quinta-feira, maio 19, 2011

Pará ganha novo edital de filmes

Pará ganha novo edital de filmes

Parceria entre o Grupo Educacional Ideal, ABDeC-Pa, ACCPA e Caiana Filmes garante o mais novo edital para curtas-metragens do Pará.

Através de uma iniciativa do Grupo Educacional Ideal, em parceria com a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas do Pará (ABDeC-Pa), Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) e Produtora Caiana Filmes, o Pará ganha um novo edital de curtas-metragens, que vai oferecer R$ 40 mil para a realização do filme. Projeto pioneiro entre as empresas privadas no Estado.

No dia 28 de maio, sábado, o Grupo Ideal, ABDeC-PA, ACCPA e Caiana Filmes estarão reunidos na construção do “Edital Ideal de Curtas-metragens do Pará”. A reunião, que será às 16h, é aberta a todos os interessados em participar do debate, ampliando assim a forma democrática de elaboração de um edital de filmes.

A iniciativa do Ideal vem somar às articulações de movimentação da produção audiovisual no Estado, num momento em que não há nenhum edital público dos governos locais, específicos para o cinema ou audiovisual, em andamento.

O novo edital será aberto a todos os realizadores, profissionais ou estreantes, e será divulgado logo após sua aprovação, junto aos produtores que se fizerem presentes na reunião aberta do dia 28.

A parceria do Grupo Ideal com a Caiana Filmes, ACCPA e ABDeC-Pa, mostra o quanto se fazem necessárias iniciativas como esta não apenas da esfera governamental, sendo também uma forma de sensibilizar a iniciativa privada a entender a economia da cultura, colocando o cinema como janela principal deste meio.

O “Edital Ideal de Curtas-metragens do Pará” vai destinar verba de R$ 40 mil ao projeto vencedor. O filme pode ser ficção ou documentário e deverá ser todo rodado em território paraense, sendo a equipe também do estado.


Serviço
Elaboração do Edital Ideal de Curtas-metragens do Pará
Sábado, 28 de maio, 16h.
No prédio da Caiana Filmes – Rua Diogo Móia, 986, entre Alcindo Cacela e 14 de março - Umarizal
Aberto ao público.
Informações: (91) 3343 4252 / 8116 8488
abdecpar@gmail.com
www.abdecpara.blogspot.com

Nenhum comentário: