sexta-feira, maio 07, 2010

Resultado Mostra ABDeC-Pa



ABDeC-Pa contempla a pluralidade de sua produção no resultado de sua primeira Mostra

Encerrada na sexta-feira, dia 30 de abril, a 1a Mostra da ABDeC-Pará contemplou 06 filmes que integrarão o DVD resultante do projeto. "Seu Didico. Paraense Velho Macho" de Chico Carneiro, "Mulheres de 20" de Ivan Oliveira, "O antigo e o novo" de Célia Maracajá, "Para todas as Horas" de José Arnaud, "O Negro no Pará" de Afonso Gallindo, e "O Mundo de Célia" direção coletiva, foram os filmes mais votados pelo público que compareceram à Mostra durante uma semana.

Pensada em parceria com a ABD Nacional, a Mostra da ABDeC-Pará foi a primeira a ser realizada no país. Agora os filmes selecionados serão distribuídos através de um DVD, que as ABDs de todas as capitais brasileiras e do Distrito Federal vão receber e exibir em seus respectivos pontos de exibição.

Além das ABDs, o resultado da Mostra ABDeC-Pa também vai circular em municípios paraenses como Parauapebas e Marabá, entre outros.

A partir de agora as demais ABDs do país darão continuidade as suas Mostras e os resultados também serão enviados para ABDeC-Pa que vai exibir esses filmes em seu ponto de exibição, o Cineclube Pedro Veriano, na Casa da Linguagem.

Veja abaixo as sinopses dos filmes que representarão a produção da ABDeC-Pa.

“Seu Didico: Paraense Velho Macho” de Chico Carneiro – Documentário – 65’

Sinopse: Documenta a saga de um herói brasileiro. Vivente dos rios da Amazônia paraense, seu Didico, 74 anos de idade, casado, 09 filhos (“todos vivos, graças a Deus) esbanja jovialidade, alegria, picardia e robustez, enquanto transporta no velho barco “Samaria” a madeira com que – honestamente – ganha a vida.

Ao navegar por outros brasis, este documentário também registra a imparável destruição da floresta amazônica.

Ficha técnica:

Produção, fotografia, câmera, som, edição e realização: Chico Carneiro

Músicas: Cincinato Júnior, Allan Carvalho, Luiz Pardal

Direção Musical: Luiz Pardal


Mulheres de 20 de Ivan Oliveira – 42’

Sinopse: Documentário. Parauapebas, sudoeste do Pará. Uma cidade, 22 anos de história. Há 20 anos uma dessas histórias vem se construindo e se consagrando com uma das maiores manifestações femininas do interior brasileiro, o Encontro da Mulher de Parauapebas, evento que marca as comemorações do Dia Internacional da Mulher.

Ficha técnica:

Direção: Ivan Oliveira

Realização: HD Produções

Imagens: Gilson Mesquita

Montagem: Edinan Costa e Ivan Oliveira

Som: Willame Reis

Arte: Ivan Oliveira


O antigo e o novo de Bdjai Xikrim, Bijack, Bemajti Xikrim e Betikre Kayapó 16’ Sinopse: Três documentários realizados a partir de oficinas de audiovisual para os indígenas, onde o tema central abordado foi a educação escolar indígena, com base nas conferências regionais culminando com a realização da Conferência Nacional. Que reuniu cerca de 200 povos indígenas em Brasília, apontando novos rumos para educação escolar indígena reforçando cada vez mais o tipo de escola que cada povo quer para seu futuro, onde a autonomia e identidade cultural sejam valores indeléveis para construção do melhor caminho. Ficha técnica: Coordenação e Direção Geral: Célia Maracajá

Para todas as horas de José Arnaud – 15’50”

Sinopse: Ficção – Três amigos saem para uma viagem onde irão descobrir que os limites entre sentimentos e sensações são muito efêmeros. Amor e amizade num contexto de pós-modernidade. “Não somos bons nem maus, o que somos então?”

O Negro no Pará de Afonso Gallindo – 37’44”

Sinopse: Doc-ficção sobre o processo de pesquisa de Vicente Salles (pesquisador) para publicção de sua importante obra “O Negro no Pará – Sob o Regime da Escravidão”. Com depoimentos de remanescentes do quilombo de Petimandeua (Castanhal -Pará), pesquisadoras e integrante do movimento negro no Pará, em busca do percurso dessa investigação histórica.

Ficha técnica:

Direção: Afonso Gallindo

Roteiro: Afonso Gallindo/Rose Silveira

Produção Executiva: Rose Silveira

Edição: Afonso Gallindo /André Mardock

Produção: Maria Christina

Fotografia: Marcelo Rodrigues

Mixagem Aúdio: Léo Bitar

Elenco: Dani Sá e Ronald Bergman (in memoriam)

Realização/Patrocínio: Instituto de Artes do Pará (IAP) / Projeto Raízes

O mundo de Célia direção coletiva membros ABDeC-Pa – 6’

Sinopse: Documentário. “O Mundo de Célia” é resultado do projeto Ponto Brasil, realizado no Instituto de Artes do Pará em 2009, através do Núcleo de Produção Digital. Com direção coletiva de membros da ABDeC do Pará, o curta dá voz a uma prostituta que vive em rua histórica de Belém.

2 comentários:

Carpinteiro de Poesia Francisco Weyl disse...

Não coloco em dúvida lisura do processo de escolha destes filmes, entretanto, lamento que pessoas ligadas à própria gestão de uma entidade participem de concurso promovido por esta.

Dani Franco disse...

Weyl,


Esclarecendo então suas dúvidas, ressalto que a Mostra ABDeC-Pa não foi um concurso e sim como o próprio nome diz uma "Mostra". Em seu edital está claro que a Mostra foi pensada para os realizadores abdistas, ou seja um evento para mostrar as produções realizadas pelos membros que compõe a Associação. Assim é óbvio que os contemplados para entrar no DVD são TODOS membros abdistas...

Sobre espaço pra mais alguém, ainda no edital está claro que a ABDeC-Pa está aberta para inscrições de novos associados e que estes novos sócios podem inscrever seus filmes e vídeos na próxima Mostra que esta diretoria realizará ainda em 2010.

Ressalto ainda que a ABDeC-Pa é uma instituição de representação de classe e que seus membros são obrigatoriamente realizadores e/ou técnicos de cinema. No meu caso particular, atuo na assessoria de imprensa para o cinema desde 2003 e em produções em cinema e vídeo desde 2002, mas ainda não sou uma realizadora e por isso não inscrevi nenhum filme, mas esteja certo de que se tivesse algum sem dúvida ele teria entrado na Mostra, já que seu resultado foi garantido através dos votos do público presente.

Qualquer outra dúvida, estamos aqui ...

Abraço fraterno

Dani Franco - Jornalista DRT-Pa 1749
Diretoria ABDeC-Pa