quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Porpostas apresentadas pela ABDeC Pará (juntamente com carta de boas-vindas) ao Secretário de Cultura do Estado do Pará

Curto Prazo

- Apoio a implantação da delegacia sindical em nosso Estado, visando a regulamentação, que possibilitará o registro de técnicos e consequentemente a obtenção de DRT e a criação de tabela de piso salarial para produções locais entre outros benefícios, apoiando juntamente com Secretária do Trabalho sua implantação já em discussão pelo segmento neste momento;
- Adesão a contra-partida para apoio, mesmo que institucional, do Governo do Estado para a cota de 30% técnicos brasileiros em produções internacionais e de 30% de técnicos paraenses em produções Internacionais e Nacionais realizadas em nosso Estado.
- Rediscussão da Lei de Incentivo, visando uma melhor utilização da mesma por nosso segmento. Ampliamos ainda a proposta, visando facilitar a captação pela lei, com a criação de gatilhos que estimulem o investimento dos empresários locais em nosso segmento. Sem a interfêrencia do Estado, sabemos ser impossível melhorar os índicies de captação, impedindo assim, a mobilidade para a prática de nossa expressão no Estado.
- Pleito de Editais Anuais de Produção para Ficção, documentário e Animação. Estas produções serão essenciais para aquecimento de nossa expressão assim como estratégica ferramenta de divulgação do Estado em Mostras e Festivais pelo Brasil e no mundo.
- Incentivo a politica de interiorização desta Associação, que visa estabeler uma relação com outros municípios do Estado, levando cursos, palestras e mostras de realizadores paraenses. Esta movimentação torna-se importante também pela possibilidade de facilitar realizadores muitas vezes isolados em suas regiões. Apresentamos (em anexo) uma proposta para implantação do mesmo pela ABDeC que busca estudantes e profissionais em todo o Estado.

Médio Prazo

- Pleito de uma Escola Superior de Audiovisual, tendo no apoio dsta Secretaria, em parceria com demais secretarias e orgãos governamentais, fundamental importância.
- Realização de Seminário para Produtores Culturais, não sendo a expressão audiovisual o único foco, mas com a proposta de normatizar, discutir alternativas e pontos cruciais e ainda profissionalizar o mercado cultural em nosso Estado, para conseguirmos imprimr em nossos produtos culturais o mesmo talento visto em artistas de tantas expressões. A ausência deste importante personagem do agente cultural qualificado, enfraquece o resultado da produção geral a nosso ver.
- Patrimônio e memória, incentivo para o fortalecimento do Museu da Imagem e do Som, orgão que julgamos de fundamental importância para a memória da produção audiovisual paraense. Criação de reserva técnica que responda ao volume das produções independentes, disponibilizando-as ao público em geral para pesquisas, consultas, sem burocracia e democratizando assim o acesso a nossa produção audiovisual para o Estado. Aproveitamos também para sugerir a criação de uma acervo de Memória da Propaganda local, que em parceria com a iniciativa privada, poderia ajudar a viabilizar a infra-estrutura necessária para a criação e manuntenção do Acervo Geral, criando gancho para aprocimação de universidades e pesquisadores da área.
- Apoio no projeto da Cartografia do Audiovisual Paraense. Esta ação visa identificar todas as salas de exibição, cines-clubes ou espaços onde ocorram exibições. Também temos a intensão de leventarmos a vocação das regiões e assim podermos desenhar melhor nossas ações, buscar parcerias e fornecer sugestões embasadas que visem o fortalecimento do audiovisual em todas as suas formas e generos em todo o Estado, possibilitando assim acesso democrático a todos os paraenses.

Nenhum comentário: