sexta-feira, agosto 05, 2011

Dia Nacional do Documentário

Em nome da ABDeC-Pa, convido a todos para estar presentes na próxima terça-feira, 09 de agosto, às 18h30,  no Ponto de Exibição da ABDeC-Pa, Cineclube Pedro Veriano, onde faremos a exibição do filme "Manhã Cinzenta" de Oney São Paulo, dentro das comemorações do Dia Nacional do Documentário (07 de agosto).

O Dia do Documentário foi criado no intuito de dar mais visibilidade ao Documentário e de fortalecer a entidade que foi criada em 1973 para defesa dos seus realizadores e dos cineastas brasileiros, a presidente da ABD Nacional, Solange Lima convocou todas as ABDs para a criação do Dia do Documentário.

Durante três meses, as ABDs dos 26 estados e do Distrito Federal foram consultadas e decidiram por votação o nome de um cineasta para ser o patrono do evento, como símbolo da luta dos documentaristas brasileiros, cuja data de nascimento seria fixada como o dia da homenagem (7 de Agosto). 

Diante da histórica resistência da ABD durante a ditadura militar, mesmo  reconhecendo outros grandes nomes da história do documentário brasileiro, o nome mais votado pelas 27 ABDs e pelos cineastas que se manifestaram foi o de Olney São Paulo. 

As informações sobre a programação  em todo o país estão no www.abdnacional.com.br.

O Ponto de Exibição da ABDeC-Pa fica no auditório da Casa da Linguagem, na Avenida Nazaré, esquina com Assis de Vasconcelos.


Um grande abraço!

Dani Franco
Presidente ABDeC-Pa