sábado, outubro 18, 2008

Festcine Amazônia divulga lista de concorrentes para Mostra competitiva

Os três jurados responsáveis pela pré-seleção dos filmes, vídeos, documentários e reportagens ambientais inscritos para a 6ª Edição do Festcine Amazônia – Festival de Cinema e vídeo ambiental, realizaram exaustivo trabalho durante duas semanas assistiram a trezentos e quarenta e sete filmes e vídeos vindos de todo o Brasil e de outros países, dos quais foram selecionados sessenta e duas produções.

O professor da Universidade Federal de Rondônia, José Maria Lopes Júnior, a escritora Eunice Bueno e o fotógrafo, Ronaldo Nina formaram o grupo de jurados que selecionaram os trabalhos totalizando sessenta e duas realizações.

Do Rio de Janeiro (9); Minas Gerais (8); São Paulo (8); Paraná (7); Rondônia (5); Pernambuco, Bahia e Distrito Federal, com quatro trabalhos cada; Amazonas e Goiás, com três trabalhos; Paraíba, Ceará, Acre e Santa Catarina tiveram respectivamente duas produções selecionadas, e do Pará, Maranhão e Espírito Santo foram escolhidos uma produção de cada.

De acordo com os organizadores do Festival na próxima semana serão divulgadas as vídeos reportagens ambientais selecionadas. A 6ª edição do Festival com o tema “Não – A Natureza não pode sair de cena” acontece em Porto Velho, Rondônia no período de 10 a 15 de novembro.

Curta Pará exibiu o longa "Corpo" e os curtas "Dossiê Rê Bordosa" e "Dia de Visita"

Os curtas-metragens "Dossiê Rê Bordosa" e "Dia de Visita" e o longa "Corpo" foram os destaques da 5ª Curta Pará Cine Brasil de ontem sexta-feira (17), no Cine-Teatro Maria Sylvia Nunes, da Estação das Docas. A programação iniciou às 19h30, com uma Homenagem aos Curtas Paraenses "Mulheres Choradeiras", de Jorane Castro e "Açaí com Jabá", de Alan Rodrigues, Marcos Daibes e Walerio Duarte.

Dando proseguimento, às 20h, a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens exibiu os curtas "Dia de Visita", de André Luís da Cunha (documentário, DF) e "Dossiê Rê Bordosa", de César Cabral (documentário de animação, SP). Melhor animação brasileira no Anima Mundi RJ e SP e Melhor roteiro no Festival de Gramado, "Dossiê Rê Bordosa" é um inventivo documentário de animação stop-motion que conta os "reais" motivos que levaram o cartunista Angeli a "matar" Rê Bordosa, sua mais famosa criação. Para realizar o documentário, César Cabral entrevistou amigos do cartunista e o próprio Angeli, que tentam explicar o que terá causado este "crime".

Seguindo uma linha documental mais séria, "Dia de Visita" mostrou a rotina de Sônia Faustino, mãe que teve dois filhos recolhidos ao presídio da Papuda, em Brasília. A rotina das visitas a fez interessar-se também pelos destinos de outros internos desprovidos de família. Ela se transformou numa defensora pública de fato, fazendo caminho fundo na burocracia judiciária. Já tinha prestado assistência gratuita a centenas de presos quando André Luís da Cunha, prestigiado diretor de fotografia do cinema brasiliense, a escolheu como objeto de seu novo documentário. O curta recebeu o prêmio de Melhor Filme de curta-metragem em 35mm de Brasília (Prêmio Câmara Legislativa), no 40º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, e foi eleito um dos dez favoritos do público no 19º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo.

Além destes, foi exibido também o longa-metragem "Corpo", roteiro e direção de Rossana Foglia e Rubens Rewald.

Artur é um médico legista obcecado por corpos humanos, mortos ou vivos. Mesmo trabalhando em um necrotério público, num contexto de corrupção e decadência, vai além dos diagnósticos burocráticos e faz uma profunda leitura dos corpos.

A rotina de seu trabalho é quebrada pela chegada de ossos encontrados em uma vala comum. Junto à ossada, está o corpo de uma mulher jovem, que provoca um embate no departamento: a sua supervisora, Dra. Lara, defende que o corpo é recente, sem nenhuma relação com os ossos, tidos como de vítimas do regime militar. Já Artur, pela análise do corpo, insiste que ele tem mais de 30 anos, pertence ao grupo dos ossos e que, por alguma estranha razão, se manteve preservado.

O veredito de Lara, no entanto, prevalece. E ela impõe um prazo: se o corpo não for identificado em 24 horas, será enterrado como indigente. Artur decide, então, investigar por conta própria a identidade daquele corpo. Em arquivos policiais, encontra a ficha de uma guerrilheira extremamente semelhante a ele: Teresa Prado Noth. Através do nome descoberto, Artur chega em Fernanda, filha de Teresa, que é idêntica ao corpo. No entanto, para a surpresa do legista, Fernanda diz que sua mãe está viva e propõe a ele conhecê-la. Artur aceita o convite.

Os dois empreendem uma busca caótica pela cidade em busca da mãe dela e da identificação do corpo. Paralelamente vão surgindo fragmentos da vida de Teresa. A garota morta era uma atriz de vanguarda que se transformara em guerrilheira de esquerda durante os anos 70; Helena foi a única testemunha de sua trajetória. Uma ambigüidade se estabelece: Os fragmentos podem ser tanto reais, como criações da mente de Artur.

Ficha Técnica
(85 min, 35mm, Cor, Dolby Digital, 2007)

Roteiro e Direção: Rossana Foglia e Rubens Rewald
Produção: Confeitaria de Cinema e Glaz Entretenimento
Produção Executiva: Paulo Boccato e Mayra Lucas
Montagem: Ide Lacreta
Fotografia: Márcio Langeani
Direção de Arte: Roberto Eiti
Som: Eduardo Santos Mendes
Música: Eduardo Queiroz

Elenco
Leonardo Medeiros, Rejane Arruda, Chris Couto, Louise Cardoso, Regiane Alves, Antônio Petrin, Sônia Guedes, Zecarlos Machado, Rogério Brito, Gustavo Machado, Doró Cross.

Professor canadense ministra palestra sobre filme brasileiro


Professor canadense ministra palestra sobre filme brasileiro
O road movie brasileiro ? sub-gênero do cinema que envolve filmes cujas histórias acontecem durante uma viagem - é o tema da palestra que Walter Moser, coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Transferências Literárias e Culturais, da Universidade de Ottawa, no Canadá, fará, na segunda-feira, dia 20 de outubro, às 9 horas na UFPA. Intitulada "O road movie brasileiro e as figurações da história nacional: reflexões sobre Iracema, Uma TransaAmazônica". A palestra é uma iniciativa do Projeto Rotas do Mito , do Instituto de Letras e Comunicação.

O filme "Iracema, Uma Transa Amazônica" de Jorge Bodanzky, classificado como road movie, é na realidade um auto-retrato da população da Transamazônica. Retrata a história de uma menina do interior, que vem com a família à Belém para pagar promessa na festa do Círio Nazaré. Ao chegar na cidade, acaba se envolvendo com pessoas que a levam à prostituição. Conhece um motorista de caminhão e, influenciada pelas outras prostitutas, pega carona com o motorista para ir para outros grandes centros.

Na palestra, Walter Moser vai mostrar que o road movie é um gênero de filme que cumpre o papel de ultrapassar fronteiras e vai apontar uma característica muito própria nos filmes brasileiros: a capacidade de criticar e denunciar as grandes diferenças regionais. Moser obteve seu doutorado em 1968, pela Universidade de Zurique, e é, atualmente, um dos maiores expoentes do Canadá no campo dos estudos literários e culturais. Atua também como professor visitante em várias universidades européias e americanas, é autor de diversos livros e criador do conceito de "reciclagemcultural", que, hoje, se encontra, amplamente divulgado entre os que estudam a cultura contemporânea.

O Projeto de Pesquisa, Ensino e Extensão Rotas do Mito, coordenado peloProf. José Guilherme dos Santos Fernandes, visa resgatar a memória oral, coma finalidade de proporcionar uma reflexão sócio-histórica sobre a diversidade das expressões culturais da população da Amazônia.

Serviço:
Palestra sobre o Road Movie Brasileiro e as Figurações da História Nacional: Reflexões Sobre "Iracema, Uma Transa Amazônica"
Ministrante: Prof. Dr. Walter Moser, Professor do Departamento de Línguas e Literaturas Modernas da Universidade de Ottawa (Canadá)
Data: 20 de outubro, segunda-feira
Local: Auditório do Instituto de Letras e Comunicação/UFPA
Horário: de 09:00 às 11:00 horas
Contato: Instituto de Letras e Comunicação - Fone: 3201 8018

Fonte: Latitude Produções - latitudeprod@gmail.com