sexta-feira, março 27, 2009

Mostra de Vídeo Participativo da Rede Mocoronga de Comunicação Popular

No dia 28 de março, o Projeto Saúde & Alegria - PSA realizará a 2ªMostra de Vídeo Participativo da Rede Mocoronga de Comunicação Popular,evento que reunirá vídeos inéditos dirigidos por jovens talentos decomunidades ribeirinhas.
Em parceria com a Escola Nórdica da Suécia, o PSA realizou uma série deoficinas de capacitação em produção de vídeo com jovens comunitários.Jovens estudantes suecos de Vídeo Participativo que vieram ao Brasilcomplementar seus estudos ministraram as oficinas durante 5 semanas emcada comunidade, tendo como resultado os vídeos que serão exibidos na 2ªMostra de Vídeo Participativo.
As oficinas foram realizadas nos Telecentros da Rede Mocoronga, que sãocentros dotados de material técnico, como computadores e acesso àinternet. Os vídeos realizados, sempre mostrando a realidade dospróprios jovens, são o resultado prático das oficinas e foramintegralmente produzidos por eles. É o exemplo do vídeo produzido pelosjovens de Belterra abordando o problema da gravidez na adolescência, oudaquele produzido em Boim falando do trabalho e da cultura doseringueiro, ou mesmo do vídeo que vem de Urucureá falando da vidasustentável na comunidade.
Vídeos participativos são vídeos produzidos pela própria comunidade, emalguns casos visando o resgate da cultura local, para que as comunidadesribeirinhas possam ter a capacidade de dizer quem são, o que são e quala sua realidade para o mundo, já que todos estão com a atenção voltadapara a Amazônia, mas pouco se sabe sobre a realidade em que vivem essascomunidades.
Nesta 2a mostra os jovens produtores novamente serão homenageados com aentrega do Troféu “Mocoroscar”, uma premiação simbólica incentivandosuas criações.
A Rede Mocoronga é uma rede intercomunitária de comunicação popular, éuma das principais estratégias de comunicação do Projeto Saúde & Alegriae engloba 34 comunidades ribeirinhas, capacitando jovens em oficinas deeducomunicação como repórteres locais para a produção de programas derádio, vídeos, jornais locais e blogs com conteúdos locais. Mais do quecomunicar, as atividade da Mocoronga são instrumentos de inclusão socialdo jovem na sociedade.
A iniciativa também faz parte das ações do Pontão de Cultura Digital doTapajós realizado pelo PSA em parceria com o Projeto Puraqué de InclusãoDigital e Prefeitura Municipal de Santarém com o apoio do Ministério daCultura.
Intercâmbio Amazônia – Brasil - Suécia
Estudantes da Escola Nórdica da Suécia vieram à Amazônia paracomplementar seus estudos em produção de vídeo. Eles ministraramoficinas de vídeo participativo durante 5 semanas nas comunidades deUrucureá, Boim, Belterra e Muratuba. O resultado dessas oficinas poderáser visto na 2ª Mostra de Vídeo Participativo, realizada pelo ProjetoSaúde & Alegria, no dia 28 de março, a partir das 19 horas.
Em contrapartida, quatro jovens dessas comunidades, que se destacarampela capacidade de liderança e grau de envolvimento com o projetopartirão para a Suécia dia 13 de abril para participar de um intercâmbiocultural e para aprimorar seus conhecimentos na Escola Nórdica.
Eles já estão de malas prontas e ansiosos para conhecer o país eaprender mais sobre produção de vídeo e quando voltarem repassar seusnovos conhecimentos para os amigos das comunidades. Junto com osestudantes suecos, os jovens brasileiros, participarão de mostras devídeo, onde poderão exibir os resultados das oficinas na Suécia.
Os jovens que partirão para o intercâmbio estarão no Projeto Saúde &Alegria para participar da 2ª Mostra de Vídeo Participativo, juntamentecom mais 40 jovens envolvidos nas oficinas.
Mais informações: http://redemocoronga.org.br/mostra-tv-mocoronga/www.redemocoronga.org.br

LPA
Juliane Oliveira
http://www.julianeoliveira.wordpress.com ( velho blog no ar)http://www.whohub.com/julianeMSN: julianeoliveira@gmail.comSkype: julianelpaContatos: (93) 9132-8202

Fonte: Lista Cineclubes Norte / Juliane Oliveira

Um comentário:

Associação Pelotense do Cinema disse...

Inscreva-se no www.cinepel.com.br/festival

VOCE VAI FAZER DE TUDO PARA PARTICIPAR DESTE FESTIVAL NACIONAL DE CINEMA...

- SÃO 19 (DEZENOVE) DIAS DE EXIBIÇÃO DE FILMES;
- TODOS OS FILMES INSCRITOS SERÃO EXIBIDOS NO FESTIVAL;
- TODOS OS FILMES RECEBERÃO "DIAGNÓSTICO" DA NOSSA COMISSÃO JULGADORA;
- POSSIBILIDADE DE EXIBIR + DE 480 CURTAS;
- SALA DE EXIBIÇÃO COM CAPACIDADE PARA 300 PESSOAS; + EXIBIÇÃO ON-LINE;
- INSCRIÇÃO GRATUÍTA;
- EVENTO PARTICIPANTE DA FENADOCE, FEIRA JÁ CONSAGRADA NACIONALMENTE,
COM PÚBLICO MÉDIO DE 350 MIL VISITANTES; (DE 03 À 21 DE JUNHO 2009)
- SÃO 13 CATEGORIAS DE PREMIAÇÃO;
- OS 13 FILMES VENCEDORES FARÃO PARTE DE UM DVD DISTRIBUÍDO NACIONALMENTE;

NÃO PERCA TEMPO, INSCREVA SEU CURTA AGORA, GARANTINDO A EXIBIÇÃO NO FESTIVAL !

INSCRIÇÃO E MAIS DETALHES, ACESSE: www.cinepel.com.br/festival

1° CINE GRANDES CURTAS
FESTIVAL NACIONAL DE CINEMA DA CIDADE DE PELOTAS
NA FENADOCE 2009
"A DOCE ARTE DO CINEMA"

INFORME:
CINEPEL - ASSOCIAÇÃO PELOTENSE DO CINEMA INDEPENDENTE
PELOTAS / R.G DO SUL
FONE: (53) 3228.9339