O curta-metragem "Por Que EU?", produzido pela médica Aline Sardinha e pela assistente social Terezinha Lisieux; e dirigido pelo cineasta Darcel Andrade, foi selecionado para participar da XVII Conferência Internacional sobre AIDS que ocorrerá no México entre os dias 03 e 08 de agosto.
Idealizado por Aline, na época estudante de medicina, o filme visa difundir um melhor conhecimento sobre aids entre diversos grupos populacionais, especialmente entre alunos de escolas públicas e moradores dos bairros da periferia da cidade de Belém. Além de reunir técnicos do cinema, a equipe também foi integrada por profissionais de psicologia, saúde, educação, sociologia e serviço social.
O filme conta a história de uma jovem que, sem planejar, engravida no seu primeiro namoro, e ao realizar os exames no pré-natal descobre-se infectada pelo HIV. A revolta da personagem é grande, deixando aflorar sentimentos de traição, medo, raiva, angústia e perdão. Sua principal preocupação é com o futuro da filha, que poderia nascer portadora do vírus da aids.
Apesar de abordar uma temática universal, tentou-se introduzir alguns elementos da cultura paraense no roteiro, a fim de aproximar o que está sendo narrado da realidade da população local. Exemplo disso é quando a personagem principal "perde-se" no meio dos participantes dos grupos dos bois-bumbás Rei do campo e Veludinho em frente a imponente fachada do Teatro da Paz. A própria religiosidade do povo, expressa através da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, também é retratada na obra.
Mesmo abordando uma doença grave, sem cura e com altas taxas de letalidade, o filme tenta mostrar que, se o indivíduo apreende amplamente os diversos aspectos da doença e adquire uma consciência crítica, inclusive, da necessidade de mudanças de comportamento, pode melhorar substancialmente sua qualidade de vida, reconstruindo seus sonhos e planejando o futuro, sem todos aqueles temores que cercavam a doença nos momentos iniciais da epidemia.
Gravado em 2005, o filme foi finalizado apenas este ano devido à exigüidade de recursos financeiros disponíveis. Uma cópia preliminar, contudo, mesmo sem estar completamente finalizada, foi exibida em dezembro de 2005, no Dia Mundial de Luta contra a Aids, por ocasião da "Semana de Luta contra a Aids", evento que contou com apoio da Coordenação Estadual de DST/Aids.
O lançamento internacional do curta-metragem ocorrerá oficialmente no Centro Banamex, localizado na Cidade do México, no dia 05 de Agosto às 13:30 horas, dentro da Programação Cultural da XVII Conferência Internacional sobre AIDS - que será o encontro internacional mais importante na luta contra a doença, assim como uma oportunidade única para os líderes científicos, comunitários e governamentais do mundo todo para avançar na resposta frente à epidemia.
O curta-metragem "Por Que Eu?", aprovado pela Lei Semear e pela Lei Tó Teixeira e Guilherme Paraense, foi patrocinado pela Farmácia Artesanal, Y.Yamada e Extra Farma (SEMEAR); e pelo Hotel Regente e Supercenter Nazaré (Lei Tó Teixeira). O projeto contou com a participação de instituições e profissionais ligados a programas de combate à AIDS e o apoio da Coordenação Estadual de DST/AIDS-SESPA.
Contatos Aline: 91-8866-6999 / 8801-8538
Luciana Medeiros
cel. 91 8134.7719
jornalistaDRT-PA 1170
Assinar:
Postagens (Atom)