sábado, novembro 01, 2008

Prorrogadas inscrições para concurso de Minissérie da Funtelpa

Realizadores independentes de audiovisual agora têm até o dia 22 de dezembro para se inscreverem no Concurso de Minisséries promovido pela Fundação de Telecomunicações do Pará - Funtelpa. Por meio do concurso serão apoiados dois projetos, que deverão ser enquadrados no gênero ficção e no formato de minissérie televisiva, com inspiração em obras de autores paraenses. Os dois trabalhos premiados deverão apresentar propostas inéditas, com roteiro para cinco capítulos, cada um com a duração de 13 minutos. Poderão participar do concurso pessoas físicas, maiores de 18 anos, com residência comprovada no Pará há pelo menos dois anos. Para se inscrever é necessário preencher a ficha de inscrição (em anexo no edital), e encaminhar pelos correios, ou entregar diretamente na sede da Fundação de Telecomunicações do Pará, juntamente com os demais documentos solicitados, como os currículos do diretor e produtor da minissérie e cinco cópias do projeto. Cada um dos dois roteiros selecionados receberá como prêmio um contrato firmando a parceria de co-produção com a TV Cultura do Pará (que custeará os projetos com orçamento total no valor de R$ 100.000,00), e ainda a garantia da exibição na grade de programação da TV Cultura, das minisséries vencedoras.
A comissão de avaliação será composta por representantes da Funtelpa, Secretaria de Cultura, Secretaria de Educação, Escola de Teatro da Universidade Federal do Pará, Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas - Seção Pará e um representante da sociedade civil.
Na escolha do melhor projeto serão levados em conta itens como: relevância do tema, justificativa quanto às estratégias narrativas escolhidas, consistência do argumento, qualidade técnica e estética do roteiro desenvolvido, além da viabilidade da realização.
A divulgação oficial dos vencedores do concurso acontecerá no dia 5 de fevereiro de 2009.

PREPARAÇÃO

Para orientar e facilitar a compreensão dos procedimentos que deverão ser aplicados na execução dos projetos, a organização do concurso vai oferecer seis dias de "workshop de Direção e Linguagem Cinematográfica", sob a orientação de Cláudio Gonçalves de Oliveira, professor de Direção Cinematográfica da Academia Internacional de Cinema de São Paulo. As inscrições para a oficina preparatória, que serão realizadas entre os dias 17 e 21 de novembro, poderão ser efetivadas até o próximo dia 14, diretamente na sede da Rede Cultura de Comunicação.
A preparação será um espaço de aprendizagem e conhecimento sobre as principais atribuições técnicas que envolvem o trabalho de direção de cinema. Segundo Cláudio Gonçalves, os participantes do workshop terão a oportunidade de buscar conhecimentos práticos e teóricos através do desenvolvimento de atividades que contemplam as diversas áreas do campo audiovisual. "Eu pretendo oferecer um curso bastante abrangente, com aplicação em todos os formatos do audiovisual. Será usada uma linguagem de cinema com ênfase na função de direção de Minissérie" explica o orientador.
Ao decorrer dos seis dias de encontro, os participantes inscritos terão a oportunidade de ampliar seu domínio em relação às funções do diretor e a interação deste com outros departamentos, além de aprender os fundamentos da linguagem cinematográfica clássica. "Não vamos só ensinar, como também vamos dar dicas sobre como usar certos procedimentos na hora da filmagem. Vamos, também, usar o material do aluno para vincular ao conteúdo do tema que eu estou apresentando" diz Cláudio Gonçalves.O convidado elogia a iniciativa e afirma que o concurso será um verdadeiro celeiro para descobrir e formar novos talentos, além de celebrar toda a riqueza da diversidade artística da região. "Essa é uma iniciativa muito importante para a região. É muito enriquecedor trabalhar em cima de temas e riquezas locais. Eu fico muito feliz quando isso acontece". A organização do evento, alerta, porém, que os participantes do workshop terão obrigatoriamente que apresentar um projeto para ser avaliado dentro do concurso até o prazo final de inscrição.

SERVIÇO:
Concurso de Minisséries da TV CulturaInscrições para o workshop de Direção e Linguagem Cinematográfica até o dia 14 de novembro. Apresentação de projetos até 22 de dezembro. Promoção: Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa) – TV Cultura.

Fonte: comunicacaofuntelpa@gmail.com

Cine-Clube Alexandrino Moreira