sábado, fevereiro 14, 2009

O Festival Internacional de Filmes Curtíssimos

2ª Edição em Brasília

Em sua 11ª edição no mundo, o Festival Internacional de Filmes Curtíssimos exibe nos dias 24, 25 e 26 de abril de 2009, em 75 cidades de 17 países, obras nos mais diferentes formatos e gêneros. O Festival foi selecionado para participar da programação do Ano da França no Brasil.
Os interessados podem inscrever filmes feitos em qualquer formato de captação, gênero ou tema, amadores ou profissionais, porém, que não ultrapassem 3 minutos de duração (fora o título e os créditos), realizados em qualquer parte do Brasil e em qualquer data, podendo os mesmos já terem participado de outros festivais ou mostras.
Os candidatos devem preencher a ficha de inscrição disponível (on-line) no site www.filmescurtissimos.com.br e entregar em mãos ou enviar, via correios, cópia do filme em MINI DV ou DVD, anexada à ficha de inscrição impressa e assinada para: Espaço Cultural Renato Russo - 508 Sul Bl. A - CEP 70.351-580 (Aos cuidados do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos), até 30 de março de 2009. A inscrição é gratuita.

Premiação
Os filmes selecionados concorrerão a cinco premiações (Melhor Filme, Animação, Originalidade, Brasília 50 Anos e Júri Popular) e entrarão na curadoria realizada em Paris para mostra Internacional do Festival em 2010.

Regulamento

Podem se inscrever para o Festival:
Filmes concluídos em qualquer ano (não inscritos na edição de 2008 do Festival);
As obras com duração máxima de três minutos (fora título e créditos);
Obras audiovisuais finalizadas em qualquer formato.
Mais informações no site www.filmescurtissimos.com.br

Edição Anterior
Em 2008, na 1ª edição do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos realizada no Brasil foram inscritos mais de 350 filmes de diferentes estados. Dentre os inscritos, 20 filmes foram produzidos especialmente para o Festival. O destaque foi o filme Idéias do Povo, de Adriana de Andrade, um inteligente ‘Fala Povo’ gravado na rodoviária do Plano-Piloto, em Brasília, vencedor do Prêmio Brasília 50 anos. O público em 2008 ultrapassou a expectativa da organização: mais de 2.500 pessoas lotaram o Cine Brasília nos três dias de Festival.

Rede das cidades participantes da 11ª edição/2009

BRASIL: Brasília.

FRANÇA: Aniane; Annecy; Arcueil-Gentilly; Audincourt; Avallon; Caen; Chalon-sur-Saône; Chambéry; Cherbourg; Cluny; Domqueur; Genlis; L’Arbresle; La Garde; La Rochelle; Le Mans; Lucé; Marseille; Millau; Montpellier; Nogent-sur-Marne; Oyonnax; Paris; Reims; St-Etienne-du-Rouvray; Wissembourg.
SUIÇA: Bex; Genève; Lausanne; Neuchâtel; Fribourg; La Chaux-de-Fonds.

ISRAEL: Tel Aviv.

ITÁLIA: Celenza sul Tigno; Padova; Trento; Vicenza.

TUNÍSIA: Túnis.

NOVA CALEDÔNIA: Mont-Dore.

MARTINICA: Fort-de-France.

ARGÉLIA: Alger.

ALEMANHA: Berlim; Weimar.

BÉLGICA: Bruxelas.

LUXEMBURGO: Luxemburgo.

MALI: Bamako.

SENEGAL: Dakar.

MOLDOVA: Chicinau.

CANADÁ: Montreal.

ROMÊNIA: Aiud; Alba Iulia; Arad; Bacau; Baia Maré; Borsa; Cluj-Napoca; Curtici; Dej; Iasi; Ineu; Nadlac; Odorheiu; Oradea; Petesti; Romnicu Vâlcea; Sangeorz-Bai; Santana; Targu Mures; Timisoara; Vadra Dornei; e Viseu de Sus.

CORÉIA DO SUL: Seul.

URUGUAI: Montevidéu.

VENEZUELA: Caracas.

Organização e Coordenação Nacional:
Josiane Osório
61 9138-0206 e 8141-6742
filmescurtissimos@yahoo.com.br

Produção Executiva:
Kellen Casara
61 8132-4902
kellencasara@yahoo.com.br

Assessoria de Imprensa:
Rodrigo Machado
61 8175-3794 / 3349-4113
drigo.machado@gmail.com

Nenhum comentário: