sexta-feira, junho 11, 2010

FUTURA ABRE INSCRIÇÕES PARA PITCHING DE DOCUMENTÁRIO DE TV


Canal vai financiar e co-produzir filme de 52 minutos sobre a temática da pobreza.

O Canal Futura está com inscrições abertas até 16 de julho para o 1º Doc Futura, pitching voltado para produtoras de todo o país interessadas em co-produzir um documentário sobre a temática da pobreza. O projeto vencedor será premiado com até R$100 mil para a produção da obra audiovisual de 52 minutos e classificação etária livre, que entrará na grade especial da programação de final de ano do Canal Futura, em dezembro deste ano. O valor deve incluir todas as etapas de formatação, conteúdo, pesquisa, direitos autorais, produção, realização e finalização.

O que se propõe nesse pitching é usar a linguagem do documentário para refletir sobre a realidade brasileira e os motivos que fazem com que, no século XXI, mais de 1 bilhão de pessoas ainda vivam com menos de 1 dólar por dia em todo o mundo. Não há restrição quanto às formas de narrativa: o objetivo é buscar ideias provocativas e inovadoras que fujam do lugar-comum. O Doc Futura dará liberdade para que o realizador busque a linha que considerar mais original para este tema. "Nossa expectativa é atrair novos olhares sobre a pobreza. Queremos levar público e produtoras a pensar sobre a questão de modo diferente e reflexivo", explica Débora Garcia, gerente de Conteúdo e Novas Mídias do Canal Futura. "Sairá vencedor aquele que nos apresentar a proposta mais ousada e criativa", completa.

Cronograma e Edital 

As inscrições prosseguem até 16 de julho e, o edital, com o regulamento e a ficha de cadastro, está disponível para download no site www.futura.org.br <http://www.futura.org.br/> .  A relação dos projetos selecionados para se apresentarem à banca examinadora será divulgada no dia 30 de julho, e o pitching será realizado em 12 e 13 de agosto. O anúncio do vencedor está previsto para o dia 16 seguinte.

"Optamos por selecionar um tema porque facilita a base de comparação e amplia a importância da criatividade. Quando todos trabalham o mesmo assunto, é essencial buscar uma forma diferenciada de abordagem. E escolhemos a pobreza porque tem tudo a ver com o ideal do Canal e sua missão de provocar o engajamento e a reflexão sobre as causas sociais da nossa sociedade" comenta Débora, acrescentando que além da pertinência na abordagem da questão e da qualidade da ideia e da estrutura apresentadas, a análise dos projetos vai seguir os critérios de histórico da produtora, consistência e economicidade do orçamento previsto, melhor preço, idoneidade da proponente e cronograma de execução.

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