10/11/2007 - Centro Cultural Palácio da Justiça
Manaus – Amazonas
Contou com a presença de Solange Lima (Presidente ABDN), Januário Guedes (ABDeC PA / ABDPA), Francisco Filho – Chicão (ACVA / ABD AM) e membros de sua diretoria , Ana Vidigal (ABDAP ), Antônio Soares (ABDRR), Luiz Brito (ABDRO), Afonso Gallindo ( ABDeC PA / ABDPA), Allan Ribeiro (ABDRJ), Homero Flávio e Jean Robert.
A reunião foi aberta com pelo Secretário de Cultura do Amazonas (Sr. Robério Braga), que na ocasião fez questão de dar boas vindas a todos os presidentes e anunciar a inauguração do CTAV Manaus na segunda-feira (11/11), que foi viabilizado pela parceria Governo do Amazonas/Secretária de Cultura/MINC.
Aberta as discussões e ainda com a presença do Secretário, o Sr. Januário Guedes falou de uma proposta da ABD Pará em criar um DOCTv Amazônico. O Senhor Secretário então garantiu a viabilização pelo Governo do Amazonas de edital para dois documentários - ambos com temática ambiental, sendo um para o estado do Amazonas e um para todo o Norte. A presidente da ABD Nacional afirmou que esta ação do Secretário é o pontapé inicial para o fortalecimento da integração dos estados do Norte tão penalizado pela distancia não só das outras regiões do Pais, mas entre eles próprios.
Ficou pré-definido por todas as cinco ABDs do Norte presentes ao encontro (Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará) a utilização de técnicos da Região no DOC TV Amazonas, visando o fortalecimento, a aproximação das regionais e troca de experiência entre elas. Ficou acertado que cada ABD da Região Norte retornará ao seu Estado como o compromisso de buscar apoio junto à Secretaria de Cultura do seu Estado para viabilizar editais de produção, a exemplo do que acabamos lançar no Amazonas.
Foi dado prosseguimento a reunião, quando se colocou em votação a proposta de pauta. Todos aprovaram a mesma. Então a presidente da Nacional iniciou colocando o primeiro tema: Regionalização. Na ocasião ela colocou da importância de finalizarmos o levantamento de informações de nossas regionais (CENSO), para que eles se integrem aos demais Estados do país no site da ABD Nacional, possibilitando assim fazermos um diagnóstico preciso, sendo a espinha dorsal para apresentação de projeto no Ministério da Integração Nacional, visando levantar recursos que irão possibilitar a catalogação do audiovisual brasileiro e apontando assim, após o resultado, para a implantação de um Museu Vivo. Na ocasião também foi conversado a existência de espaço para exibição de programa na rede pública. O nome deste ainda está em discussão, mas ele possibilitaria não somente as 27 ABDs mostrarem seu trabalho, mas ao CBC, APCNN e atores do contexto audiovisual do Brasil. Com a proposta de já elaborarmos o primeiro, foram gravados depoimentos e trechos da reunião vislumbrando que este seja o conteúdo do primeiro programa.
O tema seguinte foi reciclagem e formação de mão-de-obra. Foi destacada a necessidade de cursos itinerantes e intercâmbio de técnicos da região, na intenção de aproximar, reciclar ou qualifica-los e que poderá ser buscado parceria ABDN, CTAV e Secretária de Cultura dos Estados.
Também foi solicitado a responsável pela Diretoria Administrativa da ABDN, Danielle Bertolini, maiores esclarecimentos sobre os benefícios do convênio e proposto a ampliação ou mesmo diferenciação de alguns itens para o Norte, devido a distância dos centros de produção, fator que encarece todas as produções. Ela nos informa que por estar recém empossada, esta tomando pé de todo o processo, mas se comprometeu a fazer o levantamento e passar as informações para os e-mails de todas as ABDs Norte. Na ocasião também foi proposto pela ABD Pará, que fossem canalizados benefícios para todos os associados. Eles se dariam de convênios fechados pelas ABDs Regionais e usufruídos de maneira comum por todos os associados do Norte. A proposta de aplicação da logomarca da regional que viabilizou a parceria para o realizador diante do convênio passará a ser aplicada ao lado da ABD Nacional nos créditos das produções.
Voltou-se então a discussão dos editais. Na próxima reunião que será realizada no dia 11/11, ficou de ser repassado a todos a cópia do projeto de DOCTv Amazônia, iniciada a discussão para criação de fundo e possibilidades de parcerias com BASA, SUDAM e SUFRAMA .
Estiveram em visita às ABDs do Norte o Presidente do CBC Paulo Boccato e Geraldo Moraes, Presidente da Colisão Pela Diversidade Cultural no Brasil e Diretor do CBC.
11/11/2007 – Sala VIP Hotel Tropical
Manaus – Amazonas
Presentes: Solange Lima (Presidente ABDN), Januário Guedes (ABDPA), Francisco Filho – Chicão (ABD AM) e membros de sua diretoria , Ana Vidigal (ABDAP), Antônio Soares (ABDRR), Luiz Brito (ABDRO), Afonso Gallindo (ABDPA) e Homero Flávio.
Iniciamos os trabalhos distribuindo as cópias do projeto do DOCTv Amazônico. Em seguida, foi lido o rascunho do relatório da memória referente ao dia anterior a todos e checando as informações. Também foi apresentada uma proposta de pauta e que logo foi descartada, sendo sugerida sua colocação na lista de discussão das ABDs Norte (que já está em atividade).
Posteriormente, partiu-se para a discussão para criação do Fundo Amazônico de Apoio a produção Audiovisual. Levantada e discutida as possibilidades e devidos responsáveis para os contatos com BASA, SUDAM (ABD Pará/ABDeC +ABDN) e SUFRAMA (ACVA/ABD Manaus + ABDN). Também ficou definida a abordagem para Regional Norte do MINC (ABDeC/ ABD Pará) visando os Estados que não apresentaram projetos para o edital “NPD”, buscarmos a implantação de CVT nos mesmos. Também levantada pela presidente da Nacional a abertura de edital para o “Ponto de Cultura” e da necessidade de articulação das regionais para este edital, ação conjunta com a Regional Norte do MINC.
Após posicionamento de membro da diretoria de ACVA/ABD Manaus, ficou definido por todos, da necessidade da ACVA/ABD Manaus com seu coletivo para definir assim como se dará a implementação dos editas para os documentários. Foi sugerida pela presidente da ABD Nacional uma proposta de colisão: um específico para Manaus e o outro aberto para os seis Estados restantes a título de exemplo e incentivo aos demais Estados do Norte.
O Presidente da Coalizão Pela Diversidade Cultural, Geraldo Moraes esteve presente nesta 2ª reunião, pedindo a colaboração das ABDs do Norte para a catalogação de dados da produção do audiovisual na região, desde a produção à exibição. Geraldo Moraes também ressaltou a importância da participação das ABDs no CBC mesmo que as ABDs menores se juntem em blocos para uma representação única.
No dia 14/11 foi passada pela diretoria da ACVA/ABD Manaus da aprovação da proposta de edital, sendo um específico para Amazonas e outro aberto a Região Norte. Agora vamos aguardar as discussões de datas e formatação de edital para os Estados do Norte.
Para a presidente da ABD Nacional, Solange Lima, o encontro com as ABDs do Norte fecha com um saldo positivo. É a 2ª. vez que a região Norte se reune, a primeira foi em Belém. A integração entre os Estados do Norte vem se consolidando e isso com certeza irá fortalecer o audiovisual da região norte.
O Estado do Amazonas dá então o primeiro passo, com o lançamento do edital. E isso se deve ao trabalho guerreiro da ACVA/ABD Manaus que conseguiu estabelecer um diálogo crescente com a Secretaria de Cultura do seu Estado. A pedido da Presidente da ABD Nacional a ACVA/ABD Manaus também disponibilizou equipamentos de filmagens para que toda a memória do encontro fosse documentada o que nos possibilita a já ter material para o Documentário da ABD, gerando conteúdo para o Programa ABDs no AR.
Por motivos profissinais (o que, ocasionou indisponibilidade de agenda) as ABDs do Acre e Maranhão não puderam se fazer presentes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário