ao prêmio de Melhor Atriz ao lado de Betty Davis e Grace Kelly, além de diversos prêmios na cidade de São Paulo e no Brasil.

Lançamento Miguel Miguel

Nesta sexta-feira, dia 17.09, haverá o lançamento oficial da mini-série "Miguel Miguel", de Roger Elarrat.

Será no Teatro Gasômetro, às 19h. De grátis, pra todo mundo ver!

Compareçam.