O Dia do Documentário foi criado no intuito de dar mais visibilidade ao Documentário e de fortalecer a entidade que foi criada em 1973 para defesa dos seus realizadores e dos cineastas brasileiros, a presidente da ABD Nacional, Solange Lima convocou todas as ABDs para a criação do Dia do Documentário.
Durante três meses, as ABDs dos 26 estados e do Distrito Federal foram consultadas e decidiram por votação o nome de um cineasta para ser o patrono do evento, como símbolo da luta dos documentaristas brasileiros, cuja data de nascimento seria fixada como o dia da homenagem (7 de Agosto).
Diante da histórica resistência da ABD durante a ditadura militar, mesmo reconhecendo outros grandes nomes da história do documentário brasileiro, o nome mais votado pelas 27 ABDs e pelos cineastas que se manifestaram foi o de Olney São Paulo.
As informações sobre a programação em todo o país estão no www.abdnacional.com.br.
Um grande abraço!
Dani Franco
Presidente ABDeC-Pa
Um comentário:
Oi Dani,
Sou da equipe de produção do CurtaDoc. Você conheceu a Lícia e a Kátia no Festival de Curtas de São Paulo. Preciso de um telefone seu para eu entrar em contato contigo.
abs,
Zuca Campagna
curtadoc@contraponto.tv
Postar um comentário