domingo, março 11, 2012

Relatório de Gestão 2009/2012

As vésperas de uma nova eleição para esta diretoria, e aproveitando a eleição da nova gestão da ABD Nacional, publicamos abaixo nosso relatório de gestão.

Esperamos que a próxima gestão não apenas mantenha os programas, projetos e parceiros que conseguimos, mas principalmente que triplique estas ações.


Relatório de Gestão 2010/2012

Este relatório foi iniciado em maio de 2011. Agora em março de 2012 chegam os acréscimos. Ressalto que a eleição que deveria ter ocorrido em novembro de 2011 foi adiada para este mês de março de 2012. Portanto esta gestão compreende o período de novembro de 2011 até março de 2012.

Atualmente a ABDeC-Pará é composta pelos seguintes integrantes:

Conselho Fiscal:
Afonso Gallindo e Januário Guedes

Conselho Diretor:
Produção - Rogério Parreira;
Tesouraria - Laurenir Peniche;
Assessoria de Imprensa - Lorenna Montenegro;
Diretor - Homero Flávio Fortunato;
Presidente - Dani Franco

A diretoria foi apresentada oficialmente aos abdistas em junho, conforme consta em http://abdecpara.blogspot.com/2010/06/nova-diretoria-abdec-para.html. Com o novo desenho pretendia-se garantir a atuação da ABDeC-Pa dentro de suas principais funções, junto ao poder público e demais ações; além de estudar, adaptar e contribuir com as discussões encabeçadas pela ABDn.

Posso dizer que o primeiro ano, entre 2010 e 2011, foi um ano basicamente de aprendizados, especialmente em relação às políticas nacionais em prol do coletivo, e que agora estamos trazendo para dentro da nossa casa, desenvolvendo outra forma de gestar a entidade.

Novo Modelo de Gestão
O primeiro ano de gestão foi basicamente e prioritariamente conduzido e referendado por mim e pelo vice-presidente Bruno Assis. Dentro do nosso exame, concluímos que se fazia necessário uma aproximação não apenas dos cineastas já consolidados e suas produtoras, até então os principais afiliados à ABDeC-Pa, mas principalmente atingir a compreensão dos novos realizadores, e dos rumos do mercado e do fazer audiovisual em Belém e no interior.

O avanço dos cineclubes, impulsionados pelo projeto Cine Mais Cultura, mostrou também que se faz urgente uma nova safra de conteúdo para ser visto e isto nos levou a pensar um novo modelo de gestão.

Infelizmente, com a perda irreparável e repentina do Bruno (http://abdecpara.blogspot.com/2011/02/seus-sonhos-continuam-em-nos.html) em fevereiro de 2011, somente a partir de maio pudemos apresentar um novo modelo, que foi pensado junto com ele, e que foi posto em prática entre maio e novembro de 2011.

Neste período conseguimos congregar todos os interessados em participar ativamente da gestão a ABDeC-Pa, quando foi criado 03 principais Grupos de Trabalho Permanente – GTPs – que conduziram as ações de forma integrada e participativa até a próxima eleição de diretoria.

Mantendo a atual presidente da ABDeC-Pa, Dani Franco, como principal gestora do GTP Políticas Públicas, que engloba formatação de projetos, debates sobre as leis atuais e diálogo com as esferas do poder público, o GTP conta com a participação de abdistas ligados a produtores independentes e realizadores.

Aliado a ele está o GTP Produção que tem a participação voluntária de universitários e jovens realizadores, para trabalhar diretamente na área administrativa da Associação e auxiliar na organização dos novos convênios.

Unindo os dois GTPs, está criado o GTP Redes Sociais, conduzido pelo jovem realizador e ator Ed Amanajás. Neste grupo as ações defendidas pela ABD entrarão em rede (internet) para debate público com os produtores e realizadores locais, além de aproximar os jovens apreciadores de cinema, especialmente o público de universidades e oficinas de audiovisual.

A criação dos GTPs nada mais é do que a extensão das demandas que seriam exclusivas da diretoria da ABDeC-Pa. A idéia de criação dos grupos vem num momento em que não é possível realizar uma nova eleição. Sua apresentação foi defendida e acatada no Seminário de Audiovisual realizado na sexta-feira, 13 de maio, no Cine Líbero Luxardo (Centur), onde estiveram presentes:

Indaiá Freire – produtora e jornalista;
Felipe Proença – produtor, representando o Amazônia Doc e Fundação Curro Velho;
Januário Guedes – realizador, representando a produtora Amazônia Imaginária;
Alexandre Silva – realizador independente;
Delson Cruz – representante do MinC-Regional Norte;
Freyre Andrade – produtor independente;
João Inácio – produtor e diretor;
Fátima Wanderley – produtora independente; e
Crispim Wandereley – produtor;

No entanto, no decorrer de 2011, o coordenador do GT de Redes, Ed Amanajás, se ausentou do processo, e desde setembro de 2011 até março de 2012

Neste momento as principais bandeiras da ABDeC-Pa são:
1 – Participar ativamente na elaboração de políticas públicas, seja nas esferas governamentais ou privadas, para o setor audiovisual.

2 – Aproximar os jovens realizadores, sejam eles cineastas estreantes, estudantes secundaristas ou universitários, participantes de oficinas com trabalho audiovisual, coletivos criativos de cinema e vídeo, e demais produtores independentes junto à ABDeC-Pa

Fórum do Audiovisual da Amazônia Legal
2010 também foi o ano em que a ABD Pará se aproximou do movimento cineclubista, numa tentativa de minimizar as diferenças e construir um trabalho conjunto, que seria a realização do I Fórum do Audiovisual da Amazônia Legal.

Neste campo a ABDeC-Pa apoiou a fundação da Federação Paraense de Cineclubes – PARACINE e sua filiação junto ao CNC, num evento que contou com a presença da presidente da ABDeC-Pa, Dani Franco,  e de Afonso Gallindo ABDn/ABDeC-Pa.

Porém os avanços em relação ao FAAL não foram substanciais em nenhuma instância, seja acadêmica, empírica ou propositiva, tendo o modelo atual do Fórum tomado proporções nas quais a participação da ABDeC-Pa não pôde continuar.

Desta forma, também no seminário do dia 13 de maio, foi consenso que a ABDeC-Pa se retire da atual proposta de realização do FAAL. Ressaltando que a ABD continuará apoiando e referendando novos fóruns que vierem a ser realizados.


Resumo das principais ações da gestão atual
Além de conseguir organizar questões administrativas como resgate de seu CNPJ e de certidões negativas junto a Sefa, INSS e FGTS; a ABDeC-Pa também conseguiu manter em funcionamento seu Ponto de Exibição – Cineclube Pedro Veriano, e participou de diversas ações, reuniões e conversas com órgãos públicos do estado, outras associações e produtores independentes.

Abaixo seguem as principais atividades da Associação, algumas com links de referência.

I - Aniversário 30 anos ABDeC-Pa – março de 2010

II - Mostra ABDeC-Pa – Abril de 2010

III – Organização, elaboração e apresentação do projeto do I FAAL – maio, junho e julho de 2010

IV – Aprovação de projetos na Casa da Juventude – Junho de 2010

V - Aprovação do Projeto do Documentário “Na Canoa Para Aprender” junto à produtora Matizar – Julho de 2010

VI - Presença no Encontro das ABDs E Mostra ABD Capixaba – Julho de 2010

VII - Presença no Seminário Curta e Mercado (através do Diretor de Regionalização da ABDn) – Agosto de 2010

VIII - Produção e finalização do documentário “Na Canoa Para Aprender” – Agosto a novembro de 2010
IX -Realização de Oficina de Mídias Móveis na Casa da Juventude – Outubro de 2010

X - Realização da Mostra ABDeC-Pa na Casa da Juventude – Outubro de 2010

XI – Apoio Institucional ao I Festival Curta Cultura promovido pela FUNTELPA – outubro de 2010

XII -Organização e realização da I Mostra ABD da Amazônia Legal em parceria com o II Amazônia Doc - Novembro de 2010


XIII - Participação efetiva no Encontro de Gestores em Cultura promovido pela Secretaria de Cultura do Pará – dezembro de 2010

XIII - Participação no I Fórum de TVs Públicas – promovido pela ABEPEC, em Belém-Pa – dezembro de 2010

XIV -   Oficialização da sala/sede para a ABDeC-Pa  através da Fundação Curro Velho, cedida na Casa da Linguagem onde em outubro de 2009 foi instalado o Ponto de Exibição da ABDeC-Pa – CineClube Pedro Veriano. No entanto, com a mudança de governo, a sala ainda não foi ocupada.

XV - Lançamento da Chamada de Seleção de Curtas em parceria com a produtora The Greenvision e Circuito Fora do Eixo – Fevereiro de 2011

XVI - Comemoração do Dia do Curta em parceria com Instituto de Artes do Pará e ACCPA; e lançamento da Mostra Bruno Assis de Jovens Realizadores – Abril de 2011


XVII - Parceria com a Caiana Filmes para nova sede administrativa da ABDeC-Pa – maio de 2011

XVIII - Presença no VI FAIA e Encontro das ABDs (através do Diretor de Regionalização da ABDn) – maio 2011

XIX – Apoio na realização do Encontro Rumo à Cidadania Cultural do MinC: http://abdecpara.blogspot.com/2011/05/encontro-rumo-cidadania-cultural.html

XX - Seminário de Audiovisual e Mesa Redonda de Mercado Independente  com apresentação do projeto da ABDn “Curta em Todas as Telas”, dentro do VI FestCine Belém – Maio de 2011

XXI – Programação e manutenção do Ponto de Exibição da ABDeC-PA – Cineclube Pedro Veriano: http://cineclubepedroveriano.blogspot.com/ - todo o ano de 2010

XXII – Parceria de Exibição com o Cine Sesc Boulevard: http://abdecpara.blogspot.com/2011/06/comeca-hoje-parceria-da-abdec-pa-com-o.html

XXIII – Exibição do documentário Na Canoa para Aprender no canal Futura:

XXIVRealização em parceria com o Instituto de Artes do Pará e do Ministério da Cultura do Diálogos do Audiovisual no Pará: http://abdecpara.blogspot.com/2011/06/dialogos-brasil-audiovisual-em-belem.html



XXVI - Circuito de Lançamento do curta-metragem “Real” de Vítor Souza Lima – resultado da Chamada de Seleção de Curtas. O curta foi lançado em agosto de 2011 no Cine Líbero Luxardo e foi apresentado nos pontos de exibição parceiros da ABD Pará: Cineclube Pedro Veriano, Cine Sesc Boulevard, Sala de Exibição da Livraria Saraiva.



XXVIII - Parceria na realização do I Edital Ideal de Curtas Paraenses, que premiou um novo realizador com R$ 40.000,00 (quarenta mil reaisN Neste momento o filme está em fase de realização.

XXIX – Lançamento regional no Pará, do filme longa-metragem “Xingu – Vozes Não Consideradas” – produção Espanha-Brasil, com direção de fotografia do ex-vice-presidente da ABDeC-Pa, Bruno Assis. O filme foi exibido em todos os pontos de exibição parceiros da ABDeC-Pa, assim como no Cinema Olympia e outros.

XXXParticipação no I Plenária Municipal de Cultura: http://abdecpara.blogspot.com/2011/06/abdec-pa-na-plenaria-municipal-de.html


XXXI - Realização da Mostra Bruno Assis de Jovens Realizadores dentro do Amazônia Doc III em novembro de 2011, e em seguida no III Curta Carajás em dezembro de 2011.
 
XXXII – Participação como parceira na Mostra Pará, organizada pelo Núcleo de Produção Digital do Pará – NPD-Pa.

 
Atuais parceiros ABDeC-Pa
ACCPA – Associação Paraense de Críticos de Cinema – www.accpara.blogspot.com Com esta parceria a ABDeC-Pa garante a exibição de um curta-metragem em todas as exibições promovidas pela ACCPA nos diversos cineclubes que a entidade participa, como Cineclube Alexandrino Moreira – IAP, Espaço da Editora Saraiva, Cine Líbero Luxardo, Cinema Olympia e Cine Estação, entre outros.

Amazônia Doc – www.amazoniadoc.org – Mostras ABD da Amazônia Legal (2010) e Mostra Bruno Assis de Jovens Realizadores (2011)

Caiana Filmes – www.cainafilmes.com – Parceria para instalação administrativa da ABDeC-Pa no prédio da produtora, onde também está instalada a ACCPA, numa concreta atuação para o permanente diálogo entre quem faz, quem aprende e quem fala de cinema. Além da sede, com a parceria todos os sócios da ABDeC-Pa tem 20% de desconto nos cursos e oficinas de formação ministrados na Caiana Filmes. Também foi parceria na elaboração do I Edital Ideal de Curtas-Metragens, ainda a ser lançado, e que dará R$ 40 mil para a realização de um curta. Infelizmente, a produtora fechou suas portas em outubro de 2011, portanto a parceria foi integralmente encerrada.

The Greenvision – www.greenvision.com – Parceria com o projeto GreenLab, que realizou a Chamada de Seleção em fevereiro de 2011, patrocinando com R$ 4 mil,  o curta-metragem Real, de Vitor Souza Lima, que foi lançado em agosto de 2011.

Sesc Boulevard – Parceria de exibição de um curta-metragem e um documentário, com a Sessão ABDeC-Pa, todas as quartas-feiras, no Sesc Boulevard.

Todos os parceiros têm ativa atuação dentro da Associação, através de seus membros, que são por excelência: realizadores, críticos, produtores e cineastas. Estamos acreditando que é possível manter as importantes conquistas já conseguidas e seguir com os avanços para o audiovisual no Pará.

Além dos novos parceiros a ABDeC-Pa continua compondo o quadro do Conselho Gestor do NPD do Pará, onde tem se empenhado em democratizar cada vez mais o acesso ao empréstimo de seu equipamento e ilhas de edição, além de participar na escolha dos cursos ministrados no Núcleo de Produção Digital.

A Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas está aberta e quer não apenas ver, mas conhecer os realizadores que representa. Nós acreditamos neste novo momento do cinema e audiovisual no país, e precisamos saber cada ponto fragilizado e cada necessidade de quem faz e gosta de cinema, mas também quais os caminhos que queremos, e quais são os possíveis, para seguir em frente.

Dani Franco – Presidente ABDeC-Pa - Gestão 2009/2011
Jornalista DRT-Pa – (91) 8190 8270 / 8889 3639

Nenhum comentário: