terça-feira, março 04, 2008

Cineclubismo Global

CNC é destaque na Conferência no México

Representantes do CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros foram conferencistas em várias mesas da 1ª Conferência Mundial de Cineclubes

Terminou nesta sexta-feira, 29 de fevereiro, a 1ª. Conferência Mundial de Cineclubismo, promovida pela Federação Internacional de Cineclubes na Cidade do México. Reuniram-se no Museu Carrijo Gil, representantes da Itália, Espanha, Cuba, Brasil, Argentina, com contribuições virtuais da Colômbia e de Burkina Fasso. Participaram, igualmente, representantes dos poderes executivo e legislativo do país e do Distrito Federal, além de grandes nomes da cultura e do cinema mexicanos. Distribuídos em 7 mesas de debate, examinaram assuntos de interesse para o cineclubismo que experimenta uma fase de grande expansão e organização marcada pela aproximação e colaboração dos cineclubes em seus países, continentes e em escala global. A Conferência ocorreu dentro das inúmeras atividades do 5º Festival Inbternacional de Cinema Contemporâneo.

Representaram o Brasil na Conferência, o presidente do CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros e vice-presidente da FICC - Federação Internacional de Cineclubes , Antonio Claudino de Jesus e o assessor de Relações Internacionais do CNC, Felipe Macedo. Dentro da programação do evento, Claudino de Jesus foi o conferencista de duas mesas sobre os temas "Legislaçoes sobre cineclubes" e "Cineclubismo e Educação", tendo ainda coordenado o lançamento do DVD "Movimento", realizado por cineclubistas de Santa Maria, RS, que serviu como suporte as discussões sobre a produção realizada hoje por cineclubistas de todo o mundo.

Já Felipe Macedo foi o conferencista de outras duas mesas "Distribuição Alternativa" e "Cineclubismo, Semente de novas instituições"., tendo ainda sido também conferencista na mesa "Cineclube e Educação". Entre várias conclusões que se consolidaram na Carta de San Andrés – que divulgaremos em breve – destacamos algumas:
* Iniciar uma campanha mundial pelo reconhecimento legal e estímulo público à atividade dos cineclubes;* Reiterar os princípios da Carta de Tabor – Carta dos Direitos do Público – e lutar pelo reconhecimento e respeito a esses direitos;* Repúdio ao uso indevido do direito autoral como pretexto para a limitação da liberdade de acesso e fruição cultural pela maioria da população mundial - resguardados os justos direitos e prazos de exploração comercial;* Estimular o uso de licenças justas de preservação dos direitos de autores e público, como o Creative Commons, entre outros;* Constituir um Grupo de Trabalho internacional, no quadro da Federação Internacional de Cineclubes, para a pesquisa e recuperação da memória cineclubista;* Apoiar a criação de uma entidade nacional de cineclubes no México;* Exigir o fim do bloqueio criminoso de Cuba, que sufoca sua população e impede a efetiva liberdade de circulação de bens culturais.

Ao final, o Museu Carrijo Gil anunciou a criação de seu cineclube, que leva o significativo nome de "Revolución". O saite mundokino.net de cineclubismo global vai disponibilizar, nos próximos dias, amplo material sobre o Encontro. Mas você já pode acessar uma galeria de fotos e um teaser da Conferência em:
1 conf mundial cineclubismo febrero 2008 on Flickr - Photo Sharing!Flickr is almost certainly the best online photo management and sharing application in the world. Show off your favorite photos to the world, securely and ...

YouTube - Programa Conferencia Mundial del Cineclubismo, México 2008Teaser de la Conferencia Mundial del Cineclubismo, México 2008.

-- João Baptista Pimentel Neto
Secretário Geral do CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros
Presidente da Federação Paulista de Cineclubes
Secretário do Conselho Deliberativo do CBC - Congresso Brasileiro de Cinema
Assessor de Relações Institucionais do Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual

Nenhum comentário: