terça-feira, abril 27, 2010

Programação da Mostra para esta quarta-feira

Terceiro dia da Mostra ABDeC Pará vem com filmes indígenas e regionalistas

Os saberes marajoara, lutas indígenas e homenagem à Max Martins estão entre os vídeos que compõem o terceiro dia da Mostra ABDeC-Pa.

Confira abaixo a programação desta quarta-feira, 28.04.10

Cordão do Galo de Rogério Parreira, Ronaldo Silva e Wellingtom Cezar – 12’
Sinopse: Documentário do projeto “Caixas de boi-bumbá-tecnologias e saberes marajoaras”, que resultou na criação do Cordão do Galo, onde as crianças marajoaras são as principais protagonistas dessa rica vivência cultural onde a preocupação com o meio ambiente aliada a raiz cultural do Marajó traduz as principais virtudes deste movimento.
Ficha técnica:
Direção: Rogério Parreira, Ronaldo Silva e Wellingtom Cezar
Trilha sonora: Ronaldo Silva, Cincinato Júnior, Alan Carvalho.

Aprendendo a voar
de Bdjai Xikrim, Sateia Kui Assurini, Topramres Junure, Keyipytiti Bijack, Bemajti Xikrim, Aprare Gavião, Eslani Karaja e Betikre Kayapó – 13’

A arte de saber de Takakri Kayapó, Bdjai Xikrim, Bemajti Xikrim e Betikre Kayapó – 14’

O antigo e o novo
de Bdjai Xikrim, Bijack, Bemajti Xikrim e Betikre Kayapó 16’
Sinopse: Três documentários realizados a partir de oficinas de audiovisual para os indígenas, onde o tema central abordado foi a educação escolar indígena, com base nas conferências regionais culminando com a realização da Conferência Nacional. Que reuniu cerca de 200 povos indígenas em Brasília, apontando novos rumos para educação escolar indígena reforçando cada vez mais o tipo de escola que cada povo quer para seu futuro, onde a autonomia e identidade cultural sejam valores indeléveis para construção do melhor caminho.
Ficha técnica:
Coordenação e Direção Geral: Célia Maracajá

Puxirum
de Rogério Parreira e Célio Cavalcante – 28’
Sinopse: Ajuntório cultural, a palavra Puxirum de origem Tupi significa cooperação, união, mutirão, coletividade e partilha. Expressões culturais populares paraenses que são reunidas para fortalecer carnavais amazônicos. Refletindo sobre as particularidades e desafios de realizar esta ação cultural com responsabilidade social e ambiental.

Porto Max
do Coletivo de Audiovisual do Curro Velho - 26’
Sinopse: O documentário aborda vários aspectos da vida do poeta, da vida familiar até os ricos processos criativos em suas diversas manifestações literárias. A narrativa poética e moderna se traduz em cinema comprometido com a cultura brasileira.
Ficha técnica:
Direção geral: Rogério Parreira


Serviço
1ª Mostra ABDeC-Pa, de 26 a 30 de abril de 2010
Cineclube Pedro Veriano – Casa da Linguagem – Avenida Nazaré, esquina com Assis de Vasconcelos.
A partir das 18h30
Entrada franca

Nenhum comentário: