Mostra ABDeC Pará apresenta um mosaico de linguagem nos três últimos dias da sua programação
Os saberes marajoara, lutas indígenas, homenagem a Max Martins, videoclipes, vídeoartes e documentários estão entre os vídeos e filmes da 1ª Mostra da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas que segue de hoje até a próxima sexta, dia 30.04.10
Confira abaixo a programação completa dos três últimos dias
Quarta-feira – 28.04.10
Cordão do Galo de Rogério Parreira, Ronaldo Silva e Wellingtom Cezar –
Sinopse: Documentário do projeto “Caixas de boi-bumbá-tecnologias e saberes marajoaras”, que resultou na criação do Cordão do Galo, onde as crianças marajoaras são as principais protagonistas dessa rica vivência cultural onde a preocupação com o meio ambiente aliada a raiz cultural do Marajó traduz as principais virtudes deste movimento.
Ficha técnica:
Direção: Rogério Parreira, Ronaldo Silva e Wellingtom Cezar
Trilha sonora: Ronaldo Silva, Cincinato Júnior, Alan Carvalho.
Aprendendo a voar de Bdjai Xikrim, Sateia Kui Assurini, Topramres Junure, Keyipytiti Bijack, Bemajti Xikrim, Aprare Gavião, Eslani Karaja e Betikre Kayapó –
A arte de saber de Takakri Kayapó, Bdjai Xikrim, Bemajti Xikrim e Betikre Kayapó –
O antigo e o novo de Bdjai Xikrim, Bijack, Bemajti Xikrim e Betikre Kayapó
Sinopse: Três documentários realizados a partir de oficinas de audiovisual para os indígenas, onde o tema central abordado foi a educação escolar indígena, com base nas conferências regionais culminando com a realização da Conferência Nacional. Que reuniu cerca de 200 povos indígenas em Brasília, apontando novos rumos para educação escolar indígena reforçando cada vez mais o tipo de escola que cada povo quer para seu futuro, onde a autonomia e identidade cultural sejam valores indeléveis para construção do melhor caminho.
Ficha técnica:
Coordenação e Direção Geral: Célia Maracajá
Puxirum de Rogério Parreira e Célio Cavalcante –
Sinopse: Ajuntório cultural, a palavra Puxirum de origem Tupi significa cooperação, união, mutirão, coletividade e partilha. Expressões culturais populares paraenses que são reunidas para fortalecer carnavais amazônicos. Refletindo sobre as particularidades e desafios de realizar esta ação cultural com responsabilidade social e ambiental.
Porto Max do Coletivo de Audiovisual do Curro Velho -
Sinopse: O documentário aborda vários aspectos da vida do poeta, da vida familiar até os ricos processos criativos em suas diversas manifestações literárias. A narrativa poética e moderna se traduz em cinema comprometido com a cultura brasileira.
Ficha técnica:
Direção geral: Rogério Parreira
Quinta-feira, 29.04.10
I Semana dos Povos Indígenas de Luiz Arnaldo Campos - 12’
Sinopse: Documentário. Durante a semana dos povos indígenas, delegações de mais de trinta etnias que vivem no Pará se encontram em Belém, buscando sua auto-organização e a construção de uma pauta de reivindicações junto ao governo estadual. Um momento de afirmação de direitos e projeções para o futuro.
II Semana dos Povos Indígenas de Luiz Arnaldo Campos e Célia Maracajá –
Sinopse: Documentário. A luta pela demarcação da terra macuxi de Raposa Serra Sol pressiona a II Semana dos Povos Indígenas a enfrentar duas questões essenciais. Os índios são importantes para o Brasil? Os índios devem Ser considerados brasileiros?
III Semana dos Povos Indígenas do Coletivo Audiovisual –
Sinopse: Durante a III Semana dos Povos Indígenas, jovens kayapós, xikrins e gaviões, integrantes da oficina de audiovisual percorrem as ruas de Belém com uma pergunta na ponta da língua: o Brasil foi descoberto ou invadido. Este é o filme fundamental de suas vidas.
Ficha técnica:
Coordenação e Direção Geral: Célia Maracajá
Edição: Luiz Arnaldo Campos
Origem dos Nomes de Marta Nassar
Sinopse: Documentário. No primeiro momento, o filme destaca a pintura corporal dos índios Kayapó-Xikrin, grupo do tronco lingüístico Jê que ocupa vasta área do sudeste do Pará, entre os rios Xingu e Tocantins, que além de possuir uma beleza plástica surpreendente, constitui um “sistema” de linguagem visual, uma gramática, um idioma-código expresso graficamente no corpo, e utilizado para transmitir mensagens, de múltipla e importante significância, na organização social da tribo.
No seu desenvolvimento, o filme narra o mito dos Kayapó-Xikrin que explica a origem de um dos rituais de iniciação,”a festa de nominação”.
Ao final, o filme mostra os índios Xikrin em diversos aspectos da pintura corporal e da ornamentação do corpo utilizada exclusivamente para o ritual de nominação. E depois, mostra a própria festa da nominação.
Para todas as horas de José Arnaud – 15’50”
Sinopse: Ficção – Três amigos saem para uma viagem onde irão descobrir que os limites entre sentimentos e sensações são muito efêmeros. Amor e amizade num contexto de pós-modernidade. “Não somos bons nem maus, o que somos então?”
Círio de Nossa Senhora de Nazaré de Alan Guimarães –
Sinopse: Documentário sobre o Círio de Nazaré que registra, além da procissão principa - uma das maiores do Brasil, com mais de 1 milhão de participantes -, mas muitas outras celebrações que compoem um complexo ritual religioso e profano, de grande siginificado cultural para o povo paraense.
O Negro no Pará de Afonso Gallindo – 37’44”
Sinopse: Doc-ficção sobre o processo de pesquisa de Vicente Salles (pesquisador) para publicção de sua importante obra “O Negro no Pará – Sob o Regime da Escravidão”. Com depoimentos de remanescentes do quilombo de Petimandeua (Castanhal -Pará), pesquisadoras e integrante do movimento negro no Pará, em busca do percurso dessa investigação histórica.
Ficha técnica:
Direção: Afonso Gallindo
Roteiro: Afonso Gallindo/Rose Silveira
Produção Executiva: Rose Silveira
Edição: Afonso Gallindo /André Mardock
Produção: Maria Christina
Fotografia: Marcelo Rodrigues
Mixagem Aúdio: Léo Bitar
Elenco: Dani Sá e Ronald Bergman (in memoriam)
Realização/Patrocínio: Instituto de Artes do Pará (IAP) / Projeto Raízes
Sexta-feira, 30.04.10
Shangrilah de Fábio Hassegawa –
Sinopse: Documentário. O livre caminho pelas árvores, banho de paz eterna, ébrio de algum tempo neste lugar oculto.
Ficha técnica:
Direção, Roteiro, Produção Executiva e Fotografia: Fabio Hassegawa
Arte: Marcelo Rodrigues
Edição: Carlos André Mendes
Elenco: Cadinho, Sr Oswaldo, Ian.
Perfume de Bordel de Ronaldo Rosa – 5’30”
Sinopse: Vídeo-clipe. Executivo se apaixona por garota de programa e vai assistir ao show da banda LetraC. Ao final leva um “boa noite Cinderela” e a banda divide o dinheiro.
Ficha técnica:
Direção: Ronaldo Rosa
Assistente de direção: João Felipe
Edição: Henrique Pena
Cromoverdose de Leonardo Venturieri –
Sinopse: Cromoverdose narra as experiências de cidadão comum ao entrar em um programa terapêutico perigoso. O programa consta em projeções de imagens relacionadas à cores e significados que são projetados na retina do paciente. O vídeo não é recomendado aos cardíacos e epiléticos.
Ficha técnica:
Direção, Produção, Trilha Sonora e Roteiro: Leonardo Venturieri
Direção de Fotografia: Adalberto Junior
Elenco: Mateus Maia, Carol Magno, Luana Moura
Câmera 1: Márcio de Carvalho Pamplona (Marajó)
Câmera 2: Odair Pires
Estúdio de Gravação: Floresta Sonora
Engenheiros de Som: Bruno Fernandes e Léo Chermont
O mundo de Célia direção coletiva membros ABDeC-Pa –
Sinopse: Documentário. “O Mundo de Célia” é resultado do projeto Ponto Brasil, realizado no Instituto de Artes do Pará em 2009, através do Núcleo de Produção Digital. Com direção coletiva de membros da ABDeC do Pará, o curta dá voz a uma prostituta que vive em rua histórica de Belém.
Belém aos 80 de Alan Guimarães e Januário Guedes –
Sinopse: O documentário faz um inventário, aravés de entrevistas e matyerial de aqguivo, da movimentação cultural dos anos 80 em Belém, no teatro, cinema, literatura, fotografia, artes plásticas, música e outras celebrações culturais, que aconteciam em espaços a elas consagradas, mas também nas ruas, praças, e nos bares (como o "Bar do Parque" e no "Três por Quatro") onde se reuniam artistas e públicos em confraternização.
Sobre a Mostra ABDeC-Pa
Com 28 produções inscritas, a 1a Mostra ABDeC-Pa recebe vídeos e filmes não só de Belém, mas também de cidades como Paraupebas e Marabá, municípios que vem se consolidando no cenário audiovisual paraense. Além deles, produções com temáticas indígenas, videoclipe, experimentalismo, vídeo-arte, ficções e documentários, compõe a grade da Mostra que termina na sexta-feira, dia 30.
A maratona de filmes começa sempre às 18h30 e segue até 20h30, no ponto de exibição da ABDeC-Pa, Cineclube Pedro Veriano. O público vai selecionar 05 filmes, sendo um documentário e quatro curtas-metragem, que vão compor um case de DVDs representando o audiovisual do Pará. Cada case será reproduzido em 26 cópias, distribuídas para todas as capitais brasileiras, mais o Distrito Federal, onde serão exibidos nos pontos de exibição das demais ABDs do país.
Além das ABDs, municípios de regiões como o sudeste e salgado paraense, entre outros, também receberão suas cópias, permitindo assim maior difusão dessas produções.
Pensada em parceria com a ABD Nacional, a 1ª Mostra ABDeC-Pa é mais uma forma encontrada pela atual gestão da entidade de proporcionar abertura de janelas para o cinema e audiovisual do Estado.
Serviço
1ª Mostra ABDeC-Pa, de
Cineclube Pedro Veriano – Casa da Linguagem – Avenida Nazaré, esquina com Assis de Vasconcelos.
A partir das 18h30
Entrada franca
Informações e entrevistas
Dani Franco – Assessora de Comunicação e Diretora ABDeC-Pa
Jornalista DRT-Pa 1749/ (91) 8167 5745
www.abdecpara.blogspot.com
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