sexta-feira, novembro 21, 2008

Ufam promove Semana de Comunicação sobre cinema

Descobrir o mundo do cinema. Este é o objetivo da 18ª Semana de Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que acontece de 1º e 05 de dezembro, no auditório Rio Solimões, Setor Norte (antigo Campus).

O evento contará com mini-cursos, palestras, debates, mesas-redondas, exposição de livros e exibição de filmes. Entre os palestrantes da Semana estão profissionais locais e de São Paulo, que vão discutir temas como roteiro para cinema, trilha sonora, crítica de cinema, oportunidades para o profissional amazonense em produções internacionais e produções de Hollywood x produções de outros países.

Nos dias 1 e 2 de dezembro serão realizadas oficinas e palestras, com a abertura do evento no dia 3, que inicia com a palestra Roteiro: a anatomia de um filme com o roteirista e diretor Romeu Di Sessa (SP), premiado nos festivais de Gramado e Brasília. Haverá também participação de alunos dos cursos de Comunicação Social da Nilton Lins, Uninorte e Faculdade Boas Novas, que apresentarão sua produção audiovisual. Estas são apenas algumas das atividades a serem desenvolvidas durante a semana. (ver programação completa em anexo).

Para a professora Aline Lira, uma das coordenadoras do evento, uma semana de comunicação com o tema cinema vem em boa hora: “Vários alunos do curso têm demonstrado interesse e produzido material audiovisual, alguns inclusive premiados. É um bom momento para promovermos discussões e trocas de idéias”, declara.

As inscrições para a Semana custam R$ 20 (profissionais) e R$ 10 (estudantes) e podem ser feitas a partir de segunda-feira (24/11) no Depto de Comunicação Social, no Setor Norte, no horário comercial. O pagamento da inscrição dá direito de participar em todas as atividades da semana gratuitamente, porém, o número de vagas em algumas oficinas e mini-cursos é limitado.
A Semana de Comunicação é uma realização do Departamento de Comunicação Social e conta com o apoio da Videolar, Cinemais e Movimento Cultural Difusão. O telefone para informações é 3647-4347. Programação da 18ª Semana de Comunicação Descobrindo o Mundo do Cinema De 1º a 5 de dezembro de 2008

Segunda-Feira (01/05)
8h30 – Mini-curso de Análise e Discussão de Vídeos Institucionais Orientador: Prof. MsC. José Nivaldo Xavier Moura (Ufam)
8h30 - Projeto Curta 12 horas – Produção, Gravação e Edição de um curta Orientador: Aldemar Matias (Diretor do curta A Profecia de Elizon)
8h30 – Convivência de Cinema: Produções Internacionais: oportunidades para o profissional amazonense Palestrante: Marcos Tupinambá (Produtor local do documentário River Monsters – Animal Planet)
13h – Mini-curso Iniciação à Produção Audiovisual Orientadores: Allan Gomes e Michelle Andrews (Movimento Cultural Difusão)

Terça-feira (02/05)
8h30 – Mini-curso de Análise e Discussão de Vídeos Institucionais Orientador: Prof. MsC. José Nivaldo Xavier Moura (Ufam)
8h30 - Projeto Curta 12 horas – Produção, Gravação e Edição de um curta Orientador: Aldemar Matias (Diretor do curta A Profecia de Elizon)
8h30 – Análise de Adaptação Literária para Cinema Coordenação: Profa. Esp. Regina Marinho (Projeto de Extensão Literatura Universal no Cinema)
13h – Mini-curso Iniciação à Produção Audiovisual Orientadores: Allan Gomes e Michelle Andrews (Movimento Cultural Difusão)

Quarta-feira (03/12)
8h30 - Abertura das Mesas
8h50 – Palestra: Roteiro – A Anatomia de um Filme Palestrante: Roteirista e Diretor Romeu Di Sessa (Diretor de Átimo, melhor filme no Festival de Brasília (1997) e no Festival de Gramado (1997) e roteirista de episódios do Você Decide)
9h50 - Debate
10h30 - Mesa-redonda Produção Audiovisual nos Cursos de Comunicação com alunos da UFAM, UNINORTE, NILTON LINS e FACULDADE BOAS NOVAS
11h30 – Quiz
12h30 às 14h30 – Cine e Vídeo Tarumã
14h30 - Projeto Curta 12 horas – Produção, Gravação e Edição de um curta Orientador: Aldemar Matias (Diretor do curta A Profecia de Elizon)
14h30 – Convivência de Cinema: Trilha Sonora no Cinema Palestrante: DJ Tubarão (vencedor de melhor trilha sonora no Festival Curta 4)

Quinta-feira (04/12)
8h30 - Mesa-redonda – Hollywood x Produções de outros países Palestrantes: Prof. Tomzé Costa (Ufam) e Guaraciaba Tupinambá (TV Ufam)
9h30 - Debate
10h10 – Palestra: Cinema e TV: Uma Abordagem Crítica Comparativa Palestrante: Prof. Dr. Narciso Lobo (Ufam)
11h10 – Debate
11h40 – Quiz
12h30 às 14h30 – Cine e Vídeo Tarumã
14h30 – Convivência de Cinema: Roteirista Romeu Di Sessa Exibição do filme Átimo
15h30 – Convivência de Cinema: Crítico Celso Sabadin Cinema: uma idéia que ninguém acreditava

Sexta-feira (05/12) 8h30 – A Linguagem no cinema Palestrante: Prof. MsC. Leonard Costa (Ufam)
9h20 – Debate
10 h – Palestra: Por que críticos e público não se entendem? Palestrante: Celso Sabadin
11h – Debate
11h40 – Exibição da produção do Projeto Curta 12 horas
11h50 – Premiação do Quiz
12h - Encerramento

Nenhum comentário: