sábado, novembro 03, 2007

Plano Próximo - Extra Novembro

Associados e membros do coletivo,

Temos utilizado este veículo (e-mail) para abordar as ações desta diretoria referentes aos temas do coletivo audiovisual, na intenção de informar as articulações nas esferas Municipal, Estatual e Federal.
Neste informe extra no mês de Novembro de 2007, daremos um resumo das articulações nas esferas Municipal e Estadual e buscamos sugestões e críticas para a nossa participação no encontro em Manaus.

Na Esfera Municipal

Solicitamos reunião com o Sr. Heitor Pinheiro (Presidente da FUMBEL) e todo o Conselho Consultivo da Espaço Municipal Olympia (Portaria 099/2007 – GAPRES/FUMBEL), no qual fazemos parte, para definir os procedimentos em caráter definito do espaço.

Assim vamos avaliar nossa continuidade no mesmo, já que o projeto de utilização e democratização do espaço apresentado por nós e abraçado pela prefeitura na época, apesar de nossa cobrança, ainda não foi posto ainda em prática, ficando restrito somente a portaria acima citada.


Na Esfera Estadual

Continuamos aguardando retorno da Câmara Setorial de Desenvolvimento Sociocultural, interlocutora entre Sociedade Cívil Organizada (ABDeC-PA, STIC Pará e Associação de Cinema de Animação do Pará) e orgãos ligados a cultura de nosso Estado (SECULT, MIS Pará, IAP e Funtelpa) a respeito de propostas apresentadas por nós, visando estruturação concreta de políticas públicas voltadas para o fomento, a produção e a divulgação do audiovisual em nosso Estado.

Em nossa última reunião inclusive discutimos de maneira conjunta propostas para editais Estaduais, sem até o momento termos respostas para as mesmas.

Nos preocupa isso e, apesar de nossa insistência, tão pouco fomos convocados ao retorno da discussão.

Segundo acertado anteriormente, o retorno se daria visando discutirmos a implementação do possível, dentro do orçamento para os próximos quatro anos desta gestão.


Na esfera Federal

No próximo dia 10/11 acontecerá em Manaus o II Encontro das ABDs Norte. O Primeiro encontro foi organizado por esta regional e buscou a aproximação e fortalecimento das seis ABDs que compõe a Região Norte. Neste segundo, temos a intenção de retirar carta de sugestões/solicitações a serem encaminhadas aos Governos Estaduais e Federal. Temas como recilcagem de mão-de-obra, memória e normatização de nosso mercado fizeram parte de nossas sugestões encaminhadas ao Governo do Pará.

A pauta proposta por esta regional, que aqui abrimos a sugestões e críticas, foi a seguinte:

1 – Regionalização
Tema bastante falado, mas o que é realmente esta “regionalização” ?
Precisamos ter claro que temos nossas diferenças, mas nossa cultura esta inserida dentro do contexto Brasileiro. É muito importante termos isso claro. Não somos diferentes, fazemos parte país como qualquer região. Mas temos características e dificuldades próprias.

2 – CTAV’s Amazônia Ocidental e Amazônia Oriental
Nossa região é grande demais. Termos somente um CTAV seria quase nulo. Como se daria o rodízio dos equipamentos, com que dinheiro?
A proposta de dois CTAV’s, dividindo a área em duas.
A pergunta sequinte é: Dcine ou película? Poderiamos ganhar gás com produção digital e pensando no transfer, mas garantindo a finalização das produções. Abrimos a discussão...

3 – Reciclagem e formação de mão-de-obra
Precisamos avaliar nossos pontos fortes e pontos fracos.
Propor oficinas intinerantes, intercâmbio de profissionais... isso pode ser uma saída. Mas qual o caminho ?

4 - Memória e história do audiovisual na Amazônia
Quem foram os de nós que de fato “desbravaram” a Amazônia audiovisualmente? Que história vamos deixar para os que estão vindo?
Propomos organizar, pesquisar e levantar produções, restauros, formação de acervo Amazônico, publicação de livros falando sobre este processo...
A ABDN forma uma GT especialmente para discutir sobre memória, precisamos somar e pontuar nesta parte, neste regaste. É justo aos que vieram antes e contribuíram com o processo, mesmo que achemos ter sido pouco, reconhecimento de sua participação real no que existe hoje.

5 – Participação na discussão, na produção de conteúdo e exibição da Tv Pública
Tv de Brasileiros ou “para” Brasileiros ?
Se não colocarmos isso na pauta, vamos só assistir de novo. Criar esta possibilidade que temos direito como cidadãos brasileiros que somos, mas de maneira concreta e produtiva.
A participação do coletivo do Norte na discussão da grade e participação do realizador independente na programação.

6 – Sermos mais ativos nos temas Nacionais
Não são somente os nossos problemas. Participamos de um coletivo e precisamos estar presentes, demostrarmos interesse e que temos muito para contribuir.

7 – Normatização de nosso mercado
Não adianta falar de CTAV, Tv Pública e afins se nossos mercados internos estão atrofiados.
Quanto um câmera recebe por diária no Amapá? em Roraima? Manaus? Como este técnico vai melhorar, estudar ou até fazer um curso de inglês de seja se este mercado (que é o ganha-pão) não responde.
Valorizar nossos técnicos e produtoras tanto interna quanto externamente.... isso vai nos fortificar e possibilitar mais segurança e competitividade.

8 – Esclarecimento a respeito dos convênios e aplicação da logo da regional
Precisamos conhecer melhor o convênio para finalização e divulga-lo em nossas regionais. Tentar também abrir convênio para nossas produções, que são bastante complicadas até o momento, viabilizando não só finalização, mas equipamentos também..


Informamos da necessidade de seu breve retorno. Teremos até o dia 9/11 para receber sua resposta.

Participe, critique ou acrescente... este é um importante momento para o coletivo paraense no circuito Nacional.

Planejamos convocação extraordinária até o final deste mês, na intenção de fornecermos os devidos esclarecimentos da reunião e demais procedimentos da Associação. Sua participação é importante, por este motivo faremos a convocação com antecedência.


Abraços a todos.


A Diretoria

Nenhum comentário: