quinta-feira, janeiro 31, 2008

Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual, Encontro de Diretoria ABDN e reunão com Secretário do Audiovisual.

Aconteceu no mês de janeiro passado.
Incialmente gostariamos de agradecer a organização do Festival pela acolhida e espaço dsiponibilizado para o encontro da Diretoria ABDNacional. Em especial a toda a organização do evento e a Prefeitura de Atibaia, Difusão Cultural de Atibaia pela realização deste importante evento.
Foram 6 dias de projeções de filmes de vários gêneros e paises e muita discussão.
Fora o seminário “80 anos de Cineclubismo no Brasil: Alternativas de distribuição e exibição de conteúdos audiovisuais”, espaço importante para conhecer melhor e paínel do cineclubismo e sua importância para a o cinema brasileiro.

Da esquerda para direita: Guto Pasko (AVEC/ABDPR), Emanoel Freitas (InstitutoAmazônia Imaginária), José Araripe Cavalcanti Júnior (CTAV/MinC), Luís Alberto Cassol (Moderador), Claudio Constatino (Curto Circuito/CurtaMinas) e Daniela Fernandes (Curto CNC/ABD).

Também aconteceu a mostra em comemoração ao Dia Internacional da Animação (Dia 16/01), reunião do Secretariado Latino Americano da Federação Internacional de Cineclubes, Encontro de Festivais parceiros do Festival de Atibaia, Reunião de diretoria do Congresso Brasileiro de Cinema (CBC) e Reunião de diretoria da ABD Nacional.

Diretoria ABDN e amigos
Da esquerda para direita: Márcio Blanco (Dir. de Assuntos Institucionais - ABD RJ), Guto Pasko (Dir. de Regionalização - AVEC/ABDPR), Sáskia Sá (Conselho Fiscal - ABD ES), Cândido da Fonseca (Dir. de Comunicação), no centro de óculos escuros Sollange Lima (Presidente da ABDN), Danielle Bertolinni (Dir. Administrativa) , Mauro D’Addio (Vice-presidente - ABD SP), Heraldo Cavalcanti (Secretário Geral - ABD CE), Guto Lima (Tesoureiro - ABD SC).
Em baixo: Rosangel (ABD PB) e Afonso Gallindo (Conselho Fiscal - ABD PA)


Na reunião, com pauta bastante ampla (vide ata no blog da ABDN, link abaixo), foi apresentado o piloto do projeto “ABD no AR” e ai levantado os devidos pontos. Além disso, durante a última mesa do seminário que teve a presença do Secretário de Audiovisual (MinC) e contou que teve a moderação de João Baptista Pimentel Neto (Coordenador do Festival de Atibaia), foi assinado o convênio da ABDN com a Programadora Brasil, criando importante janela para a difusão de material produzido por associados de todo o Brasil.

Da esquerda para direita:
Geralldo Moraes (Coalizão Brasileira pela Diverrsidade Cultural) e Claudio Prado (Cultura Digital/MinC)

Da esquerda para direita: Silvio Da Rin (Secretário do Audiovisual/MinC), Antonio Claudino de Jesus (Conselho Nacional dos Cineclubes) e José Araripe Cavalcanti Júnior (CTAV/MinC)

Ainda durante o evento aconteceu o encontro da Diretoria da ABDN com o Senhor Silvio Da Rin (Secretário do Audiovisual/MinC), ocasião que foram levantados temas como a revisão do proejto “Olhar Brasil” e a busca de mecanismos de incentivos para encrementar o prêmio do edital publicado anualmente pelo MinC. Isso acompanhado pela sugestão que o edital seja convertido em Lei, para evitar determinados atrazos e imprevistos, facilitando assim que realizadores de todo o Brasil possam contar com a data certa para a publicação dos mesmos.

Da esquerda para direita: Márcio Morais (ABD DF),
Solange Lima (Presidente ABDN - ABD BA), Mauro D’Addio (Vice-presidente ABDN - ABD SP) e Silvio Da Rin (secretário do Audiovisual (MinC).


O encerramento contou com uma grade festa no Centro de Convenções Victor Brecheret, com a entrega dos prêmios e apresentação de produções locais, uma grande noite para um grande evento.
Noite de encerramento e entrega de prêmios no
Centro de Convenções Victor Brecheret.