segunda-feira, agosto 16, 2010

Histórias do Brasil no Pedro Veriano

Ponto de Exibição - Cineclube Pedro Veriano, exibe 04 recentes produções do e sobre o cinema brasileiro


Nesta terça-feira, 17 de agosto, o Ponto de Exibição da ABDeC-Pa, Cineclube Pedro Veriano exibe programação da Programadora Brasil que retrata momentos do cinema no Brasil. Dentre eles, está a re-exibição do documentário "Que filme tu vai fazer?", produzido em 1992 com depoimentos de realizadores paraenses.


"Que filme tu vai fazer?" de Denoy de Oliveira registra um momento de perplexidade e resistência. Quando o governo Fernando Collor de Mello fecha a Embrafilme e outros órgãos de regulamentação do cinema brasileiro, o diretor começa a entrevistar cineastas de norte a sul do país. Dessa prospecção resulta um inventário de projetos, sonhos, frustrações e esperança, antes da “retomada” da produção audiovisual a partir de meados dos anos 1990.

Já Kátia Maciel, no documentário "A fila", registra a absurda burocracia a que foram submetidos os cineastas brasileiros no início da “retomada”. O trio Henrique Silveira, Luciana Tanure e Marília Rocha, no curta-metragem "Duralex, sedlex", documenta as rememorações de Zé Japonês, técnico mineiro em conserto e manutenção de equipamentos cinematográficos. E, na ficção "A hora vagabunda", Rafael Conde lança seu olhar sobre as inquietações de uma juventude que aspira ao cinema ao mesmo tempo em que é marginalizada por ele.

Programação

HISTÓRIAS DO CINEMA BRASILEIRO:

A fila ( Katia Maciel, RJ, 1993), A hora vagabunda ( Rafael Conde , MG, 1998) Duralex, sedlex ( Henrique Silveira, Luciana Tanure e Marília Rocha, MG, 2001 ) Que filme tu vai fazer? ( Denoy de Oliveira, SP, 1992).

Sobre o CCPV
O Ponto de Exibição Cineclube Pedro Veriano, é uma parceria entre a ABDeC-Pa e a Fundação Curro Velho, através do projeto do Governo Federal Cine Mais Cultura.
Atualmente as exibições do CCPV são realizadas todas as terças-feiras, sempre às 18h30 no auditório da Casa da Linguagem em Belém, no entanto ainda neste semestre a sede da Fundação Curro Velho, no bairro do Telégrafo, contará com exibições do Cineclube.

Serviço
História do Cinema Brasileiro, nesta terça, 18/08/10, às 18h30 no Ponto de Exibição - Cineclube Pedro Veriano - Casa da Linguagem, que fica na Avenida Nazaré s/n. Entrada franca.


Dani Franco - Jornalista DRT-Pa 1749
Diretoria ABDeC-Pa

Nenhum comentário: