segunda-feira, abril 05, 2010

Festival Curta Amazônia abre inscriçõe

Estão abertas as inscrições para o Festival Curta Amazônia de Rondônia. Veja abaixo o regulamento e inscreva seu filme.


1º FESTIVAL DE CINEMA CURTA AMAZÔNIA
De 25 a 29 de Maio de 2010

REGULAMENTO GERAL

CAPÍTULO I – DA ORGANIZAÇÃO
Artigo 1º
: O 1º Festival de Cinema Curta Amazônia será realizado na cidade de Porto Velho, Estado de Rondônia, no período de 25 a 29 de maio de 2010, organizado e coordenado por uma Comissão Organizadora, indicada e nomeada pela Curadoria Geral do Festival.
Parágrafo primeiro – O Festival de Cinema Curta Amazônia é uma mostra de cinema e vídeo com atenção especial para o Cinema Nacional Brasileiro e de produção independente.
Parágrafo segundo: O Festival de Cinema Curta Amazônia organizará sua programação em várias mostras, uma Competitiva e uma Não-Competitiva de filmes ou vídeos de curta-metragem; O FESTIVAL promoverá ainda em sua programação oficial a Mostra Brasil com filmes de longa-metragem convidados, fora de competição e a Mostra Especial com filmes e vídeos de curta-metragem para portadores de necessidades especiais e idosos. A Mostra Cinema na Comunidade que serão filmes ou vídeos de curta-metragem onde serão exibidos de forma gratuita nos bairros periféricos de nossa cidade. E também a Mostra só Curtas com filmes ou vídeos feitos por realizadores das ABD´s Norte e ABD Nacional.
Artigo 2º: O 1º Festival de Cinema Curta Amazônia, é uma promoção da Associação Curta Amazônia, tendo diversas parcerias e apoiadores à nível regional e nacional. A Associação Curta Amazônia poderá estabelecer contatos com outros organismos públicos ou privados, visando à colaboração destes na realização do 1º Festival de Cinema Curta Amazônia.
Artigo 3º: O 1º Festival de Cinema Curta Amazônia, tem por finalidade apresentar uma parcela representativa da produção brasileira e contribuir para sua difusão e debate, reunindo profissionais de cinema, promovendo encontros, seminários, painéis, conferências e lançamentos de publicações.
Parágrafo único: Realizado pela primeira vez aqui em Rondônia, o FESTIVAL DE CINEMA CURTA AMAZÔNIA tem como meta ao longo dos próximos anos de sua existência projetar a cidade de Porto Velho e todo o País como pólo de fomento à cultura cinematográfica, além de se constituir num dos mais importantes acontecimentos de difusão do potencial turístico da região amazônica.

CAPÍTULO II – DA COMISSÃO ORGANIZADORA

Artigo 4º: A Comissão Organizadora do FESTIVAL DE CINEMA CURTA AMAZÔNIA será nomeada pela Curadoria Geral do Festival, que designará, entre elas, um Presidente de Júri e uma Curadoria de Seleção/Programação, que se encarregará dos jurados, da seleção e programação das mostras do 1º FESTIVAL DE CINEMA CURTA AMAZÔNIA.

CAPÍTULO III – DOS FILMES E VÍDEOS

Artigo 5º: Somente poderão ser exibidos nas mostras competitivas do 1º FESTIVAL DE CINEMA CURTA AMAZÔNIA, filmes ou vídeos de curta-metragem concluídos a partir de 1º de janeiro de 2004.
Artigo 6º: Uma vez confirmados na Mostra Competitiva os filmes ou vídeos de curta-metragem, do 1º FESTIVAL DE CINEMA CURTA AMAZÔNIA, a Comissão Organizadora assume o compromisso de pagar uma contribuição simbólica aos 15 (quinze) filmes ou vídeos selecionados pela participação no Festival.
Parágrafo primeiro: Outros filmes e vídeos de curta-metragens receberão certificados pela participação ao 1º FESTIVAL DE CINEMA CURTA AMAZÔNIA.
Parágrafo segundo: A Comissão Organizadora poderá convidar ainda críticos, autoridades e outras pessoas ligadas ao cinema, além de patrocinadores, para participarem do evento, concedendo-lhes hospedagem, alimentação e/ou transporte.

CAPÍTULO IV – DA MOSTRA BRASIL

Artigo 7º: MOSTRA NÃO COMPETITIVA DE FILMES DE LONGA-METRAGEM

O 1º FESTIVAL DE CINEMA CURTA AMAZÔNIA promove duas sessões não competitiva de filmes de longa-metragem, convidados do Festival, de Ficção e Documentários Brasileiros, em 35 mm (transformados em betacam ou digital dvcam conforme o diretor dispor do material).
Parágrafo primeiro: os filmes de longa-metragem da mostra não competitiva, de título brasileiro serão exibidos no local da Mostra Competitiva em sessões à tarde/noite. Dois destes filmes serão apresentados na noite de abertura e no encerramento em sessão especial no 1º Festival de Cinema Curta Amazônia.

CAPÍTULO V – DA COMPETIÇÃO

Artigo 8º: COMPETIÇÃO DE FILMES OU VÍDEOS DE CURTA-METRAGEM

O 1º FESTIVAL DE CINEMA CURTA AMAZÔNIA irá promover uma Competitiva e uma Não Competitiva de filmes ou vídeos de curta-metragem.
* SELEÇÃO DE FILMES ou VÍDEOS DE CURTA-METRAGEM:
a) Serão selecionados para a Competição filmes/vídeos de curta-metragem produzidos por empresa produtora brasileira, finalizados a partir de 1º de janeiro de 2004 e com duração de até 25 minutos, incluindo créditos.
Parágrafo Único: Quando o filme ou vídeo estiver em outro idioma deverá obrigatoriamente estar legendado em português;
b) Os 15 (quinze) filmes ou vídeos de curta-metragem selecionados para participar da Mostra Competitiva serão exibidos no local de Competição do Festival em sessões especialmente a eles dedicadas. (local a definir, posteriormente divulgado).
c) Os filmes ou vídeos de curta-metragem selecionados para a Competição receberão por sua exibição no 1º Festival de Cinema Curta Amazônia um prêmio especial de seleção o valor simbólico de R$ 100,00 (cem reais) cada.

CAPÍTULO VI – INSCRIÇÕES

Artigo 9º: As inscrições e entregas das cópias dos filmes ou vídeos na categoria Curta-Metragem que concorrerão à seleção do 1º FESTIVAL DE CINEMA CURTA AMAZÔNIA, serão feitas da seguinte maneira:
a) A ficha de inscrição está disponível no site oficial do Festival e deverá ser preenchida, impressa, assinada e enviada até 24 de abril de 2010, que se encontra prá preenchimento no site www.curtamazonia.com
b) Poderão serem inscritos somente 02 (dois) filmes ou vídeos de curta-metragem por realizador para competição.
c) As cópias dos filmes ou vídeos de curta-metragem que irão prá comissão de SELEÇÃO, deverão estar no endereço indicado pela Coordenação, até o dia 24 de abril de 2010. O Festival, não poderá emprestar, locar ou exibi-la sem a autorização de seu diretor.
Artigo 10º: Para a inscrição e seleção, as cópias dos filmes ou vídeos em Fita Mini-DV/NTSC, ou DVD deverão estar acompanhadas dos seguintes materiais:
a) ficha de inscrição preenchida, impressa, assinada;
b) Foto original e nome do diretor, em arquivo digital (CD com arquivos TIFF ou JPEG) para confecção do catálogo;
CAPÍTULO VII - DOS SELECIONADOS
O 1º Festival de Cinema Curta Amazônia divulgará a lista de selecionados para sua mostra competitiva e para a mostra não competitiva até o dia 10 de maio de 2010.
Os filmes ou vídeos selecionados de curta-metragem, deverão enviar:
1) a cópia que deverá ser exibida no festival;
2) Impressos publicitários, incluindo cartazes (do filme/vídeo) para divulgação;
Parágrafo Único: Os materiais promocionais e de divulgação dos filmes não serão devolvidos e ficarão para o acervo do Festival de Cinema Curta Amazônia.
Artigo 11º: As cópias em Fita Mini-DV/NTSC, ou DVD, dos filmes ou vídeos selecionados permanecerão no acervo do Festival, e farão parte de uma seleção para serem exibidos em processo de itinerância na capital e no Estado de Rondônia, Bolívia, Peru e Europa, sendo comunicado aos seus realizadores quando ocorrer a Itinerância e quais os filmes ou vídeos que farão parte dessa Itinerância.

CAPÍTULO VIII – ENVIO DOS MATERIAIS, FILMES OU VÍDEOS E DOCUMENTOS

As cópias de filmes ou vídeos em Fita Mini-DV/NTSC, ou DVD para a seleção, bem como os materiais de divulgação deverão ser enviados somente para o seguinte endereço:

Associação Curta Amazônia

1° FESTIVAL DE CINEMA CURTA AMAZÔNIA
Rua Raimundo Cantuária, 712, Bairro Areal, CEP: 76.805-862 , Porto Velho-RO
Fone/fax 55-69-3224-7077 - cel. 55-69-9904-1686
e-mail: curtamazonia@yahoo.com.br
Parágrafo único: TODOS QUE UTILIZAREM OS SERVIÇOS DE CORREIOS PARA REMESSA DOS FILMES:
As cópias deverão ser enviadas com entrega domiciliar: Sedex Normal ou Sedex 10. O Festival não retirará da agência dos Correios filmes que forem enviados através de Encomenda Normal (EN).

CAPÍTULO IX – DAS COMISSÕES DE SELEÇÃO E PREMIAÇÃO

COMISSÃO DE SELEÇÃO:
Artigo 12º: Os filmes ou vídeos de curta-metragem serão selecionados por uma comissão de Seleção indicada pela Comissão Organizadora do 1º Festival de Cinema Curta Amazônia. Formada por profissionais sem ligação nenhuma com os títulos inscritos.
Artigo 13º: A Curadoria de Programação do 1º Festival de Cinema Curta Amazônia fará a escolha dos filmes ou vídeos que irão compor o programa da mostra competitiva e das demais sessões do 1º Festival de Cinema Curta Amazônia.
Artigo 14°: Será formada pela Comissão Organizadora 01 (uma) Comissão de Premiação, que concederá o Troféu “Três Caixas D´Água” aos vencedores, a saber:
* Uma comissão de até 03 (três) jurados para a competição de Filmes ou Vídeos de curta-metragem.
Parágrafo Único: A Comissão de Premiação será integrada por realizadores, atores, produtores, exibidores, distribuidores, críticos, jornalistas e outros profissionais, que não tenham ligação com nenhum dos filmes convidados e selecionados.
Artigo 15º: A Comissão Organizadora do 1º FESTIVAL DE CINEMA CURTA AMAZÔNIA indicará o Presidente do júri de premiação da Competição de Filmes ou Vídeos de curta-metragem.
Artigo 16º: A Comissão de Premiação escolherá os vencedores, de acordo com o preenchimento das fichas de inscrição dos filmes ou vídeos. Sua decisão será irrevogável.
Artigo 17º: Os prêmios, certificados e troféus dos filmes ou vídeos de curta-metragem da competição, será entregue no local da premiação do Festival na noite de encerramento, e/ou encaminhados via transportadora aos seus vencedores de outros estados.

CAPÍTULO X – DA PREMIAÇÃO

Artigo 18º: Os júris, da mostra competitiva do 1º FESTIVAL DE CINEMA CURTA AMAZÔNIA, que concederão o Troféu “Três Caixas D´Água” aos vencedores, deverão obrigatoriamente atribuir aos filmes ou vídeos concorrentes na mostra competitiva, os seguintes prêmios:
CATEGORIA FILMES OU VÍDEOS DE CURTA METRAGEM – UNIFICAÇÃO DE BITOLA
1) Melhor Filme ou Vídeo
- Gêneros: Documentário, Animação, Ambiental, Ficção, Experimental, Institucional.
2) Melhor Direção
3) Melhor Ator
4) Melhor Atriz
5) Melhor Roteiro
6) Melhor Fotografia
Parágrafo Único: Os júris de premiação dos filmes ou vídeos de curta-metragem da mostra competitiva poderão ainda atribuir, a seu critério, um Prêmio Especial do Júri e uma Menção Honrosa para melhor filme ou vídeo.
a) Em todos os júris de premiação da mostra competitiva, apenas um único prêmio poderá ser atribuído;
b) Se determinado item das categorias concorrentes for da responsabilidade de um grupo de pessoas, o troféu será único, cabendo a este mesmo grupo decidir sobre sua propriedade;
c) FILMES OU VÍDEOS DE CURTA-METRAGEM DA MOSTRA ABD´S NORTE/NACIONAL – MOSTRA NÃO COMPETITIVA
* Serão conferidos certificados de participação aos filmes ou vídeos de curta-metragem que participarem da Mostra Não Competitiva ABD´S Norte/ABD-Nacional pelo Festival.
CAPÍTULO XI – PRÊMIOS ESPECIAIS
Artigo 19º: Em paralelo à premiação do júri oficial, o 1º FESTIVAL DE CINEMA CURTA AMAZÔNIA inclui em sua programação prêmios concedidos por um Júri da Crítica, por um Júri Popular, por um Júri Técnico e por um Júri de Estudantes. Estas comissões concederão aos vencedores o “Troféu Cidade de Porto Velho”.
a) Júri da Crítica: Formado por críticos de cinema e/ou jornalismo, coordenado pelo Sindicato dos Jornalistas do Estado de Rondônia - SINJOR, com até três (03) integrantes apresentados ao FESTIVAL antes de seu início, o Júri da Crítica irá entregar um prêmio entre o melhor filme ou vídeo curta-metragem.
b) Júri Popular: Formado por até nove espectadores, convidados pela Comissão Organizadora do 1º FESTIVAL DE CINEMA CURTA AMAZÔNIA a participar do evento. O Júri Popular irá entregar um prêmio entre o melhor filme ou vídeo de curta-metragem;
c) Comissão Técnica – Formada por até três (03) artistas e técnicos do audiovisual rondoniense convidados pela Comissão Organizadora do 1º FESTIVAL DE CINEMA CURTA AMAZÔNIA a participar do evento. Irá entregar os prêmios de Melhor Trilha Musical, Melhor Montagem e Melhor Direção de Arte entre os filmes ou vídeos de curta-metragem.
d) Júri de Estudantes - Formado por até cinco estudantes de Jornalismo convidados pela Comissão Organizadora do 1º FESTIVAL DE CINEMA CURTA AMAZÔNIA a participar do evento. O Júri de Estudantes irá entregar um prêmio entre o melhor filme ou vídeo de curta-metragem.
PRÊMIOS ESPECIAIS DO JÚRI / TROFÉU CIDADE DE PORTO VELHO:
a) Prêmio “Troféu Imprensa” (Júri da Crítica) – Entre o melhor filme ou vídeo
b) Prêmio Júri Popular – Entre o melhor filme ou vídeo
c) Prêmio Júri Técnico – Melhor trilha musical, Melhor Montagem, Melhor Direção de Arte entre o melhor filme ou vídeo
d) Prêmio “Melhor Produção Amazônica” (Júri de Estudantes) – Entre o melhor filme ou vídeo
Artigo 20º: Paralelamente às mostras competitivas, serão realizadas outras projeções e eventos de interesse do desenvolvimento cultural cinematográfico, como retrospectivas, homenagens. Oficialmente teremos duas homenagens especiais que o FESTIVAL DE CINEMA CURTA AMAZÔNIA irá atribuir a cada ano, e levará o nome de o “Troféu Cinema na Amazônia”.
Artigo 21º: Será entregue o Troféu “Cinema na Amazônia”, outorgado pela Comissão Organizadora do FESTIVAL DE CINEMA CURTA AMAZÔNIA na sua 1º edição, a um diretor, ator ou atriz ou entidade que tenha se destacado no desenvolvimento da arte e da indústria cultural cinematográfica brasileira e amazônica. E também uma homenagem a um realizador pelo conjunto de sua obra.
HOMENAGEM ESPECIAL “CINEMA NA AMAZÔNIA”:
* Troféu “Cinema na Amazônia” – Destaque a um Diretor, ator ou atriz ou entidade pelo desenvolvimento da arte e indústria cinematográfica amazônica. E também a um realizador pelo conjunto de sua obra.

CAPÍTULO XII – DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo 22º: Os filmes ou vídeos apresentados nas sessões noturnas no local de exibição da mostra competitiva, serão reapresentados no penúltimo dia para o público em geral.
Artigo 23º: A Comissão Organizadora tem autonomia para prorrogar ou não o prazo de inscrição, de acordo com a necessidade do evento, assim como autorizar ou não o recebimento de filmes ou vídeos até o prazo limite para constar no Catálogo do 1º Festival de Cinema Curta Amazônia.
Artigo 24º: A Comissão de Seleção e de Premiação são Soberanas em suas decisões, não cabendo recursos.
Artigo 25º: A Comissão Organizadora se reserva o direito de divulgar a totalidade dos filmes ou vídeos selecionados para as mostras competitivas, e não competitivas até 10 (dez) dias antes do início do Festival.
Artigo 26º: Nenhum filme ou vídeo selecionado ou convidado para o 1º FESTIVAL DE CINEMA CURTA AMAZÔNIA poderá ser retirado do festival depois de divulgada a programação.
Artigo 27º: Para fins de divulgação da obra cinematográfica e do respectivo evento em local aberto, em cinema e televisão, a Comissão Organizadora reserva-se o direito de exibir sem ônus, trechos da obra selecionada.
Parágrafo Único: Após o término do evento as cópias serão devolvidas ao responsável, conforme indicado (nome e endereço) na ficha de inscrição, até 30 dias após o término do evento, quando solicitadas.
Artigo 28º: Os filmes e vídeos terão um prazo de exibição de no máximo 02 anos em processo de itinerância, menos em canais abertos de televisão, ou ainda com alguma ressalva do diretor/realizador.
Artigo 29º: Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora do 1º FESTIVAL DE CINEMA CURTA AMAZÔNIA.

FESTIVAL DE CINEMA CURTA AMAZÔNIA
FONE/FAX – (69) 3224-7077
curtamazonia@yahoo.com.br

Nenhum comentário: