quinta-feira, dezembro 25, 2008

Cinema do Brasil vai à Espanha e volta com novidades para 2009

Acordos de co-produção foram fechados durante a viagem e o programa recebeu convites para eventos internacionais O Programa Cinema do Brasil participou, entre os dias 11 e 13 de novembro de 2008, em Madri, na Espanha, do Projeto Talento Brasil, que visa promover a internacionalização das empresas brasileiras de entretenimento. Trata-se de uma iniciativa da Apex - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, responsável pela promoção de produtos e serviços brasileiros no mercado internacional. O Programa também participou do I Encontro de Produtores Brasil Espanha, uma iniciativa da Ancine e do Instituto de la Cinematografía y de las Artes Audiovisuales (ICAA) com apoio do Cinema do Brasil. Realizado entre os dias 13 e 14 de novembro. Durante os eventos o Cinema do Brasil recebeu diversos convites.
O Programa Cinema do Brasil e a Ancine confirmaram a realização do II Encontro de Co-Produção com a Galícia, previsto para março de 2009, em Salvador (BA). O Programa também foi convidado a participar, em março de 2009, do Encontro de Co-Produção com a Catalán Filmes y TV, que ocorrerá durante o Festival de Guadalajara, no México. Elena Villardell, responsável pelo Ibermedia (programa que fomenta o cinema ibero-americano), convidou o Programa Cinema do Brasil a assumir a coordenação da participação brasileira na Semana do Ibermedia, a ser realizada no Moma - Museu de Arte Moderna, em Nova Iorque, também em 2009. O Programa também recebeu um convite da presidente do Programa Media Mundos, Aviva Sanders, para participar da convocatória do ano que vem – o objetivo é estreitar a relação com o cinema brasileiro. O Media Mundos busca reforçar a cooperação da indústria áudio-visual dos Países da União Européia com os Países Emergentes.
Durante a apresentação do Projeto Talento Brasil, Fabiano Gullane (Gullane Filmes) e Luiz Noronha (Conspiração) ministraram uma palestra sobre "Co-Produção", mediada pelo presidente do Programa Cinema do Brasil, André Sturm. "A Espanha é um País com tradição de co-produções internacionais. Este Encontro foi uma excelente abertura de portas para produtores brasileiros", afirma Sturm.
Os produtores que participaram das rodadas de negócios também tiveram agenda cheia! "Participamos de diversas reuniões e fechamos uma co-produção com a Espanha que já está em fase de desenvolvimento!", comemora Fabiano Gullane, da Gullane Filmes.
No terceiro e último dia, várias rodadas de negócios foram realizadas - 330 reuniões resultaram em acordos promissores e possibilidades de boas parcerias. A expectativa de negócios para 2009 no mercado europeu é de US$ 5 milhões, segundo a Apex. As empresas associadas ao Programa Cinema do Brasil que participaram do Talento foram: Bossa Nova, Ioiô, Panda, Cinema Animadores, Ocean, Mixer, TV Pinguin e Coração da Selva. "Participamos do Talento Infantil e já estamos trabalhando na segunda temporada do Sapo Xulé", comenta Silvia Prado, da Cinema Animadores. A produtora Coração de Selva participou de inúmeras reuniões e já tem relações bem consolidadas na Espanha - ela já viajou para o País três vezes junto ao Programa Cinema do Brasil. "Nos próximos meses, devemos fechar uma parceria de co-produção para o projeto Onde está a Felicidade?", afirma Geórgia Costa Araújo, da Coração de Selva.
Durante o I Encontro de Produtores Brasil Espanha dez produtoras brasileiras tiveram seus projetos de longa–metragem selecionados para a ocasião: Otto Desenhos Animados, Cinema Filmes, Solar Filmes, Bossa Nova, Rec Produtores, Truque Produtora de Cinema, Coração da Selva, Araça Azul Cinema e Vídeo, Taiga Filmes e Ioiô Filmes / Lynxfilm / Primo Filmes. A programação contou também com uma palestra sobre o Mercado Cinematográfico da Espanha e do Brasil com o espanhol Pedro Pérez, presidente da Fapae - Federação de Associações de Produtores Audiovisuais Espanhóis, e o brasileiro André Sturm, além da presença significativa de empresários do setor Áudiovisual espanhol, como José Maria Morales (WandaVision), Alváro Agustín (Telecinco) e Javier Pons (Television Española) Foi inaugurada, ainda, a II Mostra de Cinema Brasileiro, promovida pela Embaixada do Brasil e pela Fundação Cultural Brasileira. Sobre o Programa Cinema do Brasil Criado em 2006, o Programa Cinema do Brasil quer fortalecer o cinema nacional no exterior e também atrair novas oportunidades para o mercado brasileiro. Desenvolvido pelo Siaesp – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo em parceria à Apex Brasil - Agência de Promoção de Exportações e Investimentos, ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e ao Ministério da Cultura - Secretaria do Audiovisual, o Programa tem 120 produtoras associadas em todo o País.

Fonte: Audiovisual <audiovisual@cultura.gov.br

Nenhum comentário: