segunda-feira, junho 14, 2010

Comédias contemporâneas no Pedro Veriano desta terça-feira


Pedro Veriano exibe comédias no formato curta-metragem na sessão desta terça. Entre eles o paraense “Açaí com Jabá” e “Dov’e Meneghetti” de Beto Brant.


Que o brasileiro gosta de rir, isso é mais do que sabido. E o curta-metragem tem sido um campo rico historicamente para a expressão cômica. No entanto, muitos filmes acabam fazendo desta relação o espaço para o simples contar de uma piada, deixando de lado a expressão que só a linguagem cinematográfica permite.

Nesta terça-feira a ABDeC-Pa e a Fundação Curro Velho, dentro do Cineclube Pedro Veriano, apresentam uma coletânea da Programadora Brasil, que atravessa o Brasil do extremo Norte (“Açaí com jabá”) ao Sul (“O oitavo selo”) vendo uma série de narrativas que só extraem sua graça da possibilidade de narrar um conto cômico a partir das imagens e sons. Da realidade urbana de “BMW vermelho” ao causo de bar de “No princípio era o verbo”, de uma história do passado (“Dov’e Meneghetti”) ao aparato tecnológico moderno (“PR Kadeia”), nós podemos rir de quase tudo através do cinema destes filmes.

Filmes:
Açaí com Jabá ( Alan Rodrigues e Marcos Daibese Walério Duarte , PA, 2000 ); BMW Vermelho ( Reinaldo Pinheiro e Edu Ramos , SP, 2001 );
Dov`e Meneghetti ( Beto Brant , SP, 1989);
No Princípio Era o Verbo ( Virgínia Jorge , ES, 2006 )
O Oitavo Selo ( Tomás Creus , RS, 1999 );
P R Kadeia ( Eduardo Caron , SP, 1992).

O Cineclube
O Cineclube Pedro Veriano é uma parceria da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas do Pará (ABDeC-Pa) com a Fundação Curro Velho, através do projeto do Governo Federal Cine Mais Cultura.
Por se tratar de uma iniciativa da ABDeC-Pa, entre suas prerrogativas está a predileção por filmes em curta-metragem (antes dos longas), documentários e produções brasileiras. O Cineclube conta ainda com a parceria da APCC – Associação Paraense dos Críticos de Cinema, que uma vez por mês promove uma sessão em seu espaço.
As sessões do Cineclube Pedro Veriano são sempre às terças-feiras as 18h30, na Casa da Linguagem que fica na Avenida Nazaré, esquina com Assis de Vasconcelos.

Serviço:
Sessão Comédias Conteporâneas, nesta terça-feira, 15/06/2010, 18h30, no Cineclube Pedro Veriano, que fica na Avenida Nazaré, prédio da Casa da Linguagem, s/n, esquina com Avenida Assis de Vasconcelos.

Nenhum comentário: