domingo, outubro 14, 2007

Plano Próximo - Outubro

Informe da ABDeC Pará para associados e simpatizantes.


Plano Detalhe

Políticas Públicas (e concretas) para o Audiovisual II
Continuamos esperando retorno do setor da cultura do Governo da primeira rodada de conversas sobre editais e demais propostas feitas por esta associação.
Aguardamos o retorno das propostas definadas em discussão com a Câmara Setorial de Desenvolvimento Sociocultural, ABDeC Pará, STIC Pará, MIS Pará, IAP e Funtelpa.
Esperamos também a abertura para a discussão de como se dará o processo dos possíveis editais e demais ações.
As sugestões (em linhas gerais) apresentadas foram:
- Edital para elaboração de roteiro de longa;
- Edital para curtas (ficção, animação, arte e documentário) Película;
- Edital para curtas (ficção, animação, arte e documentário) vídeo;
- Edital para curtas em vídeo para etnias indigêna e afro-descendentes;
- Edital para finalização;
- Edital para distribuição;
- Mecanismo para compra de equipamentos;
- Mecanismo para manutenção de equipamentos adquiridos.
Aguardamos o retorno das discussões para avançarmos nas propostas de fomento, normatização e memória do audiovisual paraense.
Em breve disponibilizaremos em nosso blog, as propostas apresentadas na integra.

Luz, camera, ação.... NPD Pará: abertura de edital de pauta
A pauta de utilização de equipamentos está aberta até janeiro de 2008.
Reforçamos: a utilização é gratuita e voltada a projetos em todo o Estado.
A avaliação dos projetos se dá por análise técnica e não estética.
Informações sobre regulamento: http://portalcultura.com.br/, basta clicar no link Núcleo de Produção Digital do Pará (NPD Pará).
O projeto Núcléo de Produção Digital é um iniciativa do MINC/SAV/CTAV na forma do projeto “Olhar Brasil” e no Pará o tem a gestão do Instituto de Artes do Pará, FUNTELPA, Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas – Secção Pará (ABDeC Pará), Associação Fotoativa e Instituto de Ciências da Arte (ICA/UFPa).
Em breve a abertura de cursos para várias áreas do audiovisual, todos gratuitos.


Bin
Criada a segunda célula Produção Audiovisual, em Altamira.
Na oportunidade de oficina organizada pelo Governo do Estado/Instituto de Arte do Pará, em parceria com a Fundação Tocaia (de Altamira) aconteceu o primeiro môdulo de oficinas sequênciadas de audiovisual em Altamira. Atentos a movimentação, estimulamos a formação da célula de produção audiovisual de Altmira, tendo a frente a Fundação Tocaia. O objetivo da célula é dar continuidade ao trabalho iniciado neste primeiro môdulo, objetivando a produção dos vários roteiros surgidos (ficção e documentários) durante a oficina. Esta é a segunda célula, sendo a primeira estruturada em Marabá, com o apoio do Galpão de Artes de Marabá (GAM).
Resta aguardar agora (ansiosamente) as produções das duas células.

Contatos

Fundação TOCAIA
e-mail: funtocaia@yahoo.com.br
Fone: 93-3515-5876

GAM (Galpãp das Artes de Marabá)
E-mail: tallentusamazonia@skorpionet.com.br
Fone: 94-3321-1360/2355


Aproveitando o momento...
ABDeC Pará numa parceria IAP, Fundação Tocaia e Movimento de Concientização Negra de Altamira foi feita exibição do Documentário “O Negro no Pará – Cinco Décadas depois” , na Escola Pública Municipal Oscarina Leno. A exibição contou com a participação da comunidade e teve como proposta a abertura da discussão da importância da organização do movimento negro na região. Na ocasião também foi exibido o vídeo “Tucuruí: Um Estudo de Caso”, produção local da Prelazia do Xingú, abordando o entorno de Tucuruí e os efeitos sobre a comunidde local. Em oportunidade próxima, planejamos exibir o material na capital paraense.
Paralelamente, estimulamos a criação de cine-clube e parceria com a UFPa local. Estes projetos terão a frente a Fundação Tocaia e terão apoio da ABDeC Pará.

DOCTv
Contagem regressiva....
Em breve serão abertas as inscrições e nos colocamos a disposição para tirar dúvidas... enfim, tudo que precisa ser adiantado “pra não ficar muito em cima da hora....” e manter o Pará como um dos poucos Estados do Brasil a terem dois documentários.
Esta façanha só foi possível graças ao número recorde de inscrições de projetos nos últimos anos.
Então, começamos aqui a campanha de incentivo aos realizadores de todo o Estado. Inscrevam seus projetos na edição 2008. Esta importante janela tem possibilitado ao Pará a mostrar sua cara no Brasil e no mundo, já tendo inclusive documentários daqui premiados no exterior.

II Encontro das ABDs Norte
A continuação do encontro, acontecido em Belém no mês de Julho passado teve a organização da ABDeC Pará e contou com o apoio fundamental da Secretária de Audiovisual (SAV/MINC), Regional Norte do MINC, Instituto Amazônia Imaginária e Organização do Festival de Cinema de Belém. Contamos também com a participação de Solange Lima (na época diretora de regionalização da ABDN – hoje atual presidente da entidade). O encontro contou com a participação dos presidentes das ABDs de Manuas, Amapá e Rondônia. Durante o encontro ficaram definidas importantes temas comuns a região e que serão finalizadas durante o Festival de Internacional de Cinema, em Manaus, no próximo mês de novembro e então abertos a discussão da ABD Nacional.

Nenhum comentário: