quarta-feira, abril 28, 2010

Programação completa Mostra ABDeC-Pa


Mostra ABDeC Pará apresenta um mosaico de linguagem nos três últimos dias da sua programação

Os saberes marajoara, lutas indígenas, homenagem a Max Martins, videoclipes, vídeoartes e documentários estão entre os vídeos e filmes da 1ª Mostra da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas que segue de hoje até a próxima sexta, dia 30.04.10

Confira abaixo a programação completa dos três últimos dias

Quarta-feira – 28.04.10

Cordão do Galo de Rogério Parreira, Ronaldo Silva e Wellingtom Cezar – 12’

Sinopse: Documentário do projeto “Caixas de boi-bumbá-tecnologias e saberes marajoaras”, que resultou na criação do Cordão do Galo, onde as crianças marajoaras são as principais protagonistas dessa rica vivência cultural onde a preocupação com o meio ambiente aliada a raiz cultural do Marajó traduz as principais virtudes deste movimento.
Ficha técnica:

Direção: Rogério Parreira, Ronaldo Silva e Wellingtom Cezar

Trilha sonora: Ronaldo Silva, Cincinato Júnior, Alan Carvalho.

Aprendendo a voar de Bdjai Xikrim, Sateia Kui Assurini, Topramres Junure, Keyipytiti Bijack, Bemajti Xikrim, Aprare Gavião, Eslani Karaja e Betikre Kayapó – 13’

A arte de saber de Takakri Kayapó, Bdjai Xikrim, Bemajti Xikrim e Betikre Kayapó – 14’

O antigo e o novo de Bdjai Xikrim, Bijack, Bemajti Xikrim e Betikre Kayapó 16’

Sinopse: Três documentários realizados a partir de oficinas de audiovisual para os indígenas, onde o tema central abordado foi a educação escolar indígena, com base nas conferências regionais culminando com a realização da Conferência Nacional. Que reuniu cerca de 200 povos indígenas em Brasília, apontando novos rumos para educação escolar indígena reforçando cada vez mais o tipo de escola que cada povo quer para seu futuro, onde a autonomia e identidade cultural sejam valores indeléveis para construção do melhor caminho.
Ficha técnica:

Coordenação e Direção Geral: Célia Maracajá

Puxirum de Rogério Parreira e Célio Cavalcante – 28’
Sinopse: Ajuntório cultural, a palavra Puxirum de origem Tupi significa cooperação, união, mutirão, coletividade e partilha. Expressões culturais populares paraenses que são reunidas para fortalecer carnavais amazônicos. Refletindo sobre as particularidades e desafios de realizar esta ação cultural com responsabilidade social e ambiental.

Porto Max do Coletivo de Audiovisual do Curro Velho - 26’
Sinopse:
O documentário aborda vários aspectos da vida do poeta, da vida familiar até os ricos processos criativos em suas diversas manifestações literárias. A narrativa poética e moderna se traduz em cinema comprometido com a cultura brasileira.

Ficha técnica:

Direção geral: Rogério Parreira

Quinta-feira, 29.04.10

I Semana dos Povos Indígenas de Luiz Arnaldo Campos - 12’
Sinopse: Documentário. Durante a semana dos povos indígenas, delegações de mais de trinta etnias que vivem no Pará se encontram em Belém, buscando sua auto-organização e a construção de uma pauta de reivindicações junto ao governo estadual. Um momento de afirmação de direitos e projeções para o futuro.

II Semana dos Povos Indígenas de Luiz Arnaldo Campos e Célia Maracajá – 16’
Sinopse: Documentário. A luta pela demarcação da terra macuxi de Raposa Serra Sol pressiona a II Semana dos Povos Indígenas a enfrentar duas questões essenciais. Os índios são importantes para o Brasil? Os índios devem Ser considerados brasileiros?

III Semana dos Povos Indígenas do Coletivo Audiovisual – 7’
Sinopse: Durante a III Semana dos Povos Indígenas, jovens kayapós, xikrins e gaviões, integrantes da oficina de audiovisual percorrem as ruas de Belém com uma pergunta na ponta da língua: o Brasil foi descoberto ou invadido. Este é o filme fundamental de suas vidas.

Ficha técnica:

Coordenação e Direção Geral: Célia Maracajá

Edição: Luiz Arnaldo Campos

Origem dos Nomes de Marta Nassar

Sinopse: Documentário. No primeiro momento, o filme destaca a pintura corporal dos índios Kayapó-Xikrin, grupo do tronco lingüístico Jê que ocupa vasta área do sudeste do Pará, entre os rios Xingu e Tocantins, que além de possuir uma beleza plástica surpreendente, constitui um “sistema” de linguagem visual, uma gramática, um idioma-código expresso graficamente no corpo, e utilizado para transmitir mensagens, de múltipla e importante significância, na organização social da tribo.

No seu desenvolvimento, o filme narra o mito dos Kayapó-Xikrin que explica a origem de um dos rituais de iniciação,”a festa de nominação”.

Ao final, o filme mostra os índios Xikrin em diversos aspectos da pintura corporal e da ornamentação do corpo utilizada exclusivamente para o ritual de nominação. E depois, mostra a própria festa da nominação.

Para todas as horas de José Arnaud – 15’50”

Sinopse: Ficção – Três amigos saem para uma viagem onde irão descobrir que os limites entre sentimentos e sensações são muito efêmeros. Amor e amizade num contexto de pós-modernidade. “Não somos bons nem maus, o que somos então?”

Círio de Nossa Senhora de Nazaré de Alan Guimarães – 26’

Sinopse: Documentário sobre o Círio de Nazaré que registra, além da procissão principa - uma das maiores do Brasil, com mais de 1 milhão de participantes -, mas muitas outras celebrações que compoem um complexo ritual religioso e profano, de grande siginificado cultural para o povo paraense.

O Negro no Pará de Afonso Gallindo – 37’44”

Sinopse: Doc-ficção sobre o processo de pesquisa de Vicente Salles (pesquisador) para publicção de sua importante obra “O Negro no Pará – Sob o Regime da Escravidão”. Com depoimentos de remanescentes do quilombo de Petimandeua (Castanhal -Pará), pesquisadoras e integrante do movimento negro no Pará, em busca do percurso dessa investigação histórica.

Ficha técnica:

Direção: Afonso Gallindo

Roteiro: Afonso Gallindo/Rose Silveira

Produção Executiva: Rose Silveira

Edição: Afonso Gallindo /André Mardock

Produção: Maria Christina

Fotografia: Marcelo Rodrigues

Mixagem Aúdio: Léo Bitar

Elenco: Dani Sá e Ronald Bergman (in memoriam)

Realização/Patrocínio: Instituto de Artes do Pará (IAP) / Projeto Raízes

Sexta-feira, 30.04.10

Shangrilah de Fábio Hassegawa – 5’

Sinopse: Documentário. O livre caminho pelas árvores, banho de paz eterna, ébrio de algum tempo neste lugar oculto.

Ficha técnica:

Direção, Roteiro, Produção Executiva e Fotografia: Fabio Hassegawa
Arte: Marcelo Rodrigues
Edição: Carlos André Mendes
Elenco: Cadinho, Sr Oswaldo, Ian.

Perfume de Bordel de Ronaldo Rosa – 5’30”

Sinopse: Vídeo-clipe. Executivo se apaixona por garota de programa e vai assistir ao show da banda LetraC. Ao final leva um “boa noite Cinderela” e a banda divide o dinheiro.

Ficha técnica:

Direção: Ronaldo Rosa

Assistente de direção: João Felipe

Edição: Henrique Pena

Cromoverdose de Leonardo Venturieri – 12’

Sinopse: Cromoverdose narra as experiências de cidadão comum ao entrar em um programa terapêutico perigoso. O programa consta em projeções de imagens relacionadas à cores e significados que são projetados na retina do paciente. O vídeo não é recomendado aos cardíacos e epiléticos.

Ficha técnica:

Direção, Produção, Trilha Sonora e Roteiro: Leonardo Venturieri

Direção de Fotografia: Adalberto Junior

Elenco: Mateus Maia, Carol Magno, Luana Moura

Câmera 1: Márcio de Carvalho Pamplona (Marajó)

Câmera 2: Odair Pires

Estúdio de Gravação: Floresta Sonora

Engenheiros de Som: Bruno Fernandes e Léo Chermont

O mundo de Célia direção coletiva membros ABDeC-Pa – 6’

Sinopse: Documentário. “O Mundo de Célia” é resultado do projeto Ponto Brasil, realizado no Instituto de Artes do Pará em 2009, através do Núcleo de Produção Digital. Com direção coletiva de membros da ABDeC do Pará, o curta dá voz a uma prostituta que vive em rua histórica de Belém.

Belém aos 80 de Alan Guimarães e Januário Guedes – 102’

Sinopse: O documentário faz um inventário, aravés de entrevistas e matyerial de aqguivo, da movimentação cultural dos anos 80 em Belém, no teatro, cinema, literatura, fotografia, artes plásticas, música e outras celebrações culturais, que aconteciam em espaços a elas consagradas, mas também nas ruas, praças, e nos bares (como o "Bar do Parque" e no "Três por Quatro") onde se reuniam artistas e públicos em confraternização.

Sobre a Mostra ABDeC-Pa

Com 28 produções inscritas, a 1a Mostra ABDeC-Pa recebe vídeos e filmes não só de Belém, mas também de cidades como Paraupebas e Marabá, municípios que vem se consolidando no cenário audiovisual paraense. Além deles, produções com temáticas indígenas, videoclipe, experimentalismo, vídeo-arte, ficções e documentários, compõe a grade da Mostra que termina na sexta-feira, dia 30.

A maratona de filmes começa sempre às 18h30 e segue até 20h30, no ponto de exibição da ABDeC-Pa, Cineclube Pedro Veriano. O público vai selecionar 05 filmes, sendo um documentário e quatro curtas-metragem, que vão compor um case de DVDs representando o audiovisual do Pará. Cada case será reproduzido em 26 cópias, distribuídas para todas as capitais brasileiras, mais o Distrito Federal, onde serão exibidos nos pontos de exibição das demais ABDs do país.

Além das ABDs, municípios de regiões como o sudeste e salgado paraense, entre outros, também receberão suas cópias, permitindo assim maior difusão dessas produções.

Pensada em parceria com a ABD Nacional, a 1ª Mostra ABDeC-Pa é mais uma forma encontrada pela atual gestão da entidade de proporcionar abertura de janelas para o cinema e audiovisual do Estado.

Serviço

1ª Mostra ABDeC-Pa, de 26 a 30 de abril de 2010

Cineclube Pedro Veriano – Casa da Linguagem – Avenida Nazaré, esquina com Assis de Vasconcelos.

A partir das 18h30

Entrada franca

Informações e entrevistas

Dani Franco – Assessora de Comunicação e Diretora ABDeC-Pa

Jornalista DRT-Pa 1749/ (91) 8167 5745

msn: danifrancoeu@hotmail.com

www.abdecpara.blogspot.com