sexta-feira, outubro 29, 2010

Mostra ABD da Amazônia Legal será de 05 a 08 de novembro

A segunda edição do Festival Amazônia Doc, será aberta nesta quarta-feira, dia 03 de novembro, no Cinema Olympia. A Mostra ABD da Amazônia Legal, será realizada no período de 05 a 08 de novembro no auditório do Instituto de Artes do Pará. Na programação estão documentários e curtas dos estados do Pará, Amazonas, Mato Grosso, Amapá, Tocantins e Rondônia. Confira abaixo os dias de cada filme.


05/11 - sexta-feira - 17h30
Comprometendo a Atuação / MT – 17’
Direção: Bruno Bini 


Sinopse: Wallace é um jogador de futebol com um dilema. Aos dezoito anos, tem a chance de ser convocado para um time de primeira divisão. Mas isso vai depender de muito preparo, muita concentração e nada de sexo antes do jogo.


Vai passar a banda / AP
Direção e roteiro: Thomé Azevedo
Sinopse: Pensando em preservar a história do carnaval macapaense, o documentário relata sobre o maior bloco de sujos do norte do país.

Subindo a Serra / Pa - 3'05"
Direção: Maria Christina

Belém aos 80  / Pa - 103'
Direção: Alan Guimarães
Sinopse: Documentário sobre a vida cultural na década de 80 em Belém-Pa

Brasileiro Lindo / AP
Direção, roteiro e narração: Thomé Azevedo
Sinopse: Artistas e famílias tradicionais do Amapá que no início dos anos 80 sentiram necessidade de se reunir com intuito de preservar a cultura herdada por ancestrais africanos do estado.

06/11 - sábado - 17h30
Curtas do Amazonas – AM - 30'
Diretores: Michele Andrews, Denílson Novo, Ewerton Almeida , Maurício Pardo, Allan Gomes, Graciene Siqueira, Júnior Rodrigues, e Keila Serruya

Infernos / Ma - 15'
Direção: Frederico Machado

Litânia da Velha / Ma - 18'
Direção: Frederico Machado

A Dois Passos do Paraíso / To
Direção: Alan Russel
Sinopse: A quase três décadas, na pequena e pacata cidade de Miracema do Norte, no norte de Goiás, o jovem caminhoneiro Arlindo Orlando e sua então noiva, Mariposa Apaixonada, sonham em ter uma vida juntos. A dois passos do Paraíso, é uma ficção inspirada na música “A Dois Passos do Paraíso”, sucesso da Banda Blitz na década de 1980. Mais de 25 anos depois da música estourar nas rádios de todo o país, o curta pretende contar a história que inspirou a composição, mostrando como nasceu o amor proibido entre o casal, como eles planejaram fugir da tirania do pai da moça e como o romance se desfez quando o caminhoneiro abandonou o plano de fuga.

07/11 - Domingo - 19h
Encantados / Pa - 21'
Direção: Ana Lúcia Bentes e Luís Carlos C. Dias
Sinopse: Documentário com base num Trabalho de Conclusão de Curso-TCC de
alunos da Universidade Federal do Pará, enfocando a relação entre a Mitopoética
amazônica, com seus entes, aparições, visagens e lendas, a partir do relato oral
dos alunos do Ensino Fundamental em escolas das comunidades de Mocajatuba e
Genipaubinho, no município de Colares, região do Salgado paraense.

Da Banca Pra Fora / To - 42'
Direção: Yonara Aniszewski

Cabelo Seco no Encontro dos Rios /Pa
Direção: Coletivo Audiovisual de Marabá

Quilombagem / Ro - 52'
Direção: Jurandir Costa e Fernanda Kopanakis 
Sinopse: O documentário Quilombagem aborda o processo de formação e resistência da comunidade negra dos quilombos de Santo Antônio do Guaporé e Pedras Negras, na fronteira entre Brasil e Bolívia, a partir da ocupação do Vale do Guaporé no século XVIII pelos Reinos de Portugal e Espanha, para exploração do ouro com mão-de-obra escrava de negros trazidos de vários pontos da África. Quilombagem promove uma revisão histórica, contextualizando o drama diário das comunidades com a falta de transporte, acesso precário à saúde e educação, a tragédia das famílias que foram expulsas para as cidades mais próximas, e o conflito fundiário instalado pelo Ibama, a partir da criação de uma reserva biológica no território quilombola.

08/11 - Segunda-feira, 19h
Cinema de Bolso / To - 14’40”
Direção: Alan Russel
Sinopse: Na periferia de Palmas,  jovens e adolescentes modificam a realidade em que vivem através de um projeto social que disponibiliza cursos de roteiro, direção e produção de curta-metragens a partir de celular (Pocket Movie). O fio condutor desse documentário são as transformações vividas pela personagem Merck Miranda, adolescente, ex-moradora de um assentamento rural e hoje produtora.

Vestígios do Tempo / MT - 19’20”
Direção: Ronaldo Adriano
Sinopse: Em meio a vestígios de coisas, lugares e pessoas a vida se revela com sua teimosia, vigor e crueldade a um ex-garimpeiro da Amazônia mato-grossense movido pelo desejo de vingança e também a uma jovem sem qualquer perspectiva.

Serra Pelada – Esperança não é sonho / Pa - 52'
Direção: Priscilla Brasil
Sinopse: Mais de 20 anos de espera separam a realidade miserável dos garimpeiros de Serra Pelada das toneladas de ouro retiradas nos anos 80. Na poeira da pequena vila perdida no meio da Amazônia, os sonhos de enriquecer ainda fazem milhares de pessoas resistir à idéia de abandonar o lugar. E as vidas passam, conduzidas por uma esperança que mais aprisiona do que liberta.

Motocontínuo / Pa


A programação completa do Amazônia Doc.2 está no www.amazoniadoc.com . Toda a programação é gratuita!

Nenhum comentário: