segunda-feira, outubro 20, 2008

Hoje, no Olympia....

Há mais de um ano, nós do coletivo audiovisual paraense (digo assim pelo fato da ABDeC estar a frente, mas sempre haver a participação de amantes do cinema e simpatizantes a causa) temos como bandeira nacionalmente a preservação do Cinema Olympia.

A falta de interesse “real” e do compromisso em honrar o que foi assumido na época pelo Sr. Prefeito e responsáveis pela FUMBEL é no mínimo espantosa.

FECHADO PARA REFORMA é o espelho do interesse na preservação do espaço.

O projeto apresentado (e defendido até hoje por nós) de que o Olympia se transforme em tela aberta para o cinema nacional, com espaço multiuso para cursos e pequenos espetáculos (na parte de trás do prédio, hoje ainda abandonada) revitalizando assim o trecho da primeiro de março, da exposição permenente do audiovisual paraense, da videoteca amazônica, da lojinha de produtos... foram literalmente jogados no lixo.

Mesmo nos colocando a disposição para contatos com o governo (que no ínicio, por ser uma gestão de partido contrário dificultou muito, mas posteriormente aberta mediante diálogo com a nossa intervenção), o contato com o Ministério da Cultura, a proposta junto ao MONUMENTA... tudo relegado ao esquecimento por egos magoados.

Evocamos então qual seria o motivo da impossibilidade de enchergar a importância do Espaço Olympia, de sua representatividade para o cinema nacional e para o Norte. Isso, parece nos conduzir a reflexão para a frase: Fechado para Reforma. Refoma “de que”? O fato desta administração não conseguir ter a gerência necessária em resolver o problema do Teatro Municipal e querer resolver o problema com Olympia (em atividade na expressão desde 1912) subutilizando a estrutura? Isso entristece, e muito.

Falta é interessse, compromisso, respeito com a produção audiovisual e com a verba pública.

Após meses (entre telefonemas, entregas de ofícios, reuniões com diversas pessoas e que inclusive foram repetitivas) para que o projeto fosse realizado, e nada de concreto. Até foi publicada uma portaria, nomeando um comitê gestor...é nada aconteceu, sequer uma satisfação. Nos oferecemos inclusive para estruturar, orçar e captar.... e nada.

Tornar isso público é necessário. Pelo fato que o silêncio se tornar insurpotável. Esta situação de “calar” por não ser politico “falar”, realmente sufoca.

Ser político, não é calar. Ser político é ter a conciência da importância do espaço e da história do lugar, como cidadões ativos e militantes do audiovisual. É inaceitável perceber o descaso para com nossa cultura e nossa memória das autoridades competentes deste município.

Abaixo, remetemos o manifesto (distribuido ná época e entregue ao Sr. Prefeito), sugestão de termo de referência (repassado a FUMBEL) e a proposta de projeto repassada (também a FUMBEL)


Atenciosamente.


Afonso Gallindo
Cidadão Paraense/Brasileiro
Militante Cultural do Audiovisual


MANIFESTO PELA PERMANÊNCIA DO CINEMA OLYMPIA

Basta de descaso pela memória cultural.
Tomamos posição neste momento pela preservação do espaço cultural representado pelo Cinema Olympia, a mais antiga sala de cinema em funcionamento contínuo do Brasil, desde 1912.
Nosso protesto contra o fechamento, que queremos seja apenas temporário, nos faz, ao mesmo tempo, propor alternativas para sua sobrevivência física e não só em nossa memória afetiva.
Há pouco foi inaugurado em Belém um restaurante popular, com preços simbólicos, subsidiados pelo poder público. Então a pergunta que fazemos é – tendo na lembrança a conhecida canção que diz, “a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte” -, por que não um cinema popular, também ele com preço de ingresso subsidiado pelo poder público? E que seja, ao mesmo tempo, um espaço de formação e apoio à produção de audiovisuais?
Por isso, nossa proposta para o Cinema Olympia é a de transformá-lo no “ESPAÇO CULTURAL CINEMA OLYMPIA”, de difusão, produção e formação de audiovisuais.
Sua viabilização poderia ser feita via parceria público-privada, sob alguma das formas de tornar isso legalmente possível.
Como sugestão de adequação de espaço físico e de atividades, propomos o seguinte:
1 – No hall haveria um espaço de conveniência, com café, lanchonete, exposição permanente sobre o cinema, galeria e artigos de recordação, etc;
2 – O espaço da sala de exibição seria dividido pela metade:
2.1 – Na parte da frente, continuaria a funcionar uma sala de exibição (short movie), com metade dos lugares:
A programação diária, com espaço privilegiado para o cinema para o cinema brasileiro, seria montada com filmes de bom nível artístico e apelo para o grande público, em duas sessões diárias as 16 e 18 horas a preços populares de R$ 2,00 e R$ 1,00.
Uma programação especial ocuparia a sala a partir de 20h30, com exibição de clássicos, mostras, curtas, etc.
Na parte da manhã, durante a semana, sábados e domingos, haveria programação infantil e infanto-juvenil, destinada especialmente, mas não exclusivamente, a grupos de alunos das escolas públicas.
2.2 – Na outra metade da atual sala de exibição, seria instalado um Núcleo de Formação e Produção audiovisuais, com:
a) 2 ou 3 salas de edição de imagens;
b) Estúdio de som
c) Salas para cursos e oficinas técnicas de formação profissional em audiovisuais (assistente de fotografia, de produção, de cenografia, roteiristas, animadores, maquinistas, eletricistas, etc.);
d) Biblioteca e videoteca especializada em audiovisuais.
Propomos que estas e outras propostas para a sobrevivência do Olímpia sejam discutidas, com cidadões e instituições interessadas e comprometidas com a preservação de nosso patrimônio, na própria sal de cinema, no dia 03/03/2006.
No mais, vida longa para o Cinema Olímpia e para o audiovisual paraense.


Sugestões para Termo de Referência “Espaço Cinema Olympia”

Conceito do Espaço

Por seu histórico, que além de um importante ponto de entretenimento, acompanhou o crescimento da cidade, é o mais antigo cinema em atividade no Brasil. Isto coloca (não só o cinema, mas a cidade por abriga-lo) em uma posição de destaque no cenário da cultura do país. A transformação do Cinema Olympia em cinema público abre uma série de possibilidades para o munícipio, como por exemplo do ponto de vista turistíco, poderá ser mais uma importante ferramenta para divulgação da cidade.
A população de baixa renda é consumidora de audiovisual. A prova está no elevado indice de pirataria de filmes no Brasil, problema este que inclusive é pauta no país. Isso, sem falar das produções que não conseguem entrar no grande circuito de distribuição das Majors, ficando isoladas nas regiões e com isso, restritas a Festivais e exibições particulares.
A questão pedagógica também é importante. Utilizar o audiovisual como ferramenta de ensino, permitindo as crianças de escolas públicas municipais não somente acesso a cultura, mas a desenvolverem o senso crítico e de interpretação, sensibilizando-as para as diversas expressões contidas em uma obra audiovisual.

Justificativa

Sugerimos um Espaço Multi-Uso Audiovisual inicialmente pois:
- Preveligiaria a projeção de filmes nacionais (do circuito comercial ou não) de várias bitolas e tempos, criando um espaço inédito no Brasil;
- Mostras internacionais (inclusive recuperando o horário da meia-noite), onde poderiam ser vistos além dos clássicos, filmes de diversos origens e temas;
- A estruturação de cine-clube para a discussão de vários filmes pelo público interessado e reflexão para realizadores e técnicos locais;
- Poderosa ferramenta pedogógica, revigorando o processo de aquisição de conhecimento pelas crianças e possibilitando aos professores mais recursos para prestarem seu importante papel dentro do contexto de nossa sociedade;
- Formação de platéia e aproximação do público de baixa renda do cinema.


Projeto Cinema Olympia

Infra-estrutura

- Ingresso: Sugestão de R$ 3,00 (inteira) e R$ 1,50 (meia).
Mas para sermos precisos, precisamos fazer levantamento de custos do funcionamento do espaço, para ai determinar um valor final. Vale lembrar que pelo fato de não visar lucro, o custo do ingresso nos valores sugeridos podem responder para cobrir parte dos custos.
- Exposição Permanente: Localizada no Hall do cinema, pontuando a história do cinema, com fotos e textos. Na intenção de minimizar custos de manutenção, propomos convidar uma instituição para montagem e manutenção da mesma. Uma instituição com experiência.
- Café com Pipoca: Pequeno espaço para venda de pipoca, doces e cafés localizado no Hall. Parceria com empresa privada, que se responsabilizaria com a montagem do espaço dentro dos padrões estabelecidos pela comissão e sua manutenção. Percentual do valor seria revertido para o espaço.
- Lojinha Olympia: Camisetas, blocos, cartazes de filmes. Parceria com empresa privada, que se responsabilizaria com a montagem do espaço dentro dos padrões estabelecidos pela comissão gestora e sua manutenção. Percentual do valor seria revertido para o espaço.
- Sala de projeção: Avaliação da redução ou não das cadeiras visando ganho de espaço para demais itens na parte trazeira.
- Tipos de Programação
- Montagem da Programação (Grade)
- Equipamento para legendagem (portadores de deficiência)
- Montagem de OSIP, Instituto ou Fundação
- As Comissões e o Quadro administrativo do espaço
Local
Sala com computador, impressora, telefone e fax

ANEXO - Revitalização da 1° de Março
- Espaço Multi Uso (Oficinas de cenográfia, para atores, pequenas apresentações de teatro, dança ou populares (dança parafolcloricas, MPP e afins)
- Infra do espaço Multi Uso
- Parcerias
- Montagem Videoteca de conteúdo Amazônico
- Espaços para cursos
- Segurança do entorno (IEP até o Basa / Trindade até Assis de Vasconcelos)
- Higiene e manuntenção básica do Espaço: Campanhas de educação do cidadão
- Feirinha de produtos artesanais (Miriti, artesanato Icoaraci, Cuias de Santarém, etc) na lateral aos sábados e/ou domingos.
- Pequeno Espaço para ABDeC, APCC e Delegacia Sindical (STIC Pará).

Filosofia
- Finalidade do Espaço
- Trabalho Pedagógico
Palestra com professores
Elaboração das fichas dos filmes
Sugestão de atividades na sala de aula
Avaliação Trimestral das atividades
- Liberação de carteirinha para meia-entrada de alunos e professores
- Respeito ao idoso

Marketing
- Levantamento de custos reais de operacionalização do Olympia
- Planejamento de MKTG e Propaganda para o espaço
- Os Padrinhos do Olympia
- Possibilidade de captação junto a leis de incentivo
- Espaço em veículos para divulgação da programação e eventos ligados ao audiovisual
- Parceria dos Sindicatos dos professores (esferas municipal, estadual e federal)
- Contatos com Fundações, Festivais e Realizadores
- Plano de Ações – Metas claros e Objetivos a serem alcançados- Agregando pessoas e instituições

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