segunda-feira, fevereiro 08, 2010

O NPD (NÚCLEO DE PRODUÇÃO DIGITAL DO PARÁ) OFERECE A OFICINA DE REALIZAÇÃO EM DIREÇÃO – COM CAMILO CAVALCANTE

OFICINA DE REALIZAÇÃO EM DIREÇÃO

Ministrante: Camilo Cavalcante
Período: 22 a 27 de fevereiro de 2010
Horário: 14 às 20 h de segunda a sexta e das 9 às 15 h no sábado
Carga horária: 36 h
20 vagas
Local: Auditório IAP
Público alvo: estudantes de comunicação, artes visuais e cursos afins, pessoas com experiência em audiovisual, preferencialmente na área de direção.

Objetivos: a oficina de Direção para Cinema e Vídeo introduz o aluno na teoria e na prática da realização audiovisual, abordando questões essenciais como ponto de vista, gênero e conflito; como interpretar o roteiro; desenvolvimento da equipe, mise-en-scène; decupagem do roteiro, entre outros temas, que serão colocados para os alunos aliados a exercícios práticos possibilitando uma imersão na área da Direção cinematográfica.


Camilo Cavalcante realizou os vídeos CÁLICE; HAMBRE HOMBRE; OS DOIS VELHINHOS; LEVIATÃ; MATARÁS; ALMA CEGA; AMORTE e AVE MARIA OU MÃE DOS OPRIMIDOS. Estes vídeos foram captados em diferentes formatos, do VHS ao DIGITAL. Também dirigiu OCASO, curta-metragem em 16mm.
É roteirista e diretor dos curtas em 35mm O VELHO, O MAR E O LAGO; A HISTÓRIA DA ETERNIDADE; RAPSÓDIA PARA UM HOMEM COMUM e O PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS. Estas obras já receberam mais de 90 prêmios em mostras e festivais de cinema e vídeo.
Escreveu os diálogos para o curta-metragem OUTROS do diretor gaúcho Gustavo Spolidoro e dirigiu, em parceria com Cláudio Assis, o documentário EU VOU DE VOLTA.
Para teatro, dirigiu o monólogo O CÃO SEM PLUMAS, do poema de João Cabral de Melo Neto.
É formado em Jornalismo pela UFPE, autor do manifesto CINEMACABRADAPESTE e acredita na poesia da imagem acima de tudo.

Nenhum comentário: