sábado, outubro 18, 2008

Professor canadense ministra palestra sobre filme brasileiro


Professor canadense ministra palestra sobre filme brasileiro
O road movie brasileiro ? sub-gênero do cinema que envolve filmes cujas histórias acontecem durante uma viagem - é o tema da palestra que Walter Moser, coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Transferências Literárias e Culturais, da Universidade de Ottawa, no Canadá, fará, na segunda-feira, dia 20 de outubro, às 9 horas na UFPA. Intitulada "O road movie brasileiro e as figurações da história nacional: reflexões sobre Iracema, Uma TransaAmazônica". A palestra é uma iniciativa do Projeto Rotas do Mito , do Instituto de Letras e Comunicação.

O filme "Iracema, Uma Transa Amazônica" de Jorge Bodanzky, classificado como road movie, é na realidade um auto-retrato da população da Transamazônica. Retrata a história de uma menina do interior, que vem com a família à Belém para pagar promessa na festa do Círio Nazaré. Ao chegar na cidade, acaba se envolvendo com pessoas que a levam à prostituição. Conhece um motorista de caminhão e, influenciada pelas outras prostitutas, pega carona com o motorista para ir para outros grandes centros.

Na palestra, Walter Moser vai mostrar que o road movie é um gênero de filme que cumpre o papel de ultrapassar fronteiras e vai apontar uma característica muito própria nos filmes brasileiros: a capacidade de criticar e denunciar as grandes diferenças regionais. Moser obteve seu doutorado em 1968, pela Universidade de Zurique, e é, atualmente, um dos maiores expoentes do Canadá no campo dos estudos literários e culturais. Atua também como professor visitante em várias universidades européias e americanas, é autor de diversos livros e criador do conceito de "reciclagemcultural", que, hoje, se encontra, amplamente divulgado entre os que estudam a cultura contemporânea.

O Projeto de Pesquisa, Ensino e Extensão Rotas do Mito, coordenado peloProf. José Guilherme dos Santos Fernandes, visa resgatar a memória oral, coma finalidade de proporcionar uma reflexão sócio-histórica sobre a diversidade das expressões culturais da população da Amazônia.

Serviço:
Palestra sobre o Road Movie Brasileiro e as Figurações da História Nacional: Reflexões Sobre "Iracema, Uma Transa Amazônica"
Ministrante: Prof. Dr. Walter Moser, Professor do Departamento de Línguas e Literaturas Modernas da Universidade de Ottawa (Canadá)
Data: 20 de outubro, segunda-feira
Local: Auditório do Instituto de Letras e Comunicação/UFPA
Horário: de 09:00 às 11:00 horas
Contato: Instituto de Letras e Comunicação - Fone: 3201 8018

Fonte: Latitude Produções - latitudeprod@gmail.com

Nenhum comentário: